Pesquisa de feedback: como criá-la de maneira fácil

Neste artigo, informamos como criar uma pesquisa de feedback para que você saiba o que seu público-alvo pensa da sua marca.

Aproveitar o feedback dos clientes através de pesquisas é uma das estratégias de mercado mais utilizadas. Permite que você ouça a voz do consumidor e entenda como foi a experiência ao usar seus produtos e serviços para fazer as modificações necessárias ou criar um plano de ação mais eficaz.

Como criar uma pesquisa de feedback 

Aqui está um guia que irá ajudá-lo a saber como criar uma pesquisa de feedback para obter informações de seus clientes ou funcionários:

A criação da pesquisa consiste em três simples etapas:

  • Projetar a pesquisa
  • Distribuir
  • Analisar os resultados

Conheça a Importância do feedback do cliente

Opcionalmente, dependendo do tipo de feedback que você deseja dos clientes, também pode haver uma sessão de coleta de ideias com várias equipes para decidir sobre a lista de perguntas a serem incluídas. Essa etapa é importante quando há vários interessados nos resultados da pesquisa.

1. Projetar a pesquisa

Para criar uma pesquisa de feedback on-line, é necessário executar as seguintes etapas: criar uma lista de perguntas e personalizá-la com o tema da sua empresa.

A QuestionPro oferece uma interface de usuário muito fácil de usar, pois permite que as organizações criem uma ampla gama de pesquisas de feedback. Veja: 3 maneiras de aproveitar o feedback do consumidor para sua empresa

Os usuários podem gerar pesquisas flexíveis mantendo certos campos obrigatórios para os respondentes e outros opcionais. Isso garante que as perguntas importantes sejam respondidas.

Usando lógicas inteligentes, os usuários podem personalizar o fluxo de pesquisas com base nas respostas dadas pelos entrevistados. Você também pode colocar cotas para limitar o número de respostas a qualquer pergunta ou opção

  • Para criar uma pesquisa de feedback, faça login na sua conta da QuestionPro;
  • Clique em “Criar pesquisa” e insira o nome da pesquisa.

Se você não deseja criar uma pesquisa de feedback do cliente a partir do zero, pode usar um de nossos modelos, eles foram criados pelos nossos profissionais.

Crie uma lista de perguntas

Você pode criar seu próprio questionário on-line usando vários tipos de perguntas que temos em nossa plataforma ou usar modelos gratuitos prontos para uso e que podem ser adaptados às suas necessidades de negócios.

Nas perguntas do Net Promoter Score (NPS), fórmula NPS, os clientes podem fornecer uma pontuação de 1 a 10 para vários recursos de seus produtos e serviços. Com isso, você pode identificar os promotores, passivos e detratores. Com base na pontuação oferecida, você pode descobrir áreas para melhoria, pontos cegos e suas preocupações.

Depois de criar uma pesquisa, adicione o título. Para criar uma lista de perguntas, clique no botão “Adicionar pergunta”. Como alternativa, você pode importar perguntas de um arquivo do Word.

  • Para adicionar uma introdução padrão, clique em “Adicionar Introdução”.

Ao adicionar a pergunta, você pode ver o texto de visualização no lado direito do painel.

  • Para adicionar uma lógica, clique na aba questão lógica. Dependendo do tipo de lógica, você pode configurar várias condições.

Mudar o tema

Escolha entre os tópicos de pesquisas profissionais já preparados e personalize-os levando em conta a voz de seus clientes e sua marca.

  • Para editar o tema, clique em “Design”.
  • Quando terminar de criar uma lista de perguntas, você poderá alterar o idioma de acordo com sua escolha.

Se você quiser recompensar os entrevistados pelo tempo de responder o questionário, selecione a opção “Recompensas” nas opções finais.

2. Distribua a pesquisa

A próxima etapa do guia para aprender como criar uma pesquisa de feedback é distribuí-la para o público. De modo que ela cubra vários dados demográficos e atenda a diferentes critérios do seu negócio.

A QuestionPro permite que você distribua suas pesquisas por e-mail, pesquisa por SMS, pesquisa em um site, Pesquisas nas redes sociais, QR Código ou aplicativos móveis. Devido à grande variedade de canais, é fácil alcançar o público.

Com um aplicativo móvel off-line, os entrevistados podem responder a uma pesquisa de feedback, mesmo que você não estejam conectado à Internet. A seleção do canal de distribuição depende do público-alvo e do tipo de pesquisa.

Saiba mais sobre o nosso aplicativo para pesquisas off-line: Pesquisas de campo. Como fazê-las online sem internet

3. Analisar os resultados de uma pesquisa de feedback

Depois de todo o trabalho duro, é hora de analisar os dados da pesquisa de feedback. Você pode criar vários relatórios, como análise de tendências, relatório TURF, análise GAP, análise de mapa de calor, etc.

Filtre os resultados por uma ampla seleção de segmentos e exporte relatórios diários, semanais ou mensais para enviá-los aos endereços de e-mail de sua escolha.

Conheça alguns exemplos de relatórios de pesquisa que você pode usar em uma investigação.

Nossa seção Analytics oferece uma visão rápida de quantos clientes viram, iniciaram, concluíram ou abandonaram a pesquisa. Você também pode compartilhar esses relatórios com sua equipe e exportá-los para os formatos.pdf, .doc ou.xls.

Se você quiser saber mais sobre como criar uma pesquisa de feedback, não hesite em nos contatar. Nossa equipe está disposta a ajudá-lo.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.