Ações de marketing – como medir sua eficácia

Ações de marketing são atividades que visam expor a marca, produto ou serviço. Pra o seu público alvo com maior eficásia. Na busca de aumentar sua venda e gerar resultados positivos para a empresa. Medir sua efetividade é algo de suma importância para garantir o sucesso da ação. E caso necessário para que se faça os ajustes durante o processo.

No cenário mundial, temos alguns exemplo de empresários e das suas atuações com relação as suas ações de marketing. Um exemplo é com relação à Apple. Um tema que Steve Jobs sempre abortava em suas entrevistas e que aparece em sua biografia é a sua decisão em manter a Apple como uma plataforma fechada. Houve um momento em que apenas olhar os números de vendas e os lucros da empresa chegaríamos a pensar que ele estava errado na sua estratégia de atuação. Porém ele tinha um visão de marca, clara e seu objetivo era fortalece-lá.

O que ele fez?

Jobs tomou uma decisão e concentrou os seus esforços de marketing na imagem da sua marca e na construção de um relacionamento de confiança e credibilidade junto aos seus clientes, trabalhou questões que para esses clientes eram vistos como de alto valor.

No entanto, em longo prazo, a estratégia de marketing de continuar com uma plataforma fechada permitiu conexões mais controláveis e com soluções que poderiam ser solucionada com mais facilidade pela sua equipe, sem esforço e sem falhas através de vários dispositivos.

Sem a sua dedicação de prezar pela qualidade e para que o design fosse muito além da estética. E, para que pudesse trazer funcionalidade, usabilidade e facilidade para os seus clientes. Sem isso o culto dos clientes à sua marca não teria dado certo. Então podemos afirmar que as ações de marketing dele estava equivocada e poderia falhar.

Leia mais sobre: estratégias de marketing das celebridades

Ações de marketing e a mensurações  da qualidade percebida pelo cliente

O case da Apple é um grande exemplo que nos ensina que embora a questão financeira é uma das formas de medir o sucesso; existem outras que devem ser consideradas. Como a de medir o as percepções dos clientes, e se pode fazer isso com uma pesquisas de satisfação ou NPS.

E em grandes projetos de pesquisa de net promoter score,  oferece-se mais dados para medir o contextos das ações de marketing e a posibilidade de medir questões adicionais na sua estratégia de marketing.

Você deve medir o compromisso e a satisfação dos clientes  ou a sua lealdade à sua marca. Para que assim essas informações complemente e reforce sua estratégia de atuação.

No processo de criar um questionário para a pesquisa de satisfação, é natural que se queira rejeitar algumas perguntas que meçam o apego emocional com as marcas, uma vez que essas questões geralmente não são percebidas como dados brutos.

No entanto é graças as pesquisas científicas sobre o cérebro humano que sabemos que o ato de compra é algo fortemente relacionado a questões emocionais. E que se despertarmos os sentimentos das pessoas podemos ter ganhos consideráveis.

Compromisso com a marca

A pesquisa de compromisso dos clientes também é uma ótima ferramenta para desenvolver as estratégias para as ações de marketing de longo prazo. Uma vez que ela mostra onde e como atuar com as ofertas diferenciadas aos seus clientes mais rentáveis. Fazenco com que eles se sintam inspirandos e conectando-os como forma de desenvolver um longo relacionamento.

A seguir temos 11 perguntas definidas pela pesquisa de satisfação dos clientes da Gallup:

  1. Em geral, você está satisfeito (a) com [marca]?
  2. Qual a probabilidade de continuar escolhendo/comprando/recomprando (se for necessário) [marca]?
  3. Qual a probabilidade de você recomendar [marca] a um amigo/sócio?
  4. [Marca] é um nome em que sempre pode confiar.
  5. [Marca] sempre cumpre o que promete.
  6. [Marca] sempre lhe trata de maneira justa.
  7. Se tiver um problema, sempre poderá contar com [marca] para chegar a uma resolução justa e satisfatória.
  8. Se sente feliz por ser um [cliente/usuário/proprietário] de [marca]
  9. [Marca] sempre lhe trata com respeito.
  10. [Marca] é a [empresa/produto/marca/loja] perfeita para pessoas como você.
  11. Você consegue imaginar um mundo sem [marca]

Ideias sobre como aplicar o compromisso dos clientes em seu feedback

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.