Conheça a tecnologia de medição MaxDiff e aplique em sua pesquisa

Tecnologia de medição MaxDiff (Maximum Difference Scaling) é uma técnica de escala de pesquisa. Foi descrita pela primeira vez em 1987 por Jordan Louviere. Essa metodologia, complexa para uso em entrevistas pessoais /por telefone, tornou-se relevante com o surgimento das pesquisas on-line.

O objetivo da tecnologia de medição MaxDiff é medir a importância relativa de um conjunto de características para um grupo de entrevistados. MaxDiff é capaz de obter informações dos entrevistados de uma forma natural. Por isso, o alcance de informações é mais preciso. Também recomendamos a leitura de: O que é pesquisa social?

Principais alternativas para utilizar a tecnologia de medição MaxDiff

Medir a importância relativa de diversos itens é comum em qualquer pesquisa. Os principais métodos utilizados para isso são os 3 seguintes:

Escalas de ordenação (ranking)

Mostram ao entrevistado uma lista completa de itens. Solicitam que eles sejam ordenados inserindo um número ao lado de cada um dos itens. Este método detalha bem as preferências, mas é bastante complexo para o entrevistado quando a lista é extensa (mais de 5 itens). veja também: MaxDiff: uma das escalas de medição mais importantes

Escalas de preferência (classificação)

Se trata típica escala de “likert”, na qual individualmente pontuamos cada item, por exemplo de 1 a 10. Sua forma mais usual é a matriz. É mais simples para o respondente, porém apresenta dois problemas. O primeiro favorece o empate, e o segundo se trata do significado da escala que é arbitrário. (cada entrevistado interpreta um 7 à sua maneira, por exemplo). As classificações obtidas tendem a ser compactadas em uma faixa reduzida de pontuações. Veja também: Pesquisa de viabilidade de mercado

Escalas de pesos (atribuição)

Essas perguntas pedem ao entrevistado para distribuir um total de pontos (por exemplo, 100) entre os diferentes itens. Permite medir tanto a ordem de preferência quanto a intensidade, mas é extremamente pesada para o entrevistado. Leia também: O que é pesquisa documental?

O princípio básico por trás da tecnologia de medição MaxDiff

As alternativas de uso da tecnologia de medição MaxDiff possui prós e contras. Mas, todas têm uma causa comum em suas deficiências: ordenar, pontuar e atribuir pesos não são tarefas naturais para o cérebro humano. Manipular extensas listas de coisas também.

Quando enfrentamos a necessidade de escolher, por exemplo, comprar um refrigerante entre todos os disponíveis na prateleira de um supermercado. Não nos dedicamos a pontuar e classificar o produto. Simplesmente partimos de uma alternativa e comparamos com as outras existentes, sempre em pequenos grupos, descartando as opções com “pior preferência” e ficando com as de “melhor preferência”. Leia também: Tangibilizar serviço – Conheça 4 táticas para aplicar com qualidade

MAXDIFF tenta obter informações dos entrevistados através de uma tarefa natural para o cérebro humano: “Escolha entre uma lista pequena o item que você mais gosta e o que você menos gosta.” É um princípio compartilhado com todas as metodologias do tipo CONJOINT (a tecnologia de medição Maxdiff não deixa de ser um conjoint simples).

Esperamos que a facilidade e confiabilidade com as quais podemos programar os estudos da tecnologia de medição MaxDiff, auxiliadas por nossa nova plataforma de pesquisa, nos encorajem a estender o uso dessa técnica entre os pesquisadores. Isso teria um forte impacto tanto na qualidade da informação, quanto na experiência dos clientes. Veja também: Como determinar o tamanho de amostra de uma pesquisa

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.