Como definir metas e objetivos em uma Pesquisa de Marketing

Pesquisa de marketing é um metódo eficiente para coletar dados dos clientes, mas para isso é preciso estabelecer metas e objetivos claros.

Você pode pensar que este é o mesmo processo de outros modelos de pesquisa, mas não é. Vou abordar isso de uma maneira diferente para que você obtenha melhores resultados.

Pesquisa de marketing: começando pelo final

Em vez de definir suas metas e objetivos a partir de onde você está agora, imagine-se já ter alcançado seu objetivo. A partir disso, comece a trabalhar de trás para frente e documente COMO VOCÊ CHEGOU NO FINAL.

A razão para fazer isso é muito simples: se você definir seu objetivo com base em onde você está agora, há uma grande chance de ficar preso em um problema.

Defina suas metas e objetivos com base no objetivo de onde você quer que sua empresa esteja no futuro, e não onde ela está agora.

Exemplo de definição de metas e objetivos para pesquisa de marketing

Se a visão e missão do seu negócio é ajudar seus clientes a ter sucesso em seus negócio; então imagine seus clientes sendo bem sucedidos. Em seguida, imagine de que forma você está ajudando-os a fazer isso.

Isso pode incluir coisas que você está fazendo atualmente, ou não. Esta é a chave para a criação de metas de pesquisa de mercado e objetivos que o ajudarão a medir o potencial da oportunidade de mercado.

(Eu sei que isso soa um pouco fora dos padrões ou até estranho, mas se você está se perguntando como algumas das empresas de sucesso se tornaram exitosas – ESSA É A RAZÃO).

Pesquisa de marketing por Clate Mask e Scott Martineau

Leve Clate Mask e Scott Martineau do Infusionsoft: Infusionsoft é um software de e-mail marketing que automatiza o processo de vendas e marketing; é um software high-end ( softwares de alta performance ) e não é barato. Clate e Scott descobriram que seus clientes realmente não sabiam como colocar mensagens de marketing de forma conjunta e sincronizada; e por causa disso, o software parecia não estar funcionando de fato.

Rapidamente perceberam que, se os seus clientes soubessem o que colocar DENTRO do software, fariam dinheiro suficiente para pagar uma taxa mensal; além de também indicarem a empresa para seus amigos e colegas.

Como resultado, eles definiram uma meta de que toda a sua base de clientes dobraria suas vendas dentro de um período de 12 meses.

Tendo estabelecido essa meta e objetivo, eles não só foram engajados e inspirados sobre o que era possível para os seus negócios, mas os seus clientes compraram a mesma meta. De repente, se deram conta do que seus clientes precisavam ou queriam para ajudá-los a crescer e prosperar.

Então como isso seria relevante pra VOCÊ ?

Se você não obteve êxito recolhendo os feedbacks ao seu redor, ou se a pesquisa que você fez não produziu resultados; olhe para as metas e objetivos que você definiu anteriormente. São essas metas e objetivos o camminho mais preciso para resolver um problema atual? Se assim for, esse problema pode ser relevante para VOCÊ, mas não para o seu cliente.

Use os fóruns das mídias sociais para encontrar um objetivo significativo.

Selecione diversos canais de comunicação de mídia social que incluam o seguinte:

  • Páginas do Facebook
  • Perfil da empresa no LinkedIn
  • Grupo da Indástria no LinkedIn
  • Conta no Twitter
  • Blogs

O próximo passo é começar a publicar artigos no seu blog que mostrem sua visão e como você está ajudando seus clientes a se tornarem bem sucedidos.

Atualização dos canais digitais

Mantenha-se ativo nos sites da comunidade das empresas e em seus fóruns de discussão, fazendo perguntas, respondendo e participando. Em seguida, peça a participação dos seus clientes, fornecedores e especialistas das empresas.

Tente essa estratégia: estabelecer metas e objetivos de trás pra frente; e identifique novas e estimulantes oportunidades para o seu negócio.

Sobre a autora:

Ivana Taylor – Editora do DIYMarketers.com, classificado e citado entre a maioria dos influencers, especialistas em Pesquisa de Mercado.

Esses textos também pode ser do seu interesse:

Questionários Online para Marketing: muito além da pesquisa de mercado!

Confira as lições de marketing do Hobbit e promova sua marca

Marketing digital: quais habilidades você precisa para ser um especialista?

Quais são os 4 C’s de marketing?

Inbound Marketing: a revolução do marketing digital.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram