Perguntas para uma pesquisa – Qual é a quantidade ideal?

Perguntas para uma pesquisa, qual é a quantidade ideal de perguntas? Se for essa a sua pergunta a resposta é: quanto menos, melhor.

Manter suas pesquisas menores é fundamental para quem planeja coletar as melhores e mais precisas respostas.

Por exemplo, perguntas bem elaboradas, com poucas palavras, geralmente são facilmente compreendidas pelos entrevistados; porém se encontram em um questionário perguntas de difícil compreensão.

Do mesmo modo, um questionário longo com muitas questões ou que se repetem por não estarem bem estruturadas. Faz com que os entrevistados se sintam perdidos e desmotivados a continuar a responder com profundidade essas questões. 

Com isso, os entrevistados passarão a responder  sem muito critério ou reflexão sobre o assunto. E como consequência você não conseguirá alcançar seus objetivos com esse questionário.

Ver também: Aplicativo de pesquisa e seus usos

Como devem ser as perguntas para uma pesquisa?

As pesquisas que são realizadas através de plataformas on-line. Lhe darão uma flexibilidade maior com relação à extensão do seu questionário. Por conta da facilidade e pelos recursos que essas tem à oferecer; no entanto o tamanho do questionário deve ser avaliado com precisão, para que os entrevistados se sintam confortáveis para responder.

Isto é, na verdade não existe um tamanho ideal para uma pesquisa, porém existem algumas variáveis que deverão ser consideradas.

Por exemplo, cada pergunta deve ter um objetivo claro. A forma ideal para essa pesquisa, no tamanho ideal, e ter uma meta clara. O que você pretende alcançar com essa ou aquela questão. No caso de perguntas em que você pretende buscar dados gerais do seu modelo de negócio. Existem uma variedade de perguntas que precisam ser consideradas para que você atinja o seu objetivo. 

Certifique-se de que tenha objetivos para encontrar as perguntas para uma pesquisa

Antes de realizar os seus estudos, certifique-se de seus objetivos com relação à esse questionário; reconhecer o que você precisa e o que você pretende alcançar vai te manter centrado no objetivo final das questões. Isto vai te ajudar a evitar às perguntas que são inadequadas ou que estão fora do seu propósito e que poderiam deixar seu pesquisados incomodados e fazer com que esses até abandonem a pesquisa mesmo antes de terminá-la.

Questionário ideal

Para executar uma pesquisa para investigar a opinião do seu cliente a respeito do seu negócio, uma das alternativa é fazer perguntas focadas nas questões relacionadas ao produto ou serviço que você oferece, assim as opiniões emitidas pelos seu entrevistados serão mais profundas e vão contribuir para a visão geral do seu negócio, seus pontos forte e fracos.

Por exemplo:

Um fabricante de automóvel precisa crescer sua linha de produtos e para incorporar novas características, ele tem algumas alternativas sobre as coisas que ele pode oferecer, como, melhorar o sistema de som, melhorar os assentos, aperfeiçoar a eficiência do combustível, novas características de segurança, etc. Porém primeiro, o fabricante precisa saber se os seus clientes se interessam por esses itens.

E são essas as razões, que fazem com que o fabricante opte por criar uma pesquisa online.

O objetivo da sua pesquisa é saber quais são as características que os clientes mais vêem valor, com isso a sua organização reconhece os elementos que devem ser considerados, e através desses insights obtidos pela pesquisa online direcionam os investimentos de tempo, equipe e dinheiro.

O fabricante deve assegurar de que as informações obtidas direcione-o para o plano tático mais assertivo e eficiente, por este motivo à importância da seleção das perguntas mais pertinente e relevantes em uma pesquisa online.

Saiba mais sobre: Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa

Quais são os dados que pretendo encontrar com as perguntas para uma pesquisa?

É importante reservar um tempo no planejamento das perguntas e determinar quais informações deve buscar para a construção desse questionário, e avaliar a sua capacidade técnica para coletar, analisar e gerar relatórios com base nas informações encontradas.

No caso do fabricante de automóvel, ele busca feedbacks claros dos seus clientes finais.

Nesse quesito, ter questões abertas proporcionam aos clientes uma liberdade e um maior conforto para omitir sua opinião e assim selecionar os itens mais relevantes e que gostariam de ter em seu futuro veículo. (obviamente, o fabricante de automóveis também deve garantir que na pesquisa, tenha espaço o suficiente e adequado para que o cliente possam aplicar suas respostas).

Porém, de acordo com a relevância e a importância dos itens avaliados a estrutura da pesquisa também deve ser alterada, dando maior destaque para os itens mais importantes e que os clientes tenham mais probabilidade de aceitação e uso.

Esse tipo de dados podem trazer ao fabricante de automóvel um conhecimento mais profundo do que o cliente realmente busca e as características mais importantes na decisão de compra de um automóvel.

Para obter esse tipo de informação, é melhor realizar perguntas com funções diferentes na estrutura da pesquisa e que seja mais elaborada, com:

  • Perguntas com escalas
  • Perguntas com respostas de arrastar e soltar; etc…

Para conhecer as probabilidades que os clientes têm de utilizar as novas características e assim por diante, com as respostas, poder priorizar em um primeiro, segundo e terceiro grupo.

Não confunda os pesquisados na aplicação da pesquisa

Se quer ter sucesso, as suas perguntas não devem ser enganosas, ou serem de duplo sentido. Com isso os entrevistados estarão mais confortáveis em responder; e com a honestidade vão se sentir contribuindo com algo sério e de que a sua opinião também será levada à sério.

Se você quiser otimizar o número de perguntas que pretende fazer, sem cansar os entrevistados, tente simplificá-las.

Conheça mais sobre:Como desenvolver perguntas para pesquisas que lhe ajudem na tomada de boas decisões

Existe a possibilidade de que seus clientes precisam voltar a ler e examinar as perguntas, se estas estão confusas, os entrevistados simplesmente não vão entender, a simplificação das perguntas te ajudarão a economizar o tempo. Para manter suas perguntas claras não utilize palavras confusas ou jargões técnicos.

Se os entrevistados tem que pensar muito sobre a resposta, ou se a perguntas para uma pesquisa são muito complexas; você vai perder tempo, por este motivo a sugestão é para que mantenha as questões mais simples e diretas possíveis.

Existem situações em que várias perguntas para uma pesquisa se engajam em uma unica questão, nesse caso, considerar agrupá-las será uma boa alternativa.

E mais, se muitas de suas perguntas são similares, considere seriamente agrupá-las para obter maior quantidade de dados em menos tempo. Por exemplo, em vez de perguntar:

  1. Você está satisfeito com a facilidade de uso do nosso site? E
  2. Está satisfeito com os benefícios oferecidos aos clientes?

Basicamente pergunte:

  1. Qualifique o seu nível de satisfação com os nossos serviços?

Isso permitirá obter dados similares, sem obrigar que os entrevistados tenham que ler várias perguntas distintas.

O tempo da pesquisa é importante

Quando você tem uma meta razoável de tempo como prioridade, você terá que averiguar como deve ajustar para alcançar os dados que precisa utilizar com a menor quantidade de perguntas possíveis.

Um bom limite de questões para uma pesquisa pode ser 10 perguntas, ou menos. Particularmente, quando utilizamos perguntas complexas, (por exemplo, uma pergunta com opções múltiplas de respostas, que obriguem os entrevistados à qualificar várias opções de perguntas abertas).

O tempo de sua pesquisa deve ser aproximadamente de 5 minutos. E sem muita dificuldade você teve ter sucesso com um questionário de 10 perguntas ou menos.

Se precisar realizar pesquisas com mais de 10 perguntas, e que durem mais de 10 minutos, considere oferecer aos seus entrevistados algo que os motivem, como, um incentivo.

Os incentivos como:

  • Vale presentes,
  • Cupons de descontos
  • Pequenos brindes,

Podem estimular os participantes e vai ser de muita ajuda nesse momento.

E por último veja também:

Como criar um questionário online

Como definir um problema de pesquisa?

E saiba, se você tiver algum projeto de pesquisa, entre em contato conosco, temos ferramentas  que vão facilitar o seu trabalho e valorizar ainda mais seu projeto.

Te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.