Vendas nas redes sociais? Dicas para alcançá-las facilmente

Redes sociais é uma maneira de impulsionar seu negócio e os profissionais de vendas sabem que aprender este método os ajudará exitosamente. As vendas nas redes sociais são uma ótima oportunidade para se conectar com clientes atuais e potenciais. A distância entre o vendedor e o comprador nunca foi tão curta. Este método permite que as empresas unam o mundo dos negócios diretamente com a vida dos clientes.

Se a venda nas redes sociais é feita corretamente, é possível encurtar o ciclo de vendas. Deste modo, aumenta o incentivo para potenciais clientes e cresce as taxas de fechamento de vendas em comparação com outras técnicas. Leia mais em: Marketing Social: A importância das Redes Sociais pro seu negócio.

Técnicas para aprender a vender nas redes sociais

Em seguida, temos algumas das melhores dicas que ajudarão você a saber como vender nas redes sociais ou estabelecer relações antes de tentar fazer uma venda.

A técnica da interação é a mais importante para saber como vender nas redes sociais.

Para que a venda seja eficaz, você deve interagir e se conectar com seus seguidores regularmente. Além disso, essas interações devem ser autênticas e não devem parecer forçadas ou como se você pressionando..

Comece com pequenas conversas e continue a venda naturalmente. Ofereça soluções, forneça informações relevantes, compartilhe histórias de sucesso, ofereça conselhos úteis ou fale sobre os problemas mais comuns.

 Mostre ao cliente que você é humano e sabe construir um relacionamento.

As vendas são excelentes por meio das redes sociais, mas os profissionais devem mostrar o valor do produto, antes que os clientes realmente acreditem no que foi dito. O fato de terem aceitado ou mostrado algum interesse não significa que eles estão dizendo “por favor, me venda algo”.   

Servir antes de vender significa dar informações valiosas gratuitamente. Representa resolver problemas e oferecer soluções. Se enquanto você vende, pensa: “Como posso ajudar o cliente?” Em vez de “o que eu posso te vender?” Significa que você está no caminho certo.

Dê ao cliente mais do que você ganha através das vendas nas redes sociais

Essa maneira de pensar é a única maneira real de encontrar sucesso nas plataformas sociais. Compartilhar conteúdo e ideias é o assunto do mundo virtual. Lembre-se sempre que você precisa dar muito mais do que recebe para obter o sucesso.

Faça com que a maioria das publicações seja baseada em valores e com informações úteis planejadas para ajudar seus clientes. Além disso, não se esqueça de gastar uma boa parte do seu tempo compartilhando conteúdos de outras pessoas e deixando comentários aos interessados. Leia mais em: Banco de dados para uma pesquisa: identifique seus clientes fiéis

Defina horários para publicar seu conteúdo

Todos os especialistas de vendas, através das redes sociais, devem seguir um padrão para garantir que a informação certa seja liberada no tempo adequado.

Alguns dias podem ser dedicados a temas específicos, também pode-se misturar conteúdos durante a semana. Apenas certifique-se de ser coerente ao longo do tempo. Isto fará com que você se sinta confortável com o que é promovido ou vendido.

Quando você decidir se comunicar com outra empresa através das redes sociais, ter tempo para fazer um questionamento antes é imprescindível. Geralmente, você deve tentar este método em todas as contas com as quais você se conecta. Leia mais em: Modelo Racional de Perguntas e Perguntas de entrada

Mesmo se você tomar cinco ou dez minutos para realizar uma pesquisa da empresa e suas necessidades, você estará à frente do jogo e será capaz de se comunicar de uma forma exclusiva para sua organização.

Não limite sua comunicação a um único canal

Se você está conectado no Facebook e interage regularmente com seus usuários, não significa que você não pode estar conectado com eles também em outras redes sociais, como por exemplo, o LinkedIn e Twitter. As diferentes plataformas parecem ter diferentes sensações. Por isso, a interação ocorre de uma maneira mais ampla. Se conecte com o maior número possível de usuários em todas as redes existentes.

É provável que uma empresa pareça mais profissional no LinkedIn e mais divertida no Instagram. Aproveite a oportunidade para formar um vínculo que englobe uma variedade de pensamentos e emoções diferentes e, certamente, terá mais sucesso no alcance dos seus objetivos. Recomendamos a leitura do: Pesquisa para o Facebook, use redes sociais em sua pesquisa.

Não descuide dos seus clientes atuais

Ao começar a procurar novas vendas e novas receitas, pode ser fácil se descuidar dos clientes já existentes nas redes sociais. Mas, isso é um grande um erro. Lembre-se que é custa mais ganhar um novo cliente do que manter um que já existe.

Se eles o compraram uma vez, é provável que comprem novamente. Para os clientes atuais, faça perguntas mais profundas e dedique um tempo para construir relacionamentos que os façam se sentir especiais. Procure em seus perfis de redes sociais suas biografias para obter o máximo de informação possível sobre eles e mantenha-os cativados. Recomendamos a leitura de: Características de um líder de atendimento ao cliente

Atualize seus perfis para as vendas nas redes sociais

Uma das técnicas de venda social que até mesmo os especialistas tendem a perder é a manutenção de perfis atualizados. O que você precisa fazer é que seu perfil seja um lugar onde qualquer empresa ou cliente em potencial possa visitar e descobrir todas as informações relevantes para que, com maior eficácia, desejem criar ou continuar um relacionamento com você.

Suas redes devem ser abertas. Você deve manter seus dados atualizados para refletir as ofertas atuais. Além disso, não deve parecer complicado se algum cliente quiser entrar em contato com você.

Lembre-se de que sua imagem deve parecer profissional. As contas da empresa podem ter o logotipo como uma imagem de perfil, mas se você usar uma imagem sua, verifique se ela está de acordo com os valores da empresa e se você reflete alguém com quem as pessoas desejam fazer negócios. Leia mais em: Presença nas redes sociais, caminho para alcançar o sucesso

Analise seus resultados e faça os ajustes necessários

Aprender com os seus resultados é uma excelente maneira de economizar tempo e maximizar o ROI da venda social. Ao coletar informações dos esforços atuais e passados, ficará óbvio o que funciona e o que não funciona. Você poderá ajustar as mensagens e as plataformas de acordo com seus resultados.

Todos os especialistas em marketing testam, rastreiam e medem. Portanto, se você quiser ser um dos melhores, isso também deve fazer parte de sua estratégia de venda social.

Essas dicas de como saber vender nas redes sociais devem ajudar os vendedores de todos os setores a aproveitarem essas ferramentas. A chave do sucesso das vendas nas redes sociais  é a personalização, persistência, paciência e, claro, uma atitude positiva para fornecer soluções aos seus clientes.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.