Amostragem probabilística: conheça as vantagens de utilizá-la

A amostragem probabilística é um método de amostragem (amostragem refere-se ao estudo ou análise de pequenos grupos de uma população) que utiliza formas de métodos de seleção aleatória.

O requisito mais importante da amostragem probabilística é que todos em uma população tenham a mesma oportunidade de serem selecionados.

Por exemplo, se você tem uma população de 100 pessoas, cada pessoa teria uma chance em 100 de ser selecionada. O método de amostragem probabilístico oferece a melhor oportunidade para criar uma amostra representativa da população.

Esse método usa a teoria estatística para selecionar aleatoriamente um pequeno grupo de pessoas (amostra) de uma grande população existente e depois predizer que todas as respostas juntas coincidirão com a população geral.

Por exemplo, é praticamente impossível enviar uma pesquisa para cada pessoa em um país para coletar informações. Mas, o que você pode fazer é usar o método de amostragem de probabilidade para obter dados que podem ser muito bons (mesmo se forem obtidos de um população menor).

Tipos de amostragem probabilística

Amostragem aleatória simples

A amostragem aleatória simples, como o nome indica, é um método completamente aleatório usado para selecionar uma amostra. Esse método de amostragem é tão fácil quanto atribuir números a indivíduos (amostra). E, em seguida, escolher aleatoriamente números entre números por meio de um processo automatizado. Finalmente, os números escolhidos são os membros que incluem a amostra.

 Existem duas maneiras em que as amostras são escolhidas: através de um sistema de loteria e pelo uso de software de geração de números aleatórios. Esta técnica de amostragem geralmente funciona em grandes populações e tem vantagens e desvantagens.

Conheça também: Saiba o que é amostragem voluntária e como usar esse método

Amostragem aleatória simples

Este é um método em que uma grande população é dividida em dois grupos menores, que geralmente não se sobrepõem, mas representam toda a população como um todo.

Durante a amostragem, esses grupos podem ser organizados e, após, uma amostra de cada grupo pode ser obtida separadamente.

Algo comum neste tipo de método é organizar ou classificar as amostras por sexo, idade, etnia, etc. Esse método divide os participantes em grupos mutuamente exclusivos e, em seguida, usa amostragem aleatória simples para escolher os membros do grupo.

Os membros de cada um desses grupos devem ser diferentes para que todos os membros de todos os grupos tenham a mesma oportunidade de serem selecionados usando probabilidade simples.

Veja também: O que é uma população de estudo? Características e técnicas de amostragem

Amostragem por Clusters

Esse é um método que seleciona aleatoriamente os participantes quando eles estão geograficamente dispersos.

Por exemplo, temos 1000 participantes de toda a população do México. Suponhamos que não seja possível obter uma lista completa de todos eles. Mas, em vez disso, o que o pesquisador faz é selecionar áreas aleatoriamente (ou seja, cidades, comunidades, etc.) e optar aleatoriamente dentro desses limites.

A amostragem por clusters, geralmente, analisa uma população em particular na qual a amostra consiste em vários elementos, por exemplo, cidade, família, universidade etc. Os clusters são basicamente selecionados dividindo a população maior em várias seções menores.

O que é amostragem de aceitação?

Amostragem Sistemática

Isso se concentra em escolher cada “nª” pessoa para fazer parte da amostra. Por exemplo, você pode escolher que cada quinta pessoa faça parte da amostra ou que cada décima pessoa faça parte da amostra.

A amostragem sistemática é uma implementação estendida da mesma técnica de probabilidade. Na qual, cada membro de um grupo é selecionado em períodos regulares para formar uma amostra. Quando esse método de amostragem é usado, há uma oportunidade igual para cada membro de uma população a ser selecionada.

Quais são as etapas para realizar uma amostragem probabilística?

1.Escolha cuidadosamente sua população de interesse

Pense com cuidado e escolha entre a população de maneira correta. As pessoas que você acha que têm opiniões que deveriam ser coletadas são aquelas que você deve incluir em sua amostra.

2.Determine um quadro de amostra apropriado

Seu quadro deve incluir uma amostra da sua população de interesse e ninguém do exterior. Isso é importante se você quiser coletar dados precisos e que te sirvam.

Leia também: O que é amostragem de bola de neve?

3.Selecione sua amostra e comece sua pesquisa

Às vezes pode ser difícil encontrar a amostra correta e determinar o quadro de amostra apropriado. Mesmo quando todos fatores estão a nosso favor, muitas vezes pode haver

problemas imprevistos como o custo, a qualidade dos respondentes e a rapidez com que respondem. Obter uma amostra para responder a uma verdadeira pesquisa probabilística pode ser difícil, mas não impossível.

Na maioria dos casos, usar a técnica de amostragem probabilística economizará tempo, dinheiro e muita frustração. Você pode não ser capaz de enviar pesquisas para todas as

pessoas, mas você pode sempre dar a todos a oportunidade de participar. É sobre isso que se trata a técnica de amostragem de probabilidade.

Saiba mais sobre: Melhore sua amostragem seguindo essas dicas

Quando usar amostragem probabilística?

1.- Quando o desvio de amostragem tem que ser reduzido

Este método de amostragem é comumente usado quando o desvio deve ser mínimo. A seleção da amostra determina em grande parte a qualidade da investigação. E a maneira em que os pesquisadores selecionam sua amostra determina a qualidade de sua descobertas. A amostragem probabilística fornece em grande parte qualidade nas descobertas do investigador. Isso acontece porque envolve a investigação de uma representação imparcial da população.

2.- Quando a população é diversa

Quando o tamanho da população é grande e diverso, este método de amostragem é útil porque ajuda os pesquisadores a criarem amostras que representem totalmente a população.

Suponha que queremos saber quantas pessoas preferem o turismo médico antes de receber tratamento em seu próprio país; este método de amostragem pode ajudar o pesquisador a coletar amostras de vários estratos socioeconômicos, antecedentes, etc., para representar a população em geral.

3.- Para criar uma amostra precisa

A amostragem probabilística ajuda os pesquisadores a criarem uma amostra precisa de suas populações. Os pesquisadores podem usar este método para criar um tamanho de amostra precisa para ajudá-los a obter dados bem definidos.

Leia também: O que é amostragem discricionária?

Vantagens da amostragem probabilística

1.- É rentável: este processo é rentável e eficaz em relação ao tempo e custo.

2.- É simples e fácil: a amostragem probabilística é um método fácil, pois não implica processo complicado. É rápido e economiza tempo.

3.- Não é técnico: este método de amostragem não requer nenhum conhecimento técnico devido à simplicidade com que pode ser feito. Este método não requer nenhum tipo de

conhecimento complexo e, felizmente, não é nada longo.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.