Campanha de marketing digital e a investigação de mercados

Uma maneira de se destacar da concorrência e expandir seus negócios é, sem dúvida, fazer pesquisa de mercado. Por que eu digo isso? Porque com ela você pode coletar informações valiosas sobre as necessidades e interesses de seus consumidores. Através de uma investigação, você pode conhecer os hábitos de consumo e o perfil de seus clientes, encontrar seu nicho de mercado ou obter ótimas ideias para o lançamento de novos produtos ou serviços. Sem dúvida, uma pesquisa de mercado, realizada no momento certo, ajudará você a tomar as decisões corretas e atingir os objetivos estabelecidos através de uma campanha de marketing digital efetiva.

Os clientes de hoje estão bem mais informados, têm acesso a informações como nunca antes. Pesquisam o produto ou serviço antes de comprar. Eles têm acesso aos seus fornecedores com apenas um clique. Visitam sites, publicam nas páginas de marca no Facebook, reclamam usando apenas 140 caracteres; ou compartilham sua vida fazendo check-in no local preferido para causar expectativas em seus consumidores. Mas, o importante é torná-los clientes ativos e participativos. E, no final das contas, ter a estratégia certa para gerar mais e mais vendas.

Se você também deseja realizar uma campanha de marketing digital de maneira eficaz e promover sua marca, produto ou serviço através das plataformas apropriadas, a pesquisa de mercado que você realizar contribuirá para realizar a campanha ideal. 

Pesquisa de mercado para o sucesso de sua campanha de marketing digital

Se você deseja se concentrar no público que utiliza, por exemplo, redes sociais, pode realizar um estudo de mercado para saber quem usa cada um desses canais. Sabemos que os usuários de cada rede social são diferentes e têm necessidades diferentes. Portanto, você deve observar o conteúdo que deseja compartilhar.

Ao conhecer as características que distinguem seus consumidores, você pode:

  • Fazer uso do mesmo idioma e obter uma melhor interação dentro de cada rede social.
  • Oferecer promoções que os impactarão, porque você saberá, graças à pesquisa de mercados que realiza, seus gostos e necessidades.
  • Fortalecer ainda mais seu relacionamento com o cliente, porque você compartilhará informações de interesse e eles perceberão que você se preocupa em satisfazê-los ou sempre em dar-lhes o melhor. Você pode influenciá-los positivamente e fazer alterações para o benefício de seus negócios.

Uma investigação nas redes sociais pode ajudá-lo a conhecer os influenciadores, as pessoas que podem ser embaixadoras de sua marca ou as quais seus vendedores podem abordar para convidá-los a fazer parte de uma campanha de marketing digital ou oferecer algum tipo de incentivo. Você pode detectar quem fala bem de você, compartilhar comentários ou também quem não recebeu um bom serviço e acompanhar. Você terá informações valiosas que deve usar para se destacar e criar lealdade à marca.

Oferecer a melhor experiência ao cliente é um fator importante, mas o que preocupa é que, quando eles procuram ou solicitam informações, sentem-se desconfortáveis. Isso pode causar desconforto, ou que os clientes bloqueiem a publicidade ou cancelem uma assinatura de email; ou simplesmente escolha a concorrência. Lembre-se que se trata de motivar o cliente, não que ele tenha uma experiência negativa da qual sempre se lembre. É por isso que você deve procurar o método mais apropriado para solicitar as informações que lhe interessam e que os clientes se sintam confiantes em fornecê-las. A realização de pesquisas de mercado é uma excelente opção para alcançá-la.

Leia também: Plano de marketing digital em tempo 2.0, essencial para as organizações

Ferramentas para uma campanha de marketing digital bem-sucedida

Você pode confiar no marketing digital para ter maior controle e interpretação dos dados e entender melhor o mercado que deseja alcançar, a fim de implementar as estratégias necessárias para alcançar a eficácia do seu projeto.

Crie uma campanha de marketing por email personalizada para se conectar com seus clientes. Se você identificou os consumidores mais leais ou lucrativos, pode lançar campanhas específicas para obter novas ideias de produtos ou serviços.

Você pode descobrir que a maioria dos seus clientes utiliza a plataforma do YouTube e pode criar pequenos tutoriais para o uso do seu produto. Ao fazer uma pesquisa de mercado, você terá as bases necessárias para agir. Você pode achar que o mais conveniente é, por exemplo, ter um blog e criar outro tipo de relacionamento com o cliente ou com outras personalidades relacionadas ao setor que possam colaborar e fortalecer sua estratégia de marketing de maneira importante.

Se você usa redes sociais, pode, por exemplo, ter dados em tempo real, realizar campanhas mais flexíveis e agir instantaneamente. Faça uso da plataforma que seus consumidores mais usam. Mas, sempre tendo em mãos os dados que o apoiam e o ajudam a seguir o melhor caminho para atingir seus objetivos. Lembre-se de que as mesmas estratégias não funcionam para todos, mas você não deve ter medo de se envolver no uso de todas essas plataformas e obter uma presença maior na web. Certifique-se de que seus clientes conheçam todos esses canais. Ofereça a promoção certa para usá-los e interagir com você.

Ao realizar uma pesquisa de mercado, você pode usar essas plataformas que, sem dúvida, o ajudarão a coletar informações do público, saber o que elas dizem sobre sua marca e até analisar a concorrência.

Marketing digital: quais habilidades você precisa para ser um especialista?

Graças à pesquisa de mercado, você promove sua marca digital com o público certo

Hoje, existem intensas campanhas de marketing destinadas a identificar e adquirir clientes para espaços digitais, mas antes de fazê-lo corretamente, precisamos saber quem é nosso público-alvo.

Muitos recorrem a fontes secundárias e tudo o que fazem é aumentar os custos de aquisição. Se você deseja começar a perguntar aos seus clientes, pode fazer não apenas perguntas gerais; mas também perguntas para entender completamente suas necessidades e agir de acordo com elas. Garanto-lhe, eles vão gostar.

Portanto, depois de identificar as plataformas de mídia social mais viáveis para seus esforços de pesquisa, certifique-se de cuidar de aspectos básicos. Como por exemplo, os dados do seu perfil, para começar a construir ou fortalecer sua rede.

Ao saber quem faz parte do seu público, você oferecerá o conteúdo ideal relevante para eles e poderá implementar estratégias para coletar informações valiosas e úteis.

Veja também: O que é marketing digital e importância para os negócios?

Estratégias para aquisição de clientes

Sabendo quem são nossos clientes e quais são suas necessidades, podemos:

  • Ter consumidores interessados em nosso produto ou serviço e gerar mais renda.
  • Obter mais recomendações de boca a boca de clientes satisfeitos. Resolva problemas de atendimento ao cliente e melhore sua experiência.
  • Construir a confiança do cliente resolvendo o que os aflige.
  • Obter informações de qualidade para melhorar o que oferecemos.
  • Treinar os verdadeiros embaixadores da nossa marca para nos ajudar a expandir os negócios.

Destaque-se fazendo uso adequado das redes sociais

Utilize suas redes sociais para concluir sua pesquisa de mercado e leve em consideração os benefícios que você pode ter:

  • Interação em tempo real. Além disso, a troca de opiniões ocorre rapidamente, a conexão é imediata; para que você possa conhecer as atitudes de seus clientes antes de uma publicação ou durante um determinado período de tempo.
  • Melhore seu relacionamento com seu público-alvo. A comunicação se tornará mais fluida. Portanto, haverá uma maior troca de informações, onde você certamente pode saber o que eles realmente pensam ou querem; e não se enquadrar nas suposições.
  • Muitos clientes aproveitam as redes sociais para reclamar de um produto ou serviço, como uma maneira de “proteger” aqueles que os seguem ou os amigos nessas plataformas. Isso permite que pesquisadores e empresas rastreiem rapidamente essas experiências ruins.
  • Aproveite a variedade de canais que você tem à sua disposição. Cada rede social é diferente, então você pode tirar proveito dela para atingir um público mais específico.
  • Redução de custos. Embora a pesquisa em redes sociais possa lhe dar a oportunidade de economizar dinheiro, você precisa procurar informações de qualidade, que sejam confiáveis para a tomada de decisão correta. As informações coletadas devem ser úteis ou complementar sua pesquisa de mercado.

Aproveite essas conexões que são alcançadas graças às comunidades formadas nesses tipos de plataformas. Você pode alcançar uma maior expansão, alcançar e compartilhar com mais público.

Conheça as Estratégias tradicionais de marketing para a era digital

Inovar através de pesquisas de mercado on-line

Embora a pesquisa de mercado tradicional seja vista como um método que leva muito tempo e é custoso. Graças ao fato da Internet ter entrado em outra dinâmica, onde ferramentas como pesquisas on-line, painéis ou comunidades on-line envolvem aplicativos móveis para pesquisas, etc; você pode obter as respostas necessárias de seus consumidores e as melhores, instantaneamente!

Em geral, a internet facilitou a capacidade de realizar pesquisas de mercado. Se as empresas as realizam ou contratam uma agência para realizar o processo, o importante é fazer as coisas bem e ter uma amostra representativa de nosso público que nos fornece dados precisos para tomar as melhores decisões.

Graças a essa nova dinâmica, descobrimos rapidamente o que o público faz, não apenas online. Mas, para planejar estratégias mais eficazes para consumidores cada vez mais voláteis e que precisam ser monitorados para suas constantes mudanças.

A participação do cliente

A participação do cliente tornou-se o pilar fundamental do marketing. O desafio é retê-los e ter uma rentabilidade a longo prazo. As empresas realizam trabalhos específicos; tanto em seus estabelecimentos quanto online, pois sabem que, na Internet, existe grande parte de seu mercado. Se nossos clientes estão fazendo uso de redes sociais, também devemos ter uma presença como essa. Mas, também oferecer a eles o que eles precisam e o que querem, entender quais são suas necessidades, etc. Por isso, você precisa fazer uma pesquisa de mercado para ter certeza.

O surgimento de diferentes plataformas levou à facilitação da criação de pesquisas on-line, distribuição e análise dos resultados para tomada de decisão. As empresas estão cada vez mais comprometidas com seu público e criam painéis on-line ou comunidades on-line onde eles têm pessoas cativas dispostas a participar de pesquisas, fóruns de discussão ou contribuir com ideias. Esses tipos de plataformas automatizam o processo e incentivam a realização de novas pesquisas de mercado.

Tendo estudado clientes em potencial, sabendo o que eles precisam e quais são suas expectativas para nossa marca, produto ou serviço; podemos realizar nossa campanha de marketing digital com maior precisão e obter melhores resultados.

Saiba do que se trata um painel de pesquisa de mercado

Uso de dispositivos móveis para sua pesquisa

A ascensão dos dispositivos móveis é uma das grandes vantagens de obter um impacto maior com a nossa campanha de marketing digital. Todos estão lá, clicando, compartilhando informações, deixando seus comentários, sugestões e os pesquisadores sabem da enorme oportunidade que têm ao seu alcance. Eles aproveitam a fácil distribuição e imediatismo, fazem perguntas, analisam os resultados obtidos de uma maneira cada vez mais simples.

Hoje, a pesquisa de mercado aproveita as informações publicadas nas redes sociais para coletar informações. Também realizar estudos para conhecer tendências, estar mais próximo de seus consumidores e, é claro, conhecê-los melhor. Só precisamos garantir que tenhamos um planejamento adequado de como coletaremos essas informações e o que faremos com elas.

Os pesquisadores de mercado têm as ferramentas necessárias para ajudar as empresas a criar um conteúdo melhor. Levar os consumidores à ação e, o melhor, ter uma melhor taxa de conversão. O marketing digital obtêm grandes benefícios com isso, porque agora eles podem usar, por exemplo, redes sociais, o conteúdo de um blog ou o uso de dispositivos móveis para fortalecer o relacionamento com os consumidores corretamente.

5 maneiras de fazer pesquisa de mercado através de dispositivos móveis

Tome as melhores decisões na sua pesquisa de mercado e campanha de marketing digital

Dizem que a informação é poderosa. Portanto, se você tiver dados relevantes, poderá tomar as melhores decisões ao realizar sua campanha de marketing digital.

Use as redes sociais para coletar dados de maneira inteligente para sua pesquisa de mercado. Aproveite o imediatismo desses tipos de plataformas, os relacionamentos que você pode criar. Incline-se na sua rede para compartilhar e viralizar informações e conhecê-las completamente para oferecer a melhor experiência.

Mostre seu interesse em conhecê-los, preste atenção ao que publicam. Não os faça esperar! Incentive sua participação, fornecendo o melhor conteúdo. A pesquisa de mercado on-line evolui todos os dias. Basta tirar proveito de todos os recursos que temos à nossa disposição, na busca constante da satisfação do cliente.

campanha de marketing digital

Andrés Muguira

Diretor da QuestionPro Latinoamérica

https://www.questionpro.com/es/

LinkedIn: Andrés Muguira

Twitter: andres_qpro

Criativo, empreendedor e com uma incrível mistura de energia, engenhosidade e mais de 10 anos de experiência em estratégias de vendas, marketing e negócios. Andrés atualmente lidera as iniciativas de mercado da empresa global QuestionPro para transformá-la na plataforma líder em software de pesquisa de toda a América Latina.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.