Pesquisa para um projeto: como conduzir com a QuestionPro

Uma pesquisa é definitivamente uma ferramenta significativa para organizações que precisam tomar decisões importantes. Uma pesquisa online criada com estilos definidos e perguntas cuidadosamente selecionadas certamente levará você a obter resultados que podem ser implementados para fazer alterações valiosas em uma organização.  A pesquisa para um projeto pode ser muito útil se você fizer as perguntas corretas.

A criatividade e o fluxo da pesquisa são fatores importantes que devem ser considerados ao projetar uma pesquisa. Obter informações pode ser extremamente difícil se esses fatores não estiverem em vigor. 

7 etapas para conduzir uma pesquisa para um projeto

Aqui estão alguns pontos que você deve considerar se deseja realizar uma pesquisa online. Seja para pesquisa qualitativa e / ou quantitativa.

  • Crie perguntas fáceis de entender

Você deve entender que os respondentes necessitam entender a intenção da pergunta sem precisar analisá-la de maneira profunda.
Isso pode ser alcançado usando uma linguagem simples e cotidiana nas suas perguntas. 

  • Combine perguntas curtas

Para realizar uma pesquisa para um projeto, você deve conhecer as implicações e consequências que as perguntas curtas têm sobre as respostas. Para evitar respostas imprecisas, combine as perguntas inter-relacionadas.

  • Use perguntas que possam ser correlacionadas

Ao criar uma pesquisa, lembre-se de que você deve decidir sua finalidade e os tipos de perguntas que fará para alcançar o objetivo. Para isso, você deve levar em conta o fato de que opções como “altamente provável” e “altamente improvável” serão mais efetivas do que os números “1” ou “5”. As perguntas na escala Likert ou na escala semântica são as que ajudarão você a obter informações precisas em comparação às respostas com um número. 

Saiba mais em: O que é a escala Likert e como utilizá-la ?

  • Use a quantidade certa de perguntas

Este é um conselho muito subjetivo. O número exato de perguntas pode diferir de uma pesquisa para outra. Porém, todas as opções de resposta devem ser cobertas de forma que forneçam as informações que você procura sobre seus clientes e, obviamente, resolvam o objetivo principal da sua pesquisa. 

Adicione uma alternativa nas opções de resposta para que os respondentes possam colocar suas opiniões, caso sua resposta não apareça no restante das opções. Isso é muito importante porque torna sua pergunta completa. Da mesma forma, concentre-se em oferecer opiniões que você acredita que seus clientes prefeririam e não aquilo que você deseja que eles respondam.

Leia também: Perguntas para uma pesquisa – Qual é a quantidade ideal?

  • Ofereça a opção de “pular perguntas” na sua pesquisa para um projeto

Pode haver vários casos em que os entrevistados preferem evitar uma resposta. Em casos como esses, forneça uma opção de resposta semelhante a “não se aplica” ou “Eu gostaria de omitir essa questão”. Isso permite aos clientes a liberdade de não responder a perguntas que não desejam.

Convido você a ler: Perguntas abertas: conheça o que opina seu entrevistado

  • Tenha cuidado com questões de múltipla escolha 

Ao realizar uma pesquisa para um projeto, um dos seus objetivos é tornar as perguntas e respostas (no caso de perguntas de múltipla escolha) claras aos respondentes. É por isso que, neste caso, é conveniente certificar-se de que não há respostas sobrepostas. Porque se esse erro for cometido, os entrevistados podem ficar confusos e não responderem com confiança.

Ao projetar perguntas de múltipla escolha, considere importante garantir que as opções de resposta não se sobreponham. Por exemplo, em uma pergunta sobre idade como; “A que faixa etária você pertence?”

Não é conveniente que você coloque como opções “25 a 30”, 30 a 35, 35 a 40. “Pois isso claramente deixará os entrevistados confusos no momento da resposta. Se você perceber, as pessoas com 30 e 35 anos têm duas opções para escolher. Certifique-se de escrever bem as opções de resposta. Neste caso, seria assim; “25 a 29, 30 a 34 e 35 a 50”.

Recomendo: Como desenvolver perguntas que ajudem na tomada de decisões

  • Evite querer obter a mesma resposta para duas perguntas diferentes

Ao realizar uma pesquisa para um projeto, você deve ter em mente que omitir perguntas que tenham dois aspectos igualmente importantes é essencial.

Por exemplo, evite perguntas como: “Você gostou da decoração e do serviço em nosso restaurante?” Isso tecnicamente tem duas perguntas em uma e basicamente não poderia dar resultados precisos para sua pesquisa. Veja também: Pesquisas de campo. Como fazê-las online sem internet

Você quer realizar uma pesquisa para um projeto com a QuestionPro?

Com a QuestionPro, você pode criar pesquisas a partir do zero. Também importá-las de um documento do Word ou escolher um modelo por meio de nossa biblioteca de modelos de pesquisa. (que pode ser modificada de acordo com sua preferência).

  • Nova pesquisa: a QuestionPro tem mais de 80 tipos de perguntas com as quais você pode criar uma nova pesquisa do zero. Você pode personalizar sua pesquisa e suas perguntas do início ao fim.
  • Importar pesquisa de um documento do Word; você pode criar uma pesquisa em um documento Word que pode ser carregado no sistema.
  • Modelos de pesquisa gratuitos da QuestionPro: oferecemos mais de 250 modelos de pesquisa que podem ser implementados para criar pesquisas em questão de segundos.

Etapas para melhorar a taxa de resposta de sua pesquisa

  • Seja rápido: quanto mais curta e direta uma pesquisa, melhor. Fazer uma pesquisa direta ajudará você a ter uma taxa de resposta mais alta. Também aumentará a probabilidade de que os questionados concluam suas pesquisas em 100%. Leia também: O que é pesquisa descritiva?
  • Ofereça cupons de presente e outros incentivos. Isso motiva as pessoas a completarem sua pesquisa.
  • Tenha um público confiável. Com uma plataforma como a QuestionPro Audiência (que tem mais de 22 milhões de painelistas ao redor do mundo que podem responder a sua pesquisa), você pode ter certeza que irá receber respostas precisas que atendam a sua meta.

Por que usar a QuestionPro para criar pesquisa para um projeto?

  1. A QuestionPro ajuda você a multiplicar o banco de dados de seus clientes, implementando efetivamente melhorias de produtos e serviços com base nos comentários de seus clientes. A QuestionPro também ajuda você a aumentar a fidelidade de seus clientes, reforçar referências e obter uma melhoria comercial.
  2. Com a QuestionPro você pode obter informações em tempo real sobre os comentários de seus clientes ou funcionários usando os mais de 80 tipos de perguntas para sua pesquisa ou criar uma pesquisa de entre os mais 250 modelos de pesquisa.
  3. Crie, gerencie e envolva uma comunidade online que se conecte ao seu público-alvo com comentários focados e filtrados sobre problemas críticos.
  4. Temos mais de 22 milhões de participantes em 32 países para realizar pesquisas. Esses palestrantes estão focados em atender às necessidades de uma pesquisa específica.
  5. A QuestionPro é um software de pesquisa o-line que não apenas ajuda a conduzir uma pesquisa para um projeto. As organizações podem analisar dados em tempo real e também comprar respondentes específicos para obter resultados precisos que podem, no futuro, ser úteis para melhorar seus produtos e serviços.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.