O que é amostragem de bola de neve?

A amostragem de bola de neve é ​​um tipo de amostragem não probabilística que é usada quando os participantes em potencial são difíceis de encontrar ou se a amostra é limitada a um subgrupo muito pequeno da população.

Neste tipo de amostragem, os participantes da pesquisa recrutam outros participantes para um teste ou estudo. Aqui os pesquisadores usam seu próprio julgamento para escolher os participantes, ao contrário da amostragem aleatória simples, onde as chances de qualquer membro ser escolhido são as mesmas. Veja também: Melhore sua amostragem seguindo estas dicas

A amostragem de bola de neve consiste em duas etapas:

  1. Identifique possíveis sujeitos na população. Muitas vezes, apenas um ou dois assuntos podem ser encontrados inicialmente.
  2. Peça a esses sujeitos que recrutam a outras pessoas.Os participantes devem estar cientes de que não precisam fornecer nenhum outro nome.

Em outras palavras, o método de amostragem bola de neve é ​​baseado em referências de sujeitos iniciais para gerar assuntos adicionais, daí o nome “bola de neve”.

Quando esse método de amostragem é aplicado, os membros do grupo de amostra são recrutados por meio de uma referência em cadeia. Leia também: Amostra por conglomerados. Um tipo de amostragem probabilística

Essas etapas são repetidas até que o tamanho de amostra necessário seja encontrado. Eticamente, os participantes do estudo não devem ser solicitados a identificar outros participantes em potencial. Em vez disso, eles devem ser solicitados a encorajar outros a participar.

Para que serve a amostragem de bola de neve?

Algumas pessoas podem não querer ser encontradas. Por exemplo, se um estudo estivesse investigando a trapaça em exames, furtos em lojas, uso de drogas ou qualquer outro comportamento social “inaceitável”, os participantes em potencial seriam cautelosos ao se apresentarem devido a possíveis ramificações. No entanto, outros participantes do estudo provavelmente conhecerão outras pessoas na mesma situação que eles e poderão informar os outros sobre os benefícios do estudo e garantir sua confidencialidade. Eu convido você a ler: Vantagens da pesquisa de dados móveis

Como fazer uma amostragem de bola de neve?

O processo para criar uma amostra usando esse método pode ser dividido nas seguintes etapas:

  1. Defina um programa de participação e descreva o processo pelo qual um indivíduo convida ou envia outras pessoas para participar.
  2. Identifique grupos ou organizações que possam fornecer acesso a determinados indivíduos que se encaixem nas características do estudo.
  3. Obtenha os contatos iniciais e peça para eles participarem. Esta parte é semelhante aos métodos de amostragem convencionais, mas com a intenção de obter um tamanho de amostra pequeno.
  4. Peça aos participantes para acessar outros contatos, quando a entrevista terminar.
  5. Garantir a diversidade de contatos selecionando adequadamente os indivíduos iniciais e incentivando-os a recomendar o estudo a outra pessoa.

Vantagens e desvantagens da amostragem de bola de neve

Vantagens Desvantagens
O processo de implementação é curto, barato, simples e lucrativo. Geralmente é impossível determinar o erro de amostragem ou fazer inferências sobre as populações da amostra obtida.
Tem a capacidade de recrutar populações ocultas e coletar dados primários de forma lucrativa. Pouco controle sobre o método de amostragem. Os assuntos que o pesquisador pode obter são baseados principalmente em assuntos observados anteriormente.
Ajude a descobrir recursos sobre uma população que você não sabia que existia. Oversampling de uma rede particular de pares pode levar a um possível desvio.
É preciso pouco planejamento e menos trabalho do que outros tipos de amostragem. Os entrevistados podem hesitar em fornecer os nomes de seus colegas e pedir que eles façam isso podem apresentar problemas éticos.

Finalmente, convido-vos a ler: Amostragem sistemática fácil, simples e barata

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.