O que é amostragem de aceitação?

A amostragem de aceitação é uma medida estatística utilizada que permite às empresas medirem a qualidade de vários produtos, realizando testes específicos.

Para a maioria das empresas, o teste é difícil porque seria classificado como desperdício ou porque o volume é muito grande.

O processo de uma amostragem de aceitação envolve o tamanho da amostra e a quantidade de erros aceitáveis. Este teste permite conduzir estudos, detectar defeitos e medir a qualidade para um grau específico de certeza sem ter que testar cada um dos produtos.

Tipos de amostragem de aceitação

As amostras de aceitação podem ser por atributos e por variáveis.

Amostragem de aceitação por variáveis: Este tipo de estudo recolhe uma amostra aleatória e faz uma revisão das características de cada unidade de tipo contínuo, como peso e comprimento. Com as medições, é possível fazer um cálculo estatístico baseado na média e no desvio padrão. O produto é rejeitado ou aceito dependendo do valor.

Amostragem de aceitação por atributos: Consiste em extrair aleatoriamente uma amostra do lote e classificar cada unidade de acordo com suas características, aceitáveis e defeituosas.

Se os produtos forem iguais ou menores que um número previamente estabelecido, o lote é aceito. Se for maior, será rejeitado.

A amostragem de atributos é classificada da seguinte forma:

Amostragem por atributos simples: É determinado por um número de amostra (n) e um número de aceitação que são previamente estabelecidos. Se um número de aceitação de “c” ou menos for encontrado durante o teste, o lote será considerado aceitável. Mas, se o nível de produtos defeituosos for maior que “c”, o lote será rejeitado.

Amostragem por atributos duplos: Permite levar uma pequena amostra que permite detectar se os lotes são bons ou ruins. Se o primeiro teste não puder ser rejeitado ou aceito, um segundo considerando será feito das unidades defeituosas.

Amostragem por múltiplos atributos: Uma amostra inicial menor é obtida e, se houver evidência, uma decisão é tomada, caso contrário, um segundo teste é feito para tentar decidir. Se isso não for possível, o processo continua até que o lote seja rejeitado ou aceito.

Vantagens da realização de amostragem de aceitação

Realizar uma amostragem de aceitação tem as seguintes vantagens:

  • Apesar de necessitar de recursos para planejamento e administração, é menos dispendioso para outro tipo de estudo, graças ao fato de que os testes são realizados com menos produtos.
  • É possível realizar os testes coordenando menos trabalhadores e diminuindo os custos.
  • Os produtos não são danificados porque são menos usados.
  • Reduz os riscos de erros que podem ser cometidos durante a inspeção.
  • Ao realizar o estudo e identificar os erros, os funcionários dedicados à fabricação são motivados a fazer as melhorias.

Desvantagens da realização de amostragem de aceitação

Algumas das desvantagens da realização de amostragem de aceitação são:

  • Existe o risco de encontrar lotes de produtos que estão em grande parte danificados, levando a rejeitar os bons.
  • Oferece pouca informação sobre a qualidade dos produtos e o processo de criação.
  • Exige muito tempo de planejamento e documentação.

Importância 

A amostragem de aceitação visa garantir que as especificações de qualidade e os padrões definidos nos produtos sejam atendidos.

Esse método pode ser executado em diferentes situações em que há uma pessoa que produz e uma que consome.

É importante saber que ela é utilizada para saber se um produto é rejeitado ou aceito. No entanto, isso não melhora sua qualidade. Apenas cuida que algumas especificações previamente definidas sejam atendidas.

Lembre-se de que, com a QuestionPro, você pode criar um questionário de avaliação que ajuda você a acompanhar os testes realizados para melhorar seus padrões de qualidade.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Veja também:

O que é amostragem discricionária?

O que é amostragem de bola de neve?

Amostragem deliberada, crítica ou experimental

O que é amostragem de cotas?

O que é amostragem consecutiva?

Melhore sua amostragem seguindo estas dicas

 

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.