Use a técnica MaxDiff para conhecer as preferências do cliente

A técnica MaxDiff tem a função de apontar exatamente quais são os produtos ou as características do produto que os consumidores mais gostam e quais eles menos gostam através de uma dinâmica de comparação. Dessa forma, é possível compreender as preferências dos clientes e se manter alinhado à demanda do mercado.

 

 

Como funciona a técnica MaxDiff

A técnica MaxDiff é aplicada através de uma pesquisa de mercado com uma pergunta também chamada MaxDiff, que apresenta uma lista de itens a serem avaliados pelo respondente. Por exemplo:

 

 

A pergunta se repetirá algumas vezes e os itens se alternam entre si para captar a melhor e a pior opção de cada uma dessas rodadas. A dinâmica do número de rodadas, dos itens exibidos em cada uma, etc, devem preservar 4 propriedades fundamentais:

  1. Balanço de frequência: cada item é exibido um número similar de vezes.
  2. Ortogonalidade: os itens devem ser mostrados junto com outros itens um número similar de vezes.
  3. Conectividade: questões que não possuem itens comuns não devem ser criadas. Caso contrário, não seria possível reconstruir a preferência sobre o número total de itens no design. (Não teríamos comparações diretas ou indiretas entre itens).
  4. Saldo posicional: como em qualquer pesquisa, devemos garantir que a posição dos elementos nas perguntas seja aleatória para evitar erros.

Para uma válida medição da importância relativa de itens individuais em subgrupos de perguntas, deve-se selecionar cuidadosamente o número de perguntas e os itens que as compõem.

 

A resposta fornecida traz os dados em ordem hierárquica de predileção, permitindo que cada um dos itens seja classificado de acordo com seu valor individual segundo as preferências dos clientes.

 

 

Conhecendo as preferências dos clientes com a técnica MaxDiff

Fica difícil escolher um sabor de sorvete se as opções ofertadas são seus preferidos. Mas, ainda que não seja óbvio, sempre existem preferências.

Esse é o fundamento da MaxDiff: comparar os itens em diferentes cenários para que o respondente indique qual é a melhor opção e a pior opção naquelas circunstâncias. Ao eleger qual é a pior opção, é possível alcançar dois objetivos:

  • Facilitar a tomada de decisão do respondente.
  • Computar os itens em ordem hierárquica de preferência.

Veja nesse guia, um exemplo real de pergunta MaxDiff aplicada em uma pesquisa de mercado online e compreenda o funcionamento dessa técnica de medição.

 

Outros usos da técnica MaxDiff

Ainda relacionado às preferências do cliente, essa técnica pode ser aplicada para avaliar mais que um produto ou serviço, mas a própria empresa, determinando quais aspectos de sua marca o cliente considera mais importantes ou menos importantes ou quais estão mais e menos satisfeitos.

E ainda:

  • Comparação de características ou benefícios da empresa e seus produtos/serviços.
  • Encontrar áreas para potenciais investimentos em recursos.
  • Comparação de interesses e atividades.
  • Definir campanhas e estratégias de marketing.
  • Obter feedback sobre produtos ou serviços utilizados.

 

Nem sempre o respondente é um cliente escolhendo um produto ou as melhores características desse produto. A técnica MaxDiff é muito versátil e pode ser usada para diferentes objetivos: satisfação do cliente, campahas de marketing, desenvolvimento de produto ou página web, admissão de novos funcionários, etc.

Se você já respondeu um teste psicológico para uma entrevista com o departamento de RH de uma empresa, provavelmente se deparou com uma pergunta MaxDiff, onde você precisava responder algo como “se parece mais comigo”  e “se parece menos comigo” para as opções apresentadas repetidamente.

 

 


 

Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa do mercado!
Conheça todos os produtos e licenças da QuestionPro em uma demonstração da plataforma. 

 

Agendar demonstração