Como a tecnologia de medição Maxdiff aumenta as vendas?

Você sabia que é possível aumentar as suas vendas com a tecnologia de medição MaxDiff?

Essa ferramenta te ajuda a descobrir quais são os fatores determinantes da decisão de compra dos consumidores. Então, você pode oferecer aquilo que eles buscam e ser líder de vendas do mercado!

 

 

O que é a tecnologia de medição MaxDiff?

Essa técnica colabora com a compreensão e medição das preferências do cliente através de uma pergunta também chamada MaxDiff adicionada a uma pesquisa online. Essa pergunta apresenta como resposta, uma lista de itens para o respondente selecionar os que mais gosta e os que menos gosta.

Esse processo é repetido algumas vezes com esses itens em diferentes posições e combinações para que a dinâmica de escolha seja facilitada para o respondente.

Como resultado, um relatório apresentará esses itens em ordem hierárquica, apontando o valor individual que cada item tem para o participante da pesquisa MaxDiff.

>>> Guia essencial MaxDiff: a escala de medição de preferências

 

Fatores determinantes da decisão de compra

Existem fatores-chave que levam uma pessoa a comprar algo:

  • Compras por recompensa são motivadas pela emoção. É a pizza no final de semana depois de uma semana sem faltar à academia.
  • Compras por necessidade deveriam ser feitas exclusivamente com base em lógica e razão, mas também têm uma parcela de emoção. Geralmente, a emoção é utilizada para justificar a escolha quando o item elegido não parece ser a opção mais racional. É o tênis mais caro que possui a mesma qualidade e finalidade da opção mais barata que você comprou para ir à academia.

 

 

Como vender mais com a tecnologia de medição MaxDiff?

Já sabemos que os consumidores são motivados a comprar por razões sociais, culturais e psicológicas e sustentam a decisão de compra com fatores emocionais e racionais.

Com um bom trabalho de definição de público-alvo é possível obter esse tipo de insight e otimizar suas estratégias de venda. Mas como ir mais afundo e vender ainda mais? Como estar um passo a frente e saber exatamente o que o mercado busca? A resposta está na escala MaxDiff!

 

PASSO 1: descubra

Aplique uma pesquisa de mercado e adicione uma pergunta MaxDiff para compreender as preferências do consumidor.

Conheça os fatores que influenciam a tomada de decisão. Sabendo o que seu cliente busca, você terá a oportunidade de suprir suas necessidades em primeira mão.

 

Exemplo: Você apostaria em itens que seus clientes não consideram comprar?

tecnologia de medição maxdiff

 

PASSO 2: seja consistente

Mantenha-se alinhado e realize o estudo MaxDiff com frequência para acompanhar o desenvolvimento e adaptação do mercado que muda constantemente.

Faça uma projeção desse comportamento com os dados coletados e antecipe suas necessidades.

Exemplo: Imagine que a mesma pergunta MaxDiff acima seja feita aos mesmos clientes em outras circunstâncias: será que eles manteriam suas preferências?

 

PASSO 3: avalie

Avalie o nível de satisfação do cliente em relação aos seus produtos e serviços e compreenda quais produtos têm maior aceitação e quais outros atributos contribuem para a fidelização desses clientes, além dos produtos em si.

Atenda às expectativas dos consumidores e solucione seus problemas, colaborando para uma boa experiência do cliente.

 

Exemplo: Utilize a tecnologia de medição MaxDiff  para avaliar outros fatores que levam os consumidores a realizar suas compras e aquilo mais gostam da sua empresa.

 

 

Conclusões

É importante compreender o comportamento humano e seus hábitos de compra para definir quais são as melhores formas de alcançar o público-alvo, quem é seu público-alvo, qual a melhor linguagem para comunicar-se com ele, etc.

Muitas estratégias de venda e marketing dependem desse tipo de informação. Mas somente a escala de medição MaxDiff te diz exatamente o que seus clientes querem comprar.

>>> Leia também: O que é o Maxdiff ancorado?

 


 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa do mercado!
Conheça todos os produtos e licenças da QuestionPro em uma demonstração da plataforma. 

Agendar demonstração