Software de pesquisas para empresas de marketing: por que sua empresa deve usar um?

Com um software de pesquisas para empresas de marketing, é possível ajudar as organizações através do método de coleta de dados, interpretação e análise dos dados de uma pesquisa, tendo como objetivo principal encontrar o problema e soluções para as dificuldades no marketing das empresas. Neste artigo, veremos a importância da tomada de decisão baseada nas pesquisas de marketing.

Um software de pesquisa, no geral, é uma ferramenta on-line usada para coletar e analisar informações para aprender, por exemplo, sobre as escolhas, opiniões e experiências das pessoas. As características de um software de pesquisa o tornam uma plataforma forte e eficaz, capaz de coletar dados massivos e atingir seus objetivos em um piscar de olhos.

Alguns dos softwares de pesquisa são soluções abrangentes, ou seja, não apenas projetam e enviam pesquisas, mas também criam relatórios e fornecem uma amostra de público. Saber quais são as principais tendências de um setor, compreendê-lo e analisar os benchmarks é sonho de  qualquer pessoa responsável pelo marketing de uma empresa.

A partir desses dados, são maiores as possibilidades da antecipação de problemas, identificação de oportunidades e, portanto, tomar decisões mais eficientes e proativas. Porém, dificilmente temos acesso a dados precisos sobre o mercado e uma das melhores maneiras eficazes de obter informações são as pesquisas me marketing.

Características de um software de pesquisa

Entre as principais características de um software de pesquisa estão as seguintes:

1. Criação de pesquisas

A criação de pesquisas não deveria levar menos de um minuto com um bom criador de pesquisas. Os usuários devem poder arrastar e soltar perguntas, bem como reorganizá-las facilmente.

Muitas vezes, os pesquisadores exigem o uso de diferentes tipos de perguntas. Portanto, o software de pesquisa para empresas de marketing deve oferecer uma ampla variedade de pesquisas.

Um por exemplo para usar as pesquisas no marketing é no momento de empreender um novo negócio, pois vários riscos podem aparecer; mais ainda se seu produto ou serviço é algo pouco conhecido no mercado. Antes de iniciar o seu projeto na prática, é importante conhecer e analisar as oportunidades que o mercado oferece e como seu produto seria recebido pelo público alvo. Por isso, antes de tomar decisões sobre um novo empreendimento, reduza riscos e avalie a viabilidade do preto através de uma pesquisa.

Inbound Marketing: a revolução do marketing digital.

2. Distribuição da pesquisa

Outra característica do software de pesquisa para empresas de marketing é que eles são capazes de coletar dados de um grande número de pessoas.

Portanto, uma boa solução de pesquisa deve ser capaz de alcançar as pessoas no modo de atendimento de sua escolha: pesquisas por email, pesquisas por SMS, pesquisas em um site, pesquisas em redes sociais ou um aplicativo para pesquisas.

Então procure distribuir sua pesquisa levando em consideração os seguintes fatores:

  • A realidade do público para o seu produto/serviço;
  • A localização adequada do seu negócio;
  • O preço ideal para o seu produto/serviço;
  • Método que será enviado a pesquisa: sms, email, etc;
  • Os concorrentes no mercado;

Muitas empresas trabalham em uma área com acesso limitado à Internet. Eles precisam de um aplicativo de pesquisa móvel que possa funcionar mesmo offline. Esses aplicativos móveis armazenam as respostas no dispositivo e, uma vez conectados, os dados são transferidos para o servidor.

Leia também: Marketing digital de performance – saiba do que se trata

3. Geração de relatórios

O principal objetivo das organizações é criar relatórios e dar sentido às respostas da pesquisa. 

Um Software de pesquisa para empresas de marketing como a QuestionPro fornece relatórios que são comumente usados em pesquisas de mercado como análise GAP, análise TURF, análise Conjoint e muitos outros. Estes relatórios podem ser exportados nos formatos SPSS, .PDF, .XLS e .DOC. 

Além disso, os gestores da pesquisa podem compartilhar esses relatórios com outras equipes e departamentos para obter uma visão mais profunda das opiniões dos entrevistados. A partir desses relatórios, é mais fácil compreender o mercado consumidor. Os dados coletados a partir das perguntas formuladas podem ajudar a:

  • Conhecer de forma mais precisa o perfil dos seus consumidores;
  • Descubrir novos mercados para aumentar suas vendas;
  • Entender a demanda do seu produto ou serviço;
  • Avaliar o entendimento do mercado sobre a sua marca ou empresa;
  • Conhecer as tendências que sua empresa oferece;
  • Avaliar a satisfação dos seus clientes;
  • Analisar o feedback dos seus clientes com seu produto/serviço.

Conheça também sobre a Campanha de marketing digital e a investigação de mercados

4. Integração do software de pesquisa para empresas de marketing com outras aplicações

Entre as características de um software para pesquisa está a capacidade de integração com diferentes plataformas que são geralmente elementares para o crescimento de uma organização. Portanto, se uma solução de pesquisa for integrada, uma melhor estratégia de conexão pode ser criada. Além disso, fornece informações valiosas para a tomada de decisões. 

Com a integração dessas informações, é possível, por exemplo: construir perfis mais completos para os funcionários da sua organização, entender como seu produto pode melhorar para alcançar a máxima satisfação do consumidor e desenvolver melhores estratégias de marketing.

5. Gestão de pesquisas existentes e novas em um software de pesquisas para empresas de marketing

Tudo bem se você pode facilmente criar novas pesquisas, mas e aquelas que já foram criadas? 

Algumas características de um software de pesquisa incluem a importação de questionários e dados existentes. A partir dos dados obtidos em uma pesquisa de marketing, é possível conhecer e entender as melhores práticas das empresas líderes de um determinado setor para utilizá-las como novas ideias.

Informações como essas podem ser muito relevantes para promover melhorias no seu negócio e, consequentemente, impulsionar seus resultados. As soluções de pesquisa também permitem armazenar seus dados em um servidor de banco de dados ou exportá-los em formato SPSS, SQL, XML e raw. 

Para reutilizar o questionário da pesquisa, você pode copiar perguntas individuais ou salvá-las na biblioteca de perguntas. Também é possível criar uma cópia de todas as questões e criar outro questionário a partir dele.

Marketing digital para uma empresa. Por que é importante?

Como fazer uma pesquisa com o software de pesquisa para empresas de marketing?

Não existe um exemplo específico para  criar uma pesquisa de marketing. Elas se apresentam com diferentes métodos e formatos, de acordo com os objetivos que você deseja alcançar sua empresa.

No entanto, deixamos algumas dicas para você levar em consideração:

  • Verificação de um problema ou uma oportunidade de mercado;
  • Planejamento: definir um tema e os objetivos da pesquisa, orçamento e a escolha das pessoas responsáveis pelo desenvolvimento;
  • Público: escolha da população de entrevistados e as hipóteses da pesquisa. Essa fase é a primordial na construção e envio da pesquisa;
  • Desenvolvimento: se define qual técnica será utilizada para coletar os dados.
  • Publicação da pesquisa e a coleta de dados: foco no público-alvo da pesquisa. Divulgue nas suas redes sociais e faça por email marketing para as diferentes segmentações de mercado;
  • Análise de dados.
  • Divulgação do relatório: publique nas suas redes sociais, blogs, pagina web.
  • Acompanhamento dos resultados: avalie o número de visitas e os Leads alcançados.

Estratégia de marketing digital – o que se necessita para criar-la?

Com a compreensão do segmento, metas, consumidores e concorrentes, é possível elaborar uma uma estratégias de marketing campeã atraves de um software de pesquisa para empresas de marketing. Isso nos possibilitará o crescimento de forma consciente e sustentável.

Juntamente com a identificação da árvore de decisão dos consumidores e sua jornada de compra, será possível utilizar as ferramentas e planos táticos adequados para executá-los no momento mais adequado, para reforçar e estimular seu engajamento.

Com um software de pesquisas para empresas de marketing, é possível ajudar as organizações através do método de coleta de dados, interpretação e análise dos dados de uma pesquisa, tendo como objetivo principal encontrar o problema e soluções para as dificuldades no marketing das empresas. Neste artigo, veremos a importância da tomada de decisão baseada nas pesquisas de marketing.

Também recomendamos: Marketing digital na América Latina – estudo sobre os usos dos canais

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.