3 dicas para o sucesso da comunidade online

O gerenciamento de uma comunidade online pode abranger muitas áreas, comercial, pesquisa, entretenimento, etc. Desta vez, vamos compartilhar três dicas para o sucesso da comunidade online, independentemente do assunto ao qual ela está focada. As dicas são centradas em torno do fator mais importante de uma comunidade online: os participantes. Confira também: Comunidades e painéis on-line – obtenha insights por esses meios

Sucesso da comunidade online

Dica 1: Construir

Isto gira em torno da construção de uma comunidade e obter os participantes adequados. E, que eles atinjam o objetivo geral da comunidade. Isso inclui segmentos ou personagens específicos que você deseja guiar na investigação. Lembre-se de que, para alcançar sua meta final, você precisa desse tipo de membros em sua comunidade on-line.

Antes de empreender esta etapa de construção da sua comunidade, você vai querer dar um passo atrás e certificar-se de que os objetivos e a missão do que você quer alcançar sejam claros. 

Para alcançar o sucesso de uma comunidade online, o próximo passo é recrutar membros da comunidade. Isso pode ser tão fácil quanto enviar uma lista de clientes para a comunidade e convidá-los a participar. Quem são os participantes das comunidades online? Se você não tiver uma lista desse tipo, poderá criar sua comunidade organicamente, por meio de outros canais, como redes sociais, websites ou painéis de terceiros.

Ao usar qualquer um desses métodos, faça uso de uma pesquisa de classificação para garantir que você está obtendo os membros adequados para o sucesso da comunidade online. Isso é muito importante para o seu sucesso. Também recomendamos a leitura de: Gatos, Família, Internet e Evolução das Comunidades

Dica 2: Compromiso

Depois de ter os membros da sua comunidade, é muito importante que você os mantenham comprometidos com o projeto. Você pode fazer isso de muitas maneiras diferentes. Isto dependerá do impulso que você dá a cada membro específico para incentivá-los a participarem e serem ativos. Uma boa gestão comunitária online, em um contexto de pesquisa, começa com atividades diferentes à disposição dos seus membros.

Todas essas atividades apontam para o objetivo que você tem para o sucesso da comunidade online e suas iniciativas de pesquisa em geral. No centro, as pesquisas que os participantes responderão. Leia também: Comunidade sua evolução até a comunidade online

Essa é uma das melhores maneiras de mantê-los envolvidos. Alguns outros métodos são os fóruns de discussão e espaços para novas idéias, que permitem aos participantes compartilhar seus comentários ou novas idéias com outros membros, que por sua vez poderão votar. A boa gestão da comunidade levará a um conhecimento mais profundo dos participantes e à geração de insights. Veja também: Bem-vindo Geração Z! Novas comunidades online

Dica 3: Crescer

Você já tem a comunidade online que construiu, você tem um bom nível de comprometimento dos participantes, o próximo passo em uma estratégia de gerenciamento da comunidade para mantê-la em crescimento. O crescimento de sua base de associados garantirá que você esteja continuamente recebendo novos pontos de vista. Isto ajudará a evitar que ele se estagnasse com o tempo, mantendo-o ativo.

Mesmo as melhores comunidades enfrentam períodos de desgaste em que precisam reconstruir e adicionar novos membros. É importante ter isso em mente durante o gerenciamento da comunidade online, de modo que você continue obtendo as informações necessárias para sua pesquisa. Descubra os insights de seus clientes!

Existem ferramentas embutidas em plataformas como a QuestionPro, em que os membros podem se referir a seus amigos para se juntarem facilmente à comunidade e, em seguida, receber pontos por isso também. Se o fizerem, estão ajudando a conseguir novos membros para sua comunidade. Além de ser outro exemplo do nível de comprometimento e bom funcionamento da comunidade, que, sem dúvida, o manterá no caminho para o sucesso. Saiba mais em: Comunidade sua evolução até a comunidade online

Sucesso da comunidade online ao gerenciar

Para ter sucesso em qualquer gerência é necessário ter conhecimento em alguns princípios básicos como de liderança, decisões estratégicas e outros temas voltados para gestão de pessoas e para gerenciar uma comunidade online não é diferente. 

Gerenciar uma comunidade online com sucesso também exige certas práticas importantes que podem ser aprendidas facilmente apenas estudando sobre o tema e aplicando em seu negócio. 

Há uma estrutura base em comunidades online de sucesso e neste artigo vamos apresentar 3 dicas para gerenciar uma comunidade online com êxito.

O que é preciso para gerenciar com sucesso uma comunidade online?

Os melhores gerentes de comunidades online estão sempre dispostos a garantir uma experiência cada vez melhor e mais interessante aos espectadores, seja criando pesquisas e enquetes para envolver seus membros, seja oferecendo recompensas ou conteúdos interativos, etc. 

Outra estratégia comum entre gerentes de comunidades online de grande sucesso é que eles também utilizam uma variedade de outras ferramentas além das pesquisas como fóruns e módulos de discussão, tudo isso com o objetivo de obter e entender as idéias, opiniões orgânicas, experiências e desejos dos participantes. 

Os gerentes da comunidade online também possuem a função de avaliar e remediar quais idéias são mais populares e viáveis, quando todos os outros membros geralmente votam em sua ideia favorita. 

Em resumo, bons gerentes de comunidade online trabalham sempre para incentivar o envolvimento dos participantes e reunir opiniões mais profundas e valiosas do que as pesquisas convencionais fornecem, analisando sempre, os objetivos dos diferentes estudos.

analysis conjoint

Compartilhamos com você também algumas dicas sobre como manter os participantes motivados e ativos em uma comunidade online.

Tenha um plano de ataque

Para ter chances de realizar um bom trabalho, os gerentes de comunidades online precisam ter um plano estratégico bem elaborado que pode ser dividido em duas partes:

1) Configuração básica e os fundamentos da comunidade – Garantir que haja membros e segmentos suficientes para alcançar os objetivos do estudo. Para isso você pode criar conteúdos interativos sugeridos pelos próprios participantes.

2) Um plano específico para a comunidade – Isso inclui o número de pesquisas, atividades, pontos, recompensas e outros temas do interesse da comunidade. Para isso você pode ter uma programação que permanece ativa durante todo o ano, mês e até semanalmente, isso ajuda a garantir que a comunidade permaneça ativa e a obter opiniões e dados dos membros, que te ajudará a tomar melhores decisões de negócios.

Convido você a ler: Comunidades online – Crie a sua da maneira correta.

Gere participação constante

Para gerenciar adequadamente uma comunidade online você deve estar constantemente recrutando novos membros. Com o tempo, uma parte da comunidade ficará estagnada e deixará de participar das atividades e você deve elaborar campanhas para reativar esses membros, mesmo que uma parte resista e  já não queira continuar participando. 

Portanto, é melhor estar constantemente recrutando novos membros para substituir aqueles que foram deixados para trás. Novos membros te ajudará a obter novas idéias e diferentes opiniões para a comunidade. 

Gerenciar uma comunidade online pode ser uma tarefa divertida e pode agregar uma experiência e conhecimentos únicos à sua vida. Lembre-se: os participantes são o sucesso de uma comunidade online.

Basta usar essas dicas para aumentar o engajamento, o envolvimento e as idéias de seus participantes obtendo as idéias necessárias para alcançar suas metas.

Utilize a QuestionPro

Comunidades QuestionPro é a solução para criar uma comunidade online e obter insights de seus clientes. Nosso extenso conjunto de ferramentas está à sua disposição para ajudá-lo a criar comunidades comprometidas, reunir informações sobre o cliente em tempo real e impactar positivamente seus negócios. Entre em contato para saber mais sobre as Comunidades da QuestionPro. Saiba mais em: Painel online ou comunidade – 10 vantagens em ter uma

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram