Canais de atendimento ao cliente – redes sociais entre os mais usados

Sua empresa usa redes sociais nos canais de atendimento ao cliente? Este seria um tópico relacionado à estratégia que uma empresa poderia ter. Porque não é o mesmo ter uma conta em redes como o twitter ou o facebook e usar esse tipo de canal para atender os clientes, independentemente de serem pequenas ou grandes empresas.

As informações que precisamos já estão na web. Raramente usamos uma lista telefônica para ligar para uma empresa e solicitar seu horário comercial ou sobre qualquer produto que eles oferecem. Grandes empresas possuem lojas digitais ou páginas de informações na web, não apenas para posicionar sua marca, mas também para vender.

Atualmente, muitas empresas se destacam no atendimento por ter canais de atendimento ao cliente também na Internet. Sabemos que o fato de poder estar on-line por meio de um dispositivo móvel, praticamente em qualquer lugar e a qualquer momento, incrementa a demanda por este serviço. Pessoas que não a usam, é pelo fato de que simplesmente não receberam essa ótima opção que, sem dúvida, lhes dará outro tipo de experiência.

As redes sociais são para compartilhar

Certamente você usou as redes sociais para encontrar informações sobre produtos e serviços, ter respostas para suas perguntas, reclamar ou simplesmente compartilhar sua experiência. Nossos clientes estão dispostos a usar esses mesmos canais de atendimento ao cliente para compartilhar bons e maus momentos. Portanto, se você oferecer um serviço bom ou ruim, todos saberão.

Os clientes perceberam que as redes sociais são um meio eficaz de comunicação com as empresas, pois consideram que há uma resposta imediata às suas demandas. Por isso, as empresas estão cada vez mais trabalhando para fornecer um melhor serviço através desses canais de atendimento ao cliente. Elas sabem que, caso contrário, podem gerar desconforto ao usuário, resultando em uma diminuição nas vendas.

Embora o Facebook e o Twitter sejam as redes sociais mais populares, existem outras ferramentas nos canais de atendimento ao cliente que você pode usar, como um blog, email ou bate-papo on-line para dar suporte e prestar atenção aos seus clientes. Da mesma forma, existem os aplicativos que mantêm você em relação direta com os produtos e serviços das empresas. A propósito, você já conhece o aplicativo QuestionPro?

Veja: 4 maneiras de cuidar do relacionamento com o cliente

Serviço online

Cada um dos canais tem certas peculiaridades; não é o mesmo atender um cliente via telefone, ou em algum ponto de venda, do que online. A verdade é  que cada vez mais o serviço online é um dos canais de atendimento mais exigidos. Para isso, é necessário ter pessoal treinado e fazer uso de boas práticas. No entanto, cada um deles também pode ser o complemento de outro. Quanto mais canais são oferecidos aos clientes, mais informações para a tomada de decisão correta você obterá.

Os clientes merecem ser atendidos da melhor maneira, está em nossas mãos gerar os recursos para isso. As redes sociais são uma oportunidade de impactar positivamente as vendas e a fidelidade do cliente. Hoje em dia, não basta ter presença na rede, é preciso procurar ser o melhor também.

Estratégias tradicionais de marketing para a era digital

Dicas para escolher os melhores canais de atendimento ao cliente

  • Se você presumir que seus clientes usam o Facebook ou o Twitter apenas por serem as redes mais populares, você pode estar errado. Portanto, é importante saber qual rede eles usam ou onde passam mais tempo. Você pode fazer uma pesquisa para investigar esses dados e focar seu trabalho nesse ponto, garanto que você pode ter algumas surpresas.
  • Outro ponto importante é monitorar nossos seguidores, a fim de conhecer suas necessidades. Não se esqueça que o problema de alguém pode ser o problema de muitos outros. Você também pode obter boas ideias, não apenas para resolver o que os aflige.  Mas, também coletar frases que o ajudarão a lançar uma campanha de marketing ou recomendações para melhorar produtos ou serviços.
  • Respostas rápidas e diretas são as melhores. Independentemente de você ter uma empresa pequena ou grande com milhares de seguidores nas redes sociais, é necessário definir determinadas prioridades para ter uma organização melhor e oferecer os melhores canais de atendimento ao cliente. Comece respondendo a reclamações e solicitações de produtos ou serviços urgentes. Não esqueça de agradecer aos clientes que forneceram um feedback positivo.

Estratégia de experiência do cliente – confira algumas dicas

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Como usar o twitter para empresas? Confira o que você pode fazer!

Pesquisa de feedback: como criá-la de maneira fácil

Pesquisas nas redes sociais. Como aproveitar o seu uso?