Características de um líder de atendimento ao cliente

O tipo de líder de serviço ao cliente de que as organizações precisam para melhorar a experiência do consumidor varia entre o analista tático e o chefe estratégico. Definir exatamente o que um líder de atendimento ao cliente faz pode ser complicado. Mas o que é ainda mais difícil é quando você não tem experiência ou visão.

Ser um líder centrado no cliente é uma tarefa difícil. Então, como você pode dar o exemplo para melhorar a experiência de seus clientes, independentemente de onde você está no organograma da sua organização?

Que tipo de líder de atendimento ao cliente você é?

Há muitas maneiras de se encarregar de uma equipe centrada no serviço ou sucesso do cliente, mas sem dúvida, isso definirá uma parte importante da imagem do seu negócio. Quais características o definem?

1. O líder de atendimento ao cliente que lidera pelo exemplo

Lidera dados sobre por que a experiência do cliente é importante, compartilha o feedback do cliente da maneira que pode e reforça a importância desse feedback em cada reunião.

Pensa primeiro nos clientes e em como obter feedback para ver o que pensam sobre os tópicos de interesse da empresa.

Liderar pelo exemplo significa ter preparação extra e nunca se sentir confortável no status quo. Pode ser desconfortável, mas também incrivelmente eficaz na mudança de uma cultura de dentro para fora.

Se você é esse tipo de líder na experiência do cliente, precisa se sentir confortável sendo repetitivo e paciente. É preciso diligência e persistência nesse tipo de liderança.

5 funções de liderança e gerenciamento

2. O líder de atendimento ao cliente que busca inovação

Há algo de poderoso e mágico em convencer um grupo de pessoas a seguir ideias arriscadas e inovadoras. Pode ser um feito em algumas organizações que estão tão focadas na geração de relatórios mensais e não na geração de novas ideias que trazem novas oportunidades de negócios.

Um líder inovador aproveita esses pequenos momentos para revisar as informações coletadas dos clientes e fazer ótimas perguntas. O que você acha que aconteceria se fosse oferecida lhe oferecesse uma oferta ilimitada de produtos? O valor de vida do nosso cliente aumentaria? Como podemos tentar e descobrir?

Quando você começa a ver os outros pensarem grande e agirem com base nessas grandes ideias, você sabe que está fazendo a diferença.

Leia também: Características que um líder de vendas digital deve ter

2. O líder centrado nos dados

Esse tipo de líder de serviço ao cliente parece ter uma grande demanda. Mas a ironia, é claro, é que os mesmos lugares que desejam esses tipos de líderes geralmente já vivem em uma cultura centrada em dados.

Existe uma necessidade em organizações que não conseguem entender porque a experiência do cliente é importante. Detratores que perguntam “vale a pena” não veem nenhuma evidência de que isso realmente beneficie a organização.

Esse líder é necessário para compartilhar os resultados reais dos esforços de experiência do cliente. Os dados podem ajudar a contar a história em resultados reais para o seu negócio.

Não se concentre apenas nos dados, mas é importante entender e compartilhar seu valor.

O melhor líder de atendimento ao cliente é aquele que está pronto para liderar de cada uma dessas maneiras. Com base no que é necessário, nas mudanças que estão chegando e em quem precisa ser convencido. Os melhores líderes usam essas habilidades e traços para compartilhar as histórias que importam.

Comunicação do líder com sua equipe

Você está pronto para ser um verdadeiro líder de atendimento ao cliente? 

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Também recomendamos:

12 lecciones de Liderazgo que aprendimos de Game of Thrones

O líder tóxico e seu efeito no ambiente de trabalho

Canais de atendimento ao cliente – redes sociais entre os mais usados

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.