Estratégias tradicionais de marketing para a era digital

Você está ciente das enormes oportunidades que pode aproveitar ao ter uma presença online diferente das estratégias tradicionais de marketing que você conhecia?

81% dos compradores realizam pesquisas na Internet antes de fazer grandes compras. Enquanto 51% dos usuários de telefones celulares descobrem novas empresas ou produtos quando realizam buscas no celular.

Não esqueça que as estratégias de marketing e inovação juntas são uma força. À medida que as empresas reconhecem os benefícios que o marketing digital pode trazer para seu crescimento, são asignados mais orçamentos para serem usados em diferentes canais digitais.

O que isso significa para uma estratégia tradicional de marketing?

Embora muitos pesquisadores de mercado continuem céticos, é evidente que deve haver uma abertura se eles quiserem que as marcas se destaquem em suas indústrias.

No entanto, a importância de ter uma estratégia abrangente deve ser avaliada. Onde algumas das estratégias tradicionais de marketing são usadas. Independentemente de sermos ou não favoráveis à adoção de canais on-line ou off-line para realizar pesquisas de mercado.

Aqui apresento cinco maneiras claras de como as estratégias tradicionais de marketing e o marketing digital podem ser facilmente integrados.

Estratégias tradicionais de marketing para conservar na era digital

Estratégia e planejamento

Apesar do potencial do marketing digital para alcançar mudanças positivas e gerar ROI, poucas empresas possuem estratégias de marketing digital. Isso é uma indicação de que, embora os profissionais de marketing possam, sem dúvida, se beneficiar da implementação instantânea e acelerar a automação, raramente dedicam tempo para estruturar e documentar sua abordagem.

Este é um erro fundamental. Pois, sem os dados de marketing necessários estão apenas otimizando suas atividades digitais, e como eles não levam em conta os dados. No final, suas ações digitais podem ter um impacto negativo nas taxas de conversão e ROI.

O valor do marketing tradicional é que ele tem suas raízes na organização e no planejamento. Por exemplo, você pode usar os princípios de uma estratégia tradicional. Como o marketing 4P como ponto de partida e criar um mix que melhor se adapte ao propósito de sua organização.

Estabelecer metas de alto nível, definir seu público-alvo e documentar cada etapa tangível é o método mais prático para garantir o sucesso de suas estratégias de marketing. Veja também: Confira as lições de marketing do Hobbit e promova sua marca

Copywriting

O marketing de conteúdo pode parecer uma inovação digital relativamente recente. Mas, suas origens residem em uma habilidade tradicional de marketing para manter seu público-alvo envolvido. Seja um comercial de TV, um anúncio impresso ou uma campanha de marketing por e-mail. Precisamos criar uma história convincente que ajude a posicionar sua marca na mente dos consumidores.

Uma cópia bem escrita tem o poder de se conectar com o público, se humanizar com a marca e, ao mesmo tempo, transmitir as características e a identidade do que você vende. Deve ser suficientemente clara deve antecipar as necessidades de um cliente. Em vez de se concentrar nos pontos de venda exclusivos da marca.

Uma boa cópia é aquela que está comprometida com o público. Ela deve ser persuasiva e promover o produto de forma memorável. Outra característica é a flexibilidade que você pode ter para se adaptar aos vários canais digitais.

É verdade que o ROI das táticas de marketing tradicionais pode ser difícil de medir, mas quando executado de forma original e criativa, um anúncio de cartaz ou de televisão pode ser tão atraente quanto qualquer meio on-line. Esta é a razão pela qual o copywriting é tão importante em ambos os contextos, tanto digitais quanto offline. Marketing digital: quais habilidades você precisa para ser um especialista?

Eventos de marketing

Webinars, podcasts ao vivo e chats no Twitter são promovidos da mesma forma que uma conferência ou um evento offline. Todos compartilham o mesmo objetivo: estimular o comprometimento de clientes potenciais e existentes.

Os eventos têm a capacidade de causar um impacto inesquecível e podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios. Por isso, estão entre as estratégias de marketing mais comuns.

Eles têm o potencial de ser uma extensão física de sua marca. Uma oportunidade de conectar clientes com os seres humanos por trás de um produto. Com isso em mente, é interessante notar que 83% dos comerciantes B2B investem nesses tipos de eventos. E, que pouco mais de 20% do orçamento de marketing, é destinado para eventos físicos e online.

Se você tem um negócio B2B ou uma loja on-line, sempre será bom incorporar algumas técnicas tradicionais. Como, por exemplo, o marketing de eventos. Além disso, a participação de clientes pode ajudá-lo a gerar leads, conscientizar sua marca e instruir seu público-alvo sobre seus produtos e serviços.

Se você realizar um evento online, poderá ampliar seu alcanc. E, sem dúvida, se transformará em uma poderosa ferramenta promocional. Saiba mais em: Marketing, Antropologia e criação de comunidades

Relações Públicas

Independentemente de estarem offline ou online, o marketing tradicional e digital continua a se fundir a um ritmo incrivelmente rápido. Relações Públicas é outra habilidade crucial que engloba ambos os espaços.

Se a sua estratégia de comunicação com o cliente não for integrada por meio do marketing e das relações públicas, será difícil causar impacto e atingir seus objetivos.

Embora os resultados das táticas de marketing digital sejam instantaneamente evidentes, uma estratégia de Relações Públicas pode levar um pouco mais de tempo para ser construída. À medida que falamos de networking, e aumentamos a conscientização sobre a marca.

No entanto, sem as capacidades tradicionais das Relações Públicas, a interação com influenciadores, jornalistas ou blogueiros, por exemplo, mesmo que seja considerada uma tática de marketing de mídia social, seria muito mais difícil.

Se quero mais acessos ao meu blog e ter algum convidado respeitável na indústria, a fim de ganhar backlinks de alta qualidade, o sucesso dependerá muito da implementação de algumas estratégias de Relações Públicas. Muitos acham que isso é exclusivamente um tema de conteúdo. No entanto, na era digital, esse tema anda de mãos dadas com relações públicas. Confira também: O que é marketing digital e importância para os negócios?

Serviço ao cliente

Devemos prestar especial atenção e entender como as novas ferramentas tecnológicas estão realmente capacitando os consumidores. Permitindo-lhes realizar suas próprias investigações e tomar decisões finais de compra. Isso sem ajuda e independente dos esforços da área de marketing de uma marca.

Uma de suas estratégias de marketing deve ser transformar as características tradicionais do atendimento ao cliente em um compromisso digital sem precedentes. Adote uma abordagem proativa e reativa para responder às mensagens nas redes sociais, públicas e privadas. Estratégias de marketing e suas ferramentas

Implemente um sistema que priorize suas interações com os clientes com base na sua urgência. E claro, ter um plano de gestão de crises para que possa reagir às reclamações dos clientes de forma oportuna e adequada. Existem várias ferramentas para isso como Zendesk ou Intercom.

E apesar de todas essas atividades exigirem o uso de canais digitais, no fundo, incorporam os princípios originais de bom atendimento ao cliente. Também recomendamos: Quais são os 4 C’s de marketing?

E o que você acha? Que ainda há um lugar para estratégias tradicionais na era digital? Escreva na seção de comentários, que outras estratégias deveriam ser incluídas nessa lista e como elas funcionam para você.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.