Saiba o que é amostragem voluntária e como usar esse método

A amostragem voluntária é um tipo de amostragem não probabilística, composta por participantes selecionados pelo pesquisador. No entanto, esse método produz um risco de resposta, uma vez que os membros são auto-selecionados.

O processo envolve a escolha de uma pessoa para se voluntariar para responder a pesquisa, porque eles podem ter uma opinião particularmente forte sobre o assunto, por conveniência ou por razões éticas.

Quais são suas principais características e como saber se está entre os tipos de amostragem que você precisa? Veja também: Amostragem deliberada, crítica ou experimental

Características de uma amostragem voluntária

Muitas vezes, encontramos pesquisas nas redes sociais sobre questões relacionadas ao aborto, políticas de imigração, direitos iguais, etc. Os respondentes não são contatados diretamente, nem são encorajados a responder. Depende da vontade do indivíduo e de seu conhecimento sobre o assunto para participar do estudo.

Os fatores que encorajam uma pessoa a responder a uma pesquisa são, na maior parte, a facilidade de dar sua resposta, uma opinião firme sobre o assunto, razões éticas etc.

Um exemplo de amostragem voluntária pode ser uma pesquisa por meio de chamadas em um programa de rádio. Aqui, apenas uma parte da população que ouve a emissora em particular participa, de modo que as respostas coletadas não refletem com precisão os sentimentos de toda a população. Saiba também sobre: O que é amostragem de cotas?

Vantagens da amostragem voluntária

Entre as principais vantagens de uma amostragem voluntária estão as seguintes:

Subcobertura

Acontece quando a maioria dos membros da população não está suficientemente representada na amostra. Somente pessoas que acompanham o talk show, o programa de rádio, o programa de televisão ou aqueles que pertencem à comunidade podem participar da pesquisa.

É possível que pessoas que tenham uma opinião diferente ou neutra sobre o assunto não possam participar do estudo, pois não seguem os programas de rádio e televisão. O que é amostragem consecutiva?

Respostas distorcidas

O risco de resposta ocorre quando os membros da amostra são voluntários selecionados por eles mesmos, como amostras involuntárias. Os respondentes tendem a responder perguntas baseadas em opiniões firmes sobre o assunto.

Uma boa amostra é representativa; ou seja, cada ponto da amostra representa os atributos de um número conhecido de elementos da população. O resultado final da pesquisa pode não ser exato.

Fácil de coletar dados

Encontrar respondentes para a pesquisa é fácil, já que as pessoas que têm uma opinião forte sobre o assunto tendem a comentar e a se envolverem, graças a motivação alta em relação ao assunto.

Erros na qualidade dos dados

Isso é evidente, as respostas tendem a inclinar-se para uma ideia específica, o que compromete a qualidade dos dados e faz com que as informações coletadas sejam tendenciosas e inutilizáveis.

Usos de amostragem voluntária

A amostragem voluntária não é útil nos casos em que o estudo é de grande importância ou quando você tem que tomar grandes decisões com base no resultado. Uma vez que reflete apenas um aspecto de toda a história, por isso é melhor aplicar amostragem aleatória.

Este método, no entanto, pode ser usado por apresentadores de programas de televisão ou rádio que desejam afirmar sua opinião sobre tópicos específicos nos quais os voluntários também tendem a se inclinar para a mesma opinião que o apresentador.

As organizações usam esse método como uma ferramenta de marketing para anunciar seus produtos. A amostragem voluntária pode potencialmente aumentar a conscientização da sua marca e converter seus clientes existentes em seus defensores.

Fatores a considerar ao estabelecer uma amostragem voluntária

Na maioria dos casos, uma amostragem voluntária dará respostas preconceituosas, o que também é causado pela incapacidade ou falta de desejo de responder corretamente às perguntas.

A razão é que os entrevistados já são a favor de um tipo específico de resultado e responderão de acordo com ele. Se você é um pesquisador procurando qualidade e respostas variadas, evite sempre este método. Mas se for necessário adotar essa abordagem, nós lhe damos alguns fatores que você deve levar em conta para evitar preconceitos, na medida do possível.

Mantenha suas perguntas curtas e claras

Metade da batalha para evitar o risco de resposta é obtida fazendo as perguntas certas. Uma pergunta claramente compreendida tem mais chances de ser respondida corretamente em comparação com uma pergunta longa e complicada. O que é amostragem de bola de neve?

Evite perguntas tendenciosas

Ao criar um questionário, evite fazer perguntas hipotéticas e perguntas diretas.

Para a pergunta, “você está feliz com o produto ou serviço?” Em vez de dar uma opção sim / não, dê a eles uma variedade de opções para capturar os dados com mais precisão. Exemplos de respostas podem ser: “Eu gosto de usar isso produto / serviço “,” Este produto / serviço atende às minhas necessidades “,” Eu gostaria de poder tirar mais proveito do produto / serviço “,” O produto / serviço está abaixo das minhas expectativas “.

Não inclua conceitos difíceis

Para obter dados reais, desmembre e simplifique as perguntas para o respondente. Perguntas longas causam fadiga e podem não capturar a sensação real do entrevistado.

Oferece opções de resposta simples e claras

Assim como nas perguntas simples e diretas, mantenha as opções de resposta simples também. Os respondentes tenderão a responder melhor às perguntas se tiverem opções fáceis de responder.

Use uma linguagem simples e precisa

Evite sempre o uso de linguagem difícil ou técnica nas perguntas e opções de resposta. Seu respondente escolherá a resposta mais precisa com base no entendimento da pergunta e da resposta.

Não influencie as respostas

Isso não adicionará nenhum valor ao estudo. Você pode receber muitas respostas na pesquisa, mas todas serão influenciadas pela sua abordagem e os dados capturados no final serão irrelevantes. Leia também: O que é amostragem discricionária?

Vantagens e desvantagens da amostragem voluntária

Aqui estão as vantagens de uma amostra de resposta voluntária:

  • É uma maneira simples de conduzir um estudo
  • É barato
  • Os dados são fáceis de coletar
  • É de fácil acesso
  • Requer pouco esforço por parte do pesquisador
  • Tem a capacidade de fornecer informações ricas e qualitativas
  • Esforço mínimo requerido

As desvantagens de uma amostra de resposta voluntária são:

  • Não há controle sobre a amostra
  • Os dados são imprecisos
  • As respostas são tendenciosas
  • Não é aconselhável fazer inferências
  • Favorece um certo resultado
  • Pode causar a criação de uma pesquisa imparcial
  • O resultado é influenciado pelo pesquisador, o que afeta a confiabilidade do estudo

Uma maneira de garantir que a amostragem voluntária tenha uma chance justa de refletir a população é aplicar aleatoriedade. O método randomizado mais básico é a amostragem aleatória simples. Isso significa que cada membro da população tem as mesmas oportunidades de ser eleito.

Neste método, o problema de respostas tendenciosas é imediatamente superado. Você aprenderá de ambos os lados da população, ou seja, ouvirá os aspectos negativos e positivos do assunto em questão. Isso ajudará você a entender melhor o tópico e a elaborar estratégias mais precisas em comparação com as respostas voluntárias. Também recomendamos: Melhore sua amostragem seguindo estas dicas

Ao configurar a pesquisa, você também pode criar perguntas de filtro para identificar e segregar as pessoas que participam.

Embora a adoção de amostragem voluntária tenha suas desvantagens, a facilidade de criar e implantar pesquisas não é cara, por isso é amplamente utilizada.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.