Melhore sua amostragem seguindo essas dicas

Melhore sua amostragem para garantir um dos aspectos mais importantes para a aplicação de uma pesquisa de maneira eficiente. Praticamente todas as pesquisas que são consideradas de forma séria. São baseadas em uma amostragem científica, baseada em teorias estatísticas e probabilísticas.

Através de uma investigação, você pode determinar a aceitabilidade (ou não) da hipótese ou hipótese que você levantou. Uma vez estabelecida uma hipótese, é preciso reunir dados que forneçam informações diretas sobre a aceitabilidade dessa hipótese.

Esses dados empíricos precisam ser organizados de forma que sejam significativos, calculem médias ou porcentagens. Mas muitas vezes, essas estatísticas sozinhas significam muito pouco. Os dados que coletamos frequentemente precisam ser comparados. E quando as comparações têm que ser feitas, devemos levar em conta o fato de que nossos dados são coletados de uma amostra da população. E estão sujeitos a amostragem e outros erros.

Melhore sua amostragem para sua pesquisa de mercado

Então, como determinar o tamanho da amostra de uma pesquisa de mercado? Se quisermos ter sucesso em nossas pesquisas on-line, devemos fazer estimativas confiáveis ​​e eficientes. Examinando uma amostra cuidadosamente construída de uma população. Que, é claro, é composta por membros que nos fornecem as informações solicitadas.

O tipo de amostra que você usará depende, em particular, dos objetivos e escopo que você deseja que sua pesquisa tenha. Também do método que você vai usar para coletar os dados. O assunto de sua pesquisa e o perfil ou tipo de respondente que você precisa. Para obter as informações que o ajudarão em sua investigação.

Eu recomendo que você leia: Tamanho da amostra de uma pesquisa: quantos entrevistados você realmente precisa?

Um primeiro passo para decidir sobre um método de amostragem apropriado é definir nossa população. Esta população alvo pode ser, por exemplo, todas as pessoas em todo o país. Ou todos em uma determinada cidade. Ou pode ser um subconjunto como todos os adolescentes em um determinado local ou funcionários de uma pequena empresa.

Convido você a ler: O que é uma amostra representativa da população nacional?

Melhore sua amostragem para garantir mais qualidade

Os tipos de amostra variam de seleção aleatória simples de unidades populacionais a amostras altamente complexas envolvendo múltiplos estágios ou níveis de seleção. Uma amostra bem projetada é caracterizada pelo fato de que todas as unidades da população-alvo têm uma probabilidade conhecida de serem incluídas na amostra e o projeto da amostra é descrito em detalhes suficientes para permitir um cálculo razoavelmente preciso do erro amostral. Essas características tornam cientificamente válido extrair inferências dos resultados da amostra para toda a população que representa a amostra. Eu recomendo que você leia mais sobre: ​​Amostragem Conglomerado: Um tipo de amostragem probabilística.

Idealmente, o tamanho da amostra escolhido para uma pesquisa deve ser baseado na confiabilidade das estimativas finais. Na prática, geralmente é feita uma troca entre o tamanho ideal da amostra e o custo esperado da pesquisa.

Um elemento importante na concepção e seleção da amostra é a definição da fonte a partir da qual uma amostra pode ser escolhida. Essa fonte, chamada de quadro de amostragem, geralmente é uma lista de algum tipo, como uma lista de unidades habitacionais de uma cidade ou uma lista de alunos de uma universidade. A base de amostragem também pode consistir em áreas geográficas com limites naturais ou artificiais bem definidos, quando não houver uma lista adequada da população-alvo.

A qualidade da amostragem, atualizada ou completa, nos ajudará a garantir uma cobertura adequada da população desejada.

Melhore sua amostragem para não criar viés nos dados

Outro aspecto importante a ser considerado é evitar vieses no procedimento de seleção e alcançar a máxima precisão para um determinado gasto de recursos. Viés ocorre quando a seleção é consciente ou inconscientemente influenciado pela escolha humana, a base de amostragem não cobrir adequadamente a população-alvo ou algumas camadas da população não pode ser encontrado ou se recusar a cooperar na resposta ao inquérito. Elimine preconceitos, conduza pesquisas eficazes!

Conclusão

Estes são alguns dos fatores que devemos considerar para realizar uma amostragem eficiente. Leve em conta essas boas práticas para que suas pesquisas atendam aos objetivos definidos e ajudem você a tomar as decisões certas. Finalmente, eu recomendo que você leia também: Como calcular o tamanho da amostra para uma pesquisa.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.