Pesquisas para adolescentes, saiba como e quando utilizá-las

Realizar pesquisas para adolescentes pode ser complicado. No entanto, se você está prestes a iniciar um novo projeto de pesquisa que se concentra neste setor, é importante ter uma ferramenta que permita criar as perguntas certas e distribuí-las de uma maneira que incentive a participação e reúna as informações apropriadas.

Por que realizar pesquisas para adolescentes?

Pesquisas para adolescentes são uma ferramenta muito útil, pois permitem ter informações específicas sobre temas relacionados a esse setor. Os participantes podem oferecer dados valiosos que ajudam a criar estratégias que resolvam os fenômenos que enfrentam, conhecer seus gostos e necessidades sobre novos produtos ou serviços.

Tipos de pesquisas para adolescentes

Alguns dos tipos de pesquisas para adolescentes que você pode aplicar são:

Pesquisas sobre educação escolar

Uma pesquisa para adolescentes sobre educação escolar permitirá conhecer, por exemplo, o nível académico, o desempenho escolar, os problemas que enfrentam na escola, a sua capacidade de interagir com os seus colegas e professores, etc. Aqui estão os passos para criar uma pesquisa para os alunos. Confira também: Saiba a importância da realização de pesquisas em livrarias

Pesquisas sobre a etapa adolescente

Com este tipo de pesquisa, você pode identificar elementos como as principais mudanças que os jovens enfrentam durante esse etapa, as características que os distinguem, etc.

Pesquisas sobre os produtos e serviços mais populares entre adolescentes

Quais são as principais atividades que os adolescentes realizam? Quais produtos eles consomem? Se o seu objetivo é uma pesquisa de mercado voltada para adolescentes, por exemplo, da Geração Z ou Millennial, você pode criar uma pesquisa e identificar seus hábitos de consumo. Saiba mais em: Os Centennials: tudo que você precisa saber sobre esta geração

Dicas para realizar uma pesquisa para adolescentes

Se o que você deseja é incentivar a participação na sua pesquisa para adolescentes, é necessário que ela tenha as seguintes características:

Adicione perguntas fáceis de entender

Lembre-se de que, no geral, os adolescentes não estão familiarizados com a maioria dos termos usados durante uma investigação. É por isso que você deve fazer perguntas simples que possam ser compreendidas, nas quais eles possam responder de maneira clara e direta.

Faça uma pesquisa interativa

Para manter altas taxas de resposta, você deve ter em mente que um adolescente pode rapidamente desistir de qualquer atividade ou situação que não seja do seu agrado ou que o entretenha.

A QuestionPro permite que você crie pesquisas interativas nas quais é possível adicionar material, como vídeos ou imagens às suas pesquisas para adolescentes e ter participantes conectados. Veja também: Bem-vindo Geração Z! Novas comunidades online

Evite que a pesquisa seja longa

As perguntas da sua pesquisa vão depender dos objetivos de sua pesquisa. No entanto, é importante que você não exagere na extensão. O excesso de perguntas, e até de vídeos ou imagens, pode fazer com que eles se sintam saturadas de informações e decidam sair da pesquisa.

Faça uma pesquisa anônima

Gere confiança entre os respondentes fazendo uma pesquisa anônima. É comum os adolescentes pensarem que estarão sujeitos a represálias ou punições se responderem “x” em uma enquete. Se você quiser que os adolescentes respondam com confiança, dê a eles a opção de responder uma pesquisa anônima. Dessa forma, se sentirão confiantes ao responder as perguntas que você fizer. Veja também: Os Centennials: tudo que você precisa saber sobre esta geração

Use ferramentas comumente utilizadas para fazer sua pesquisa.

As redes sociais são ferramentas úteis para que os adolescentes respondam à sua pesquisa. O objetivo é deixar o papel para trás. Smartphones e tablets são ferramentas amplamente utilizadas pelos adolescentes, por isso se tornam essenciais para sua pesquisa.

Ao criar pesquisas para redes sociais, você pode ter informações sobre as redes sociais mais populares, as atividades que eles realizam durante o tempo que passam nelas, os problemas que enfrentam por meio dessas mídias, etc.

Vantagens da realização de pesquisas para adolescentes

A realização de pesquisas para adolescentes tem as seguintes vantagens:

  • Você pode obter informações valiosas e contextualizadas sobre as situações que os adolescentes enfrentam.
  • Tem acesso a informações sobre um dos maiores e mais importantes setores demográficos do mercado.
  • Os adolescentes são proativos e dispostos a participar de dinâmicas on-line, desde que sejam incentivados de maneira apropriada.
  • Conhecê-los permitirá que você crie estratégias que se conectam com esse nicho do mercado. Também recomendamos a leitura de: Melhore sua amostragem seguindo estas dicas

Desvantagens da realização de pesquisas para adolescentes

Algumas desvantagens que você pode encontrar ao realizar pesquisas para adolescentes são:

  • É complicado manter os adolescentes concentrados por muito tempo nas pesquisas. Felizmente, você pode configurar sua pesquisa on-line para que seja respondida em diferentes períodos de tempo. Também por meio de dispositivos móveis em que os jovens estejam sempre conectados.
  • Conectar-se com eles através da mídia tradicional é difícil. Por isso, é necessário interceptá-los através de redes sociais, tablets ou sites, por isso é aconselhável fazer pesquisas online. Leia também: Melhores exemplos de pesquisa para sua investigação

Pesquisas para adolescentes são uma excelente ferramenta para obter informações sobre um dos setores de mercado mais importantes. Com a QuestionPro, você pode criar pesquisas que se adaptam a eles e que os permitem responder abertamente.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.