Pesquisas nas redes sociais. Como aproveitar o seu uso?

Você já pensou em aproveitar o uso de aplicativos como Facebook, Twitter ou LinkedIn para realizar pesquisas nas redes sociais? Neste mundo de constantes mudanças e inovações, as redes sociais tornaram-se parte do nosso dia a dia, do trabalho, da nossa vida pessoal ou até mesmo como meio de conhecer as tendências que existem globalmente. Seu objetivo é facilitar a comunicação rápida e eficaz.

As redes sociais tornaram-se uma ferramenta poderosa para que as marcas conheçam seus clientes, suas opiniões, suas necessidades e suas preferências. De forma que possam adaptar estratégias que estejam conectadas aos objetivos de cada empresa. Realizar pesquisas em canais como redes sociais permitirá obter respostas em tempo real e alcançar um número maior de usuários.

Como formular perguntas de pesquisa nas redes sociais?

Por não ter contato direto com a pessoa que pesquisamos, é muito importante ter pontos claros e simples que os ajudem a responder e a não perceber algo que não é, por isso oferecer simplesmente o que é.

  • Elabore perguntas simples, concretas e conectadas com os objetivos que estipulamos. Perguntas fechadas são uma excelente opção.
  • Siga uma lógica nas perguntas. Aqui também devemos colocar as questões que são semelhantes. Desta forma, o entrevistado seguirá um caminho e não sentirá que já perguntaram muitas vezes o mesmo.
  • Use uma linguagem clara e apropriada com o público, lide com algo criativo, algo que prenda sua atenção.l.
  • Faça uma pesquisa breve, quanto menos extensas forem as pesquisas nas redes sociais, mais provável será que a taxa de resposta seja maior.
  • Lembre-se sempre de usar cabeçalhos claros, as instruções corretas para responder adequadamente a cada pergunta.
  • Lembre-se de não induzir uma opção de resposta. Não há opções boas ou ruins, o objetivo é saber o que seu público realmente pensa.

Dicas para pesquisas nas redes sociais

Selecione uma amostra representativa

Primeiro, escolha quem você deseja segmentar, ou seja, quem são os clientes atuais ou potenciais. Com base nesta decisão, você pode confiar em ferramentas de rede social, como estatísticas fornecidas pelo Facebook ou Twitter Ads para melhor segmentação.

Você já quer enviar? Faça um teste antes

Selecione um grupo de pessoas e faça uma pesquisa piloto, para que você possa se apoiar nas primeiras respostas para saber como foi sua experiência e melhorar os detalhes necessários.

Preparado? Comece a ação!

Agora, você está pronto para enviar pesquisas por meio das redes sociais. Por exemplo, uma pesquisa para face Não se esqueça de monitorar todo o processo de inscrição, assim você poderá detectar qualquer problema que possa surgir durante o projeto de coleta de informações.

Lembre-se de que as informações obtidas ao fazer pesquisas nas redes sociais permitirão que você crie estratégias para uma melhor tomada de decisão. Use as informações como achar melhor, mas não as ignore. Lembre-se de que as redes sociais estão entre os canais de atendimento ao cliente mais utilizados.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Vendas nas redes sociais

Redes sociais, entre os canais de atendimento mais utilizados

Pesquisa para o Facebook, use redes sociais em sua pesquisa.

Presença nas redes sociais, caminho para alcançar o sucesso

Marketing Social: A importância das Redes Sociais pro seu negócio.

Conheça os de formulários on-line que você pode criar

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.