Criação de comunidades e a relação com a antropologia e o marketing

Para muitas pessoas, a palavra marketing é mais familiar que antropologia. Então, antes de falar sobre a união desses dois ramos e como eles influenciam a criação de comunidades novas e as pesquisas de mercado, começaremos dando um breve resumo do que é antropologia.

A palavra antropologia vem do grego ἄνθρωπος (anthropos, “homem”) e λόγος (logos “estudar”).

Explicando de maneira muito simples, é uma ciência que se preocupa em entender o ser humano como um todo. É interessante como o homem sempre se interroga em todas as sociedades e na criação de comunidades.

É um conhecimento antigo na humanidade, mas a ciência é recente. Foi a partir do século XVIII que se pensou aplicar ao próprio homem os métodos usados ​​na física e biologia.

Qual o papel do antropólogo?

O papel fundamental do antropólogo é observar e interpretar o comportamento de um grupo, uma nação, etc. O principal método usado para coletar dados é estudar esse comportamento e a etnografia.

É basicamente um campo onde o antropólogo vive com um grupo estudado. Ele dentifica e analisa a fundo a cultura, costumes, comportamentos e interações. Com a finalidade de descobrir como estão organizados e qual seu código cultural.

É muito complexo. Se trata de um estudo de laboratório e qualquer análise mal interpretada, pode significar um dano grave a toda investigação.

Você deve estar pensando, mas o que tudo isso tem a ver com marketing? Ou com a criação de comunidades? E eu te respondo: TUDO.

Marketing é uma ciência que lida com mercados. E o que é um mercado? São pessoas . E qual é o propósito do estudo antropológico?

Muitos anunciantes estão cansados de adivinhar o que o consumidor quer. Por isso, optaram por realizar a pesquisa de mercado. Hoje há uma nova maneira de fazer esse tipo de pesquisa.

Entenda também a importância da Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios. IssoPermite que você saiba o que seus clientes querem apenas gerenciando uma comunidade online.

Descobrindo o poder da criação de comunidades

Nesse caso a Antropologia entra, pois a tarefa é buscar as ciências sociais e biológicas para entender a mente do consumidor.

Você sabia que em 2013 o consumo per capita de alimentos infantis no Peru tinha apenas 12,2 kg? Muito baixo comparado a outros países latino-americanos. Isso devido à cultura peruana que não valoriza muito os alimentos industrializados. Dão preferência ao que é mais natural.

Essas informações são valiosas para um investidor que pretende iniciar uma empresa de alimentos industrializados para recém-nascido no Peru. Toda esta informação estará disponível dentro de suas comunidades. 

Veja também: Comunidade de pesquisa online – O que é e como utilizá-la.

A antropologia fornece muitas informações sobre a situação real do mercado, dando a oportunidade de posicionar-se estrategicamente. Criando uma inteligência competitiva, onde a concorrência torna-se irrelevante, marcando o fim de “marketing de guerrilha”. Assim, conhecendo as principais tendências, gerando insights e consolidando a era da informação.

Saiba mais sobre: Painel online ou comunidade – 10 vantagens em ter uma

A forma de trabalho também é adaptada às necessidades e otimiza os processos. A internet é um gigantesco banco de dados com informações valiosas para as empresas. O problema está em transformá-lo em algo útil e aplicável. A etnografia é praticamente a etnografia aplicada à internet. Para muitas empresas, a salvação, pois usam as mesmas ferramentas com um valor mais acessível.

Fonte:

Nome da autora: Franciny Salles (Diretor da Salles & Marín)

Experiência de trabalho: 10 anos de experiência em marketing e estudos de comportamento humano

Facebook: Sallesymarinconsultoria

Twitter: @sallesymarin

LinkedIn: Franciny Salles

E-mail do Hotmail: sallesymarin@hotmail.com

Correio corporativo: franciny@sallesymarin.com

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin.

Também recomendamos:

Comunidade sua evolução até a comunidade online

Os participantes: o sucesso de uma comunidade online

3 dicas para o sucesso da comunidade online

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.