Presença nas redes sociais, caminho para alcançar o sucesso

Você está entre os 70% da população mundial que possue rede social? Qual é a sua favorita? Facebook, Twitter, Snapchat, Instagram, Linkedin? Não há dúvida de que as pessoas têm presença nas redes sociais e estão lá clicando, compartilhando comentando, fotos, vídeos, etc.

Toda essa informação de grande valor, pode nos ajudar a gerar ideias. Conhecer nossos consumidores e criar novas campanhas com base em suas reais necessidades e interesses. É uma maneira de se relacionar com o nosso público e obter ótimos resultados.

E, embora seja evidente que as redes sociais nos fornecem dados inimagináveis, não é suficiente iniciar apenas uma sessão em alguma delas. Precisamos primeiro: planejar.

Isso não significa apenas saber qual mensagem enviar, responder perguntas ou usar uma ferramenta para agendar comentários para os próximos dias. Devemos investigar e saber qual é a rede social utilizada pelos nossos clientes. Talvez tenhamos preferência por uma ou outra, mas se o nosso público-alvo não está presente, o nosso esforço não terá retorno.

Como ter uma boa presença nas redes sociais?

Você precisa saber onde estão os usuários da Internet, quem são eles e o que estão procurando. Para isso, o planejamento nas redes sociais é bastante útil . Portanto, leve em consideração o seguinte:

1) Conheça os objetivos e estratégias da sua empresa

Se você quer ter uma presença nas redes sociais ou iniciar uma campanha para posicionar sua marca, produto ou serviço; você deve primeiro conhecer e entender a estratégia da empresa. Assim como também, definir sua meta. Com esta informação você pode formular uma boa estratégia e oferecer o melhor ao seu público. Use Redes Sociais para melhorar seu posicionamento na web.

Recomendo a leitura: Ações de marketing – como medir sua eficácia

2) Faça um diagnóstico da concorrência para alcançar presença nas redes sociais

Conheça as áreas de oportunidade que você terá. Quais são as tendências, os possíveis problemas que poderá enfrentar. Também é importante que você detecte quem são os embaixadores da marca ou os possíveis detratores para formular estratégias específicas e evitar problemas. Lembre-se de que, em toda a sua campanha nas redes sociais, você deve se conectar com a sua comunidade, fornecer conteúdo de qualidade e, por isso, deve começar a planejar isso muito antes.

Convido você a ler também: Como desenvolver perguntas para pesquisas que lhe ajudem na tomada de boas decisões .

3) Conheça o seu público

Não tente adivinhar! Muitas vezes você imagina coisas que não são verdades. Você deve obter informações reais de seu público, o que os motiva a ter presença em redes sociais, comportamento, interesses, informações demográficas etc. Isso também ajudará você a saber como abordá-los. Você também deve planejar várias estratégias para saber o que oferecer a eles.

4) Como deve ser sua interação em cada uma das redes sociais

Lembre-se de que cada rede social é diferente. Então, sua maneira de trabalhar em cada uma delas deve ser diferente. É por isso que também dizemos que é importante conhecer os públicos que estão presentes, para saber em que momento você deve ou não interagir. Cada rede social tem sua própria voz e o conteúdo também é trabalhado de outra maneira. Aqui temos um conteúdo onde você poderá aprender com as estratégias utilizadas pelas celebridades.

Lembre-se que o público estará ciente de sua presença nas redes sociais. Desse modo, verá o que você publica, então você deve fazê-lo bem. Conheça as boas práticas e marque objetivos específicos para cada uma das redes. Não abuse das propagandaa, tenha em mente que uma boa campanha de marketing consiste em oferecer conteúdo de maneira oportuna.

5) Monitore o que foi planejado

Lembre-se de que o planejamento é vital, mas a prática lhe dará as bases para que você possa medir os resultados de sua presença nas redes sociais. Supervisione cada detalhe, tome as notas necessárias, estabeleça prazos e cumpra-os.

Agora, é hora de entrar em contato com seu público, estimular a interação e estar aberto para responder perguntas, comentários ou sugestões. Boa sorte! Garanto que será um processo muito divertido e certamente você encontrará grandes oportunidades para o seu negócio.

Confira as lições de marketing do Hobbit e promova sua marca

Para receber dicas e sugestões, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Linkedin, Twitter.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk
Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

O impacto do uso da internet no atendimento ao cliente

Conheça a importância do atendimento ao cliente na sua empresa

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.