Confira as lições de marketing do Hobbit e promova sua marca

Como você sabe, Hobbit é uma das sagas de maior sucesso no mundo do cinema. Sua história atraiu milhões de espectadores ao redor do mundo- Mas, também nos deu ótimas lições de marketing que fizeram deste filme um dos mais amados ao longo do tempo.

Os responsáveis pela promoção deste filme aproveitaram a diversidade do marketing. Utilizaram estratégias online através das redes sociais ou e-mail, também offline, usando publicidade tradicional, relações públicas, networking, etc.

Como você pode ver, é essencial ter uma variedade de técnicas de marketing para garantir que sua mensagem seja vista por diferentes públicos. Sua marca pode não ter o enorme orçamento de marketing do The Hobbit. Mas, há muitas coisas que você pode copiar para o departamento de marketing da Warner Bros.

Lições de marketing para lutar na batalha

Marketing Offline

Começaremos nossa aventura com a inesperada viagem que o Hobbit realizou ao colaborar com a cadeia de restaurantes Denny’s nos Estados Unidos. Eles lançaram um menu temático com comida deliciosa diretamente da Terra Média. “O Café da Manhã de Hobbit”, “O Hambúrguer do Anel” e “O Cozido de Carne de Frodo”. Os menus também continham códigos que os fãs podiam escanear para obter conteúdo exclusivo. Além disso, eles receberam um pacote de cartões Hobbit intercambiáveis com cada disco. Cada pacote de cartões incluía um cupom para a próxima visita deles ao Denny’s. Essa colaboração pode parecer estranha à primeira vista, mas quando você pensa em como os hobbits gostam de café da manhã, almoço, chá da tarde e jantares, faz sentido que um restaurante 24 horas como Denny’s seja parceiro do Hobbit.

A medida que se aproxima a data de lançamento de O Hobbit, você não poderia ir a qualquer filme, passar por qualquer rua ou assistir qualquer canal de TV sem ver um anúncio do filme. O Hobbit também foi destaque nas edições da coleção da revista Rolling Stone e Império. Usando publicidade tradicional O Hobbit foi capaz de colocar a maior quantidade de olhos possíveis em seus materiais de marketing. Essa foi certamente uma grande lição de marketing, não só porque o seu cartaz foi distribuído online, mas também foi registrado em revistas, pontos de ônibus e até pintado em um mural gigante em Nova York.

Claro, o elenco e a equipe de The Hobbit participaram da típica turnê da televisão. Ele apareceu em entrevistas na VH1, MTV, Late Night With Jimmy Fallon e muitos outros programas e sites. Além de entrevistas e aparições na televisão, também apareceram em várias conferências de imprensa e convenções.

Mercadotecnia

Hoje no mercado há uma infinidade de produtos do filme, desde bonecos, camisas, até legos baseados no Hobbit, e um videogame de Lego Lord of the Rings.

Parceria com a Nova Zelândia

Já que O Hobbit e O Senhor dos Anéis foram filmados na Nova Zelândia, os filmes são uma importante atração comercial para aquele país. Nova Zelândia e O Hobbit se aliaram para promover o filme e atrair turistas. Para começar, uma enorme escultura de Gollum foi instalada no aeroporto de Wellington, na Nova Zelândia, para promover. Além disso, foi inaugurada uma versão real do The Green Dragon Inn, um pub que aparece em O Senhor dos Anéis.

Marketing Online

Facebook

A página do Facebook do The Hobbit nos deu outra grande lição de marketing, pois os fãs com o simples fato de “curtir” a página, tinham acesso a conteúdo exclusivo, brindes, jogos e atualizações sobre o andamento do filme enquanto foi filmado. Antes da estreia do filme, conteúdo exclusivo era compartilhado nos bastidores, cartazes, trailers, imagens do filme, etc.

A melhor parte de sua estratégia no Facebook é que, embora o filme já tenha sido lançado, a conta não está inativa, pois ainda há vendas de DVDs, e continua oferecendo aos fãs um conteúdo empolgante.

Twitter

O Hobbit postou no Twitter conteúdo semelhante à sua página no Facebook. No entanto, a natureza rápida do Twitter permitiu experiências de marketing exclusivas. Por exemplo, antes do filme, os fãs podiam fazer perguntas a Sir Ian McKellen enquanto ele respondia em tempo real.

Canal do Youtube

Talvez essa fosse a ferramenta mais útil para a equipe de marketing do The Hobbit, o YouTube permitia que os fãs assistissem bastante cenas nos bastidores. Os trailers oficiais foram lançados pelo Youtube, além de vídeos da produção. O canal oficial do The Hobbit no Youtube trabalhou de mãos dadas com o canal pessoal de Peter Jackson para promover o filme. Claro, eles não apenas fizeram o upload dos vídeos e esperaram que as pessoas os vissem. Tudo o que foi publicado no YouTube foi promovido no Facebook, Twitter, no site oficial e no blog.

Publicidade Editorial

Durante a campanha promocional, você não poderia navegar on-line sem passar um artigo sobre O Hobbit. Em particular, a Warner Bros, usou editoriais on-line para atacar os fãs com a trilha sonora do filme. Primeiro eles lançaram uma música da trilha sonora de “Song of the Lonely Mountain”, de Neil Finn, na RollingStone. Um dia depois, os fãs puderam ouvir toda a trilha sonora do Império.

Claro que não termina aí. O conteúdo editorial online desempenhou um papel fundamental em trazer os fãs aos bastidores e em ajudá-los a conhecer o elenco.

Blog do Filme

Um importante condutor do filme foi o seu blog oficial. O blog serviu como a voz de todos os comunicados de imprensa e press releases do Hobbit. No blog, foram apresentados todos os vídeos de produção, trailers, imagens da estréia mundial, cartazes e todas as outras notícias relacionadas ao Hobbit. Foi basicamente um ponto de encontro para os fãs que queriam saber todos os detalhes sobre o filme antes de seu lançamento.

Site Oficial

Por último mas não menos importante, o site do Hobbit. Além de todas as fotos, vídeos, downloads e informações que os fãs possam desejar, o site também oferece jogos e atividades divertidos e interativos, atraindo conteúdo visualmente para atrair os fãs de O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

Como você pode ver, o Hobbit cobriu várias ferramentas de marketing. Mesmo que você não tenha o orçamento da Warner Bros, pode aprender muitas lições de marketing com o Hobbit. Uma coisa que todos esses esforços de marketing têm em comum é que eles estão focados nos fãs. Tudo foi criado e distribuído de acordo com a obsessão dos fãs por todos os aspectos da Terra-média.

Ao postar conteúdo exclusivo, os fãs puderam mergulhar completamente no The Hobbit muito antes de o filme ser lançado. Esta é uma prova de que você precisa conhecer o público da sua marca e fornecer o que eles desejam. Para isso, nada melhor do que fazer uma pesquisa de mercado para alcançá-lo.

Dica

O que mais o Hobbit fez que você pode imitar? A promoção cruzada. Promova seu canal do Youtube em seu blog, compartilhe suas postagens nas redes sociais. Diga aos seus fãs para acompanhá-lo on-line por meio de anúncios impressos. Também venda seus produtos em convenções e promova seu estande no Facebook, etc. Você é seu maior fã, então faça tudo o que puder para promover seus esforços de marketing. Que outra estratégia você pode propor para nós? Boa sorte no seu projeto! A importância de ouvir o cliente final no desenvolvimento de um produto

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos as seguintes leituras:

Segmentação de mercado: conheca os diferentes tipos

Pesquisas para adolescentes, saiba como e quando utilizá-las

Os Centennials: tudo que você precisa saber sobre esta geração

Como conduzir uma pesquisa para um projeto com o QuestionPro

Como encontrar o seu mercado-alvo?

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.