Questionário de pesquisa: conheça os 7 passos para criar um

Para realizar um questionário de pesquisa, você deve ter um bom design. Nenhuma pesquisa pode receber uma resposta bem-sucedida se não considerarmos esse fator. A maioria de nós já estivemos em uma situação na qual fizemos uma compra de determinada marca ou comemos em um restaurante e nos deram um questionário para registrar nossas respostas ou comentários sobre o produto ou serviço oferecido.

Quantos de nós simplesmente não respondemos aos questionários de pesquisa porque são confusos ou longos demais? Na maioria dos casos, o design de uma pesquisa diminui o entusiasmo do entrevistado e não responde corretamente. Os questionários devem ser projetados de uma maneira que seja extremamente simples de entender para o entrevistado.

O questionário é parte integrante da pesquisa de mercado. Não é possível extrair as informações corretas dos respondentes se você não pensa em fazer um questionário para uma pesquisa bem elaborada. Em conclusão, a pesquisa não tem valor a menos que os dados coletados sejam de grande utilidade para o entrevistador.

Como fazer um questionário de pesquisa?

O design do questionário é um processo de várias etapas que requer atenção aos detalhes em cada um deles. A criação de um questionário é um tanto complexa, porque uma pesquisa deve ser baseada em tópicos diferentes (não todos ao mesmo tempo!) Com vários detalhes.

Os pesquisadores sempre esperam que a resposta recebida ofereça bons dados. No final do dia, tudo se resume a quão bons ou maus são os dados recebidos através das pesquisas. Se for muito complicado, existe uma possibilidade justa em que o entrevistado pode ficar confuso e seja incapaz de responder adequadamente.

Antes de fazer um questionário de pesquisa, você deve realizar um pré teste. Esse teste deve estar designado às pessoas durante o processo de desenvolvimento para obter uma melhor compreensão de como o respondente responde nesse teste. Uma pesquisa piloto é uma boa prática, pois ajudará você a saber, nos estágios iniciais, se precisa fazer uma alteração na pesquisa.

Conheça também: Inquérito comercial: conheça as principais características e Inquérito operacional: conheça as principais características

Passos para fazer um questionário de pesquisa

Identifique o que você deseja abarcar na pesquisa

Mesmo antes de pensar em como sua pesquisa será, pense no que sua pesquisa incluirá. A clareza no assunto é de grande importância, uma vez que é o primeiro passo para projetar a pesquisa. Uma vez que você esteja claro sobre o que tratará a pesquisa, as outras das etapas se realizarão naturalmente.

Escolha as palavras corretas

É essencial que as palavras ou frases que você utiliza ao criar o questionário sejam fáceis de entender, porque existe a possibilidade de que nem todos os entrevistados entendam o significado que elas implicam. Se as perguntas não forem claras para os respondentes, eles certamente escolherão outra opção e, no final, você terá dados imprecisos. Veja também: Uso de novas tecnologias em inquérito de mercado

Faça uma pergunta por vez no questionário de pesquisa

Às vezes, o criador de pesquisa pode estar tentado a adicionar duas perguntas semelhantes em uma. No entanto, isso também é algo que deve ser evitado, pois cada pergunta tem um resultado diferente.

Seja flexível com suas opções

Às vezes, o entrevistado não necessariamente deseja escolher entre as opções de resposta fornecidas pelo criador da pesquisa, o que ajuda ter a opção “outra opção”. Uso de novas tecnologias em inquérito de mercado

Perguntas abertas ou fechadas?

O tipo de perguntas deve ser escolhido com cuidado. Se a pesquisa exigir que o entrevistado não limite seus pensamentos, as perguntas abertas serão a melhor opção. Mas, se você quiser uma resposta específica, deve considerar as perguntas fechadas.

Saiba mais sobre: Perguntas abertas: conheça o que opina seu entrevistado

É importante conhecer o seu público no questionário de pesquisa

Como regra geral, antes de fazer um questionário de pesquisa, você precisa conhecer seu público-alvo. Por exemplo, se o público estudado fala o idioma espanhol, enviar as pesquisas em qualquer outro idioma não nos dará as respostas desejadas. Leia também: 5 exemplos de escalas Likert para seu próximo inquérito

Escolher a ferramenta certa é importante

A QuestionPro é uma plataforma de software para pesquisas simples e avançadas que os avaliadores podem utilizar para criar uma pesquisa ou escolher entre os 250 modelos de pesquisa existentes. Pergunte aos nossos consultores online!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem sua pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

https://www.youtube.com/watch?v=EPKW5TZxSIk

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.