Pergunta dicotômica: vantagens e desvantagens de utilizar

Um dos tipos mais frequentes de perguntas em uma pesquisa é a pergunta dicotômica. Mas, elas são realmente úteis para pesquisa de mercado? A resposta é sim e não.

Por definição, a dicotomia tem duas partes. No âmbito do desenho de investigação, as perguntas dicotômicas têm duas opções de resposta possíveis. A mais comum das dicotomias é sim / não. Outras opções incluem:

Verdadeiro/falso

Masculino/feminino

Os benefícios das perguntas dicotômicas são dois, fáceis de entender e breves. Toda vez que podemos simplificar a experiência da pesquisa, o usuário (respondente) ganha e isso pode levar a melhores taxas de conclusão da pesquisa.

O que é uma pergunta dicotômica?

É um dos tipos de perguntas que se caracteriza por ter duas respostas possíveis. Perguntas dicotômicas são frequentemente usadas em pesquisas que fazem perguntas como resposta Sim / Não, Verdadeiro / Falso, Concordo / Não Concordo. Estes são usados para distinguir claramente as qualidades, experiências ou opiniões do entrevistado. Por exemplo

Se você deseja apenas informações sobre os usuários de seus produtos, pode estar interessado em fazer esses tipos de perguntas para “excluir” aqueles que não compraram seus produtos ou serviços. É importante que você faça apenas esses tipos de perguntas se realmente houver apenas duas respostas possíveis. Evite usar perguntas dicotômicas para informá-lo sobre sentimentos e emoções, pois é uma área neutra onde as pessoas preferem responder com um “talvez” ou “ocasionalmente”.

Entre os tipos de perguntas, dicotômicas (sim / não) podem parecer simples, mas elas apresentam alguns problemas, por exemplo, em termos de análise. As perguntas Sim / Não frequentemente forçam os clientes a escolherem entre opções que podem não ser tão simples. Isso pode levá-las a escolher uma opção que não capture verdadeiramente seus sentimentos ou necessidades.

Exemplo de pergunta dicotômica

Uma boa pergunta dicotômica seria “Você é mais alto que 1,80?” Enquanto uma má pergunta seria “Você gosta das músicas no álbum X?” O entrevistado pode não ser capaz de expressar a maneira como ele se sente através da opção Sim / Não. Muitos entrevistados podem gostar apenas de uma única música do álbum.

Os benefícios das dicotômicas são que são fáceis e breves. Você também pode simplificar a experiência da pesquisa. Perguntas dicotômicas têm a vantagem de facilitar respostas e análise de dados.

Qual deve ser o uso de uma questão dicotômica?

A facilidade e simplicidade da questão dicotômica estabelece limites para a análise que pode ser realizada. Se perguntarmos a um entrevistado se ele já usou nosso produto nos últimos seis meses (Sim / Não), temos apenas dois grupos para analisar. Se perguntarmos: Quantas vezes você usou nosso produto nos últimos seis meses? Então temos mais opções e podemos ver o uso médio do produto.

A questão dicotômica oferece aos entrevistados uma experiência de usuário simples. No entanto, isso limita o que pode ser feito com os dados. Naturalmente, fazer pesquisas com crianças, a pergunta dicotômica pode ser o formato mais eficaz.

Há vários fatores a serem considerados ao desenvolver as perguntas de uma pesquisa, devemos sempre nos esforçar para alcançar um equilíbrio entre a experiência do respondente e a necessidade de coletar dados que nos ajudem a tomar decisões sólidas para o nosso negócio.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Perguntas abertas: conheça o que opina seu entrevistado

Exemplos de perguntas para avaliar um curso ou treinamento

Como desenvolver perguntas que ajudem na tomada de decisões

Perguntas abertas: conheça o que opina seu entrevistado

Questionário de pesquisa: conheça os 7 passos para criar um

Pesquisa avaliativa, encontre os benefícios de utilizá-la

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.