5 exemplos de escalas Likert para sua próxima pesquisa

Perguntas da escala Likert oferecem uma variedade de opções de resposta para os entrevistados escolherem. Com o passar dos anos, essa questão evoluiu para se tornar a favorita entre os investigadores. Nesse artigo você verá 5 exemplos de escalas Likert.

Existem dois tipos básicos desta questão: unipolar e bipolar.

As questões de escala unipolar são baseadas na presença ou ausência de uma única entidade, com este tipo de questão de escala, você obtém resultados mais precisos para as perguntas realizadas.

A escala bipolar baseia-se na presença de duas entidades diametralmente opostas e intermediárias em termos de opções de resposta. Ou seja, enquanto a questão da escala unipolar de Likert tem um “polo”, as opções de resposta bipolar têm dois “pólos”.


 

Exemplos de escalas Likert

Veja 5 exemplos de escalas Likert para aplicar em sua próxima pesquisa ou enquete e saiba se é o melhor tipo de pergunta a ser escolhida.

Entenda a diferença entre enquete e pesquisa.

1. Escalas Likert para medir o nível de satisfação

Este é um dos melhores exemplos de como usar a escala Likert ao tentar entender o nível de satisfação do cliente. Em geral, nesse tipo de caso, uma escala unipolar é usada.

O conhecimento sobre o que seus clientes ou funcionários pensam sobre o novo produto ou sobre a implementação de uma nova função de um produto pode ser obtido fazendo uma pergunta desse tipo.

2. Escala Likert para medir o grau de importância

Por exemplo, você está apresentando um novo recurso ou lançando um novo produto em um mercado altamente competitivo. Se este for o caso, é importante saber o que opinam sobre essa inclusão para saber seu sucesso.

Antes de realmente implementar a alteração, você pode realizar uma pesquisa on-line e evitar a despesa de lançar um produto que não é o que os clientes precisam.

3. Escala Likert para entender a frequência de ocorrência

Digamos que você esteja realizando uma campanha semanal de marketing por e-mail, e o que você causou graças a isso é uma queda drástica nos inscritos. Você precisa do conhecimento certo para obter os resultados corretos.

Entenda porque essa queda ocorre e decida a frequência dos emails. Por isso, é extremamente importante perguntar aos clientes com que frequência eles prefeririam receber e-mails da sua organização.

Recomendo que você aplique os exemplos de escalas Likert anteriores. Eles ajudarão você a obter resultados eficientes em sua organização.

Aprenda a criar uma pesquisa por email em 12 passos.

4. Escala Likert para ver o grau de dificuldade

Esse é um dos exemplos de escala Likert que podem ser usadas para entender como foi fácil ou difícil para seus clientes implementar uma nova função do produto ou o uso de um novo produto. Também pode ser usado para descobrir se seus funcionários consideram a mudança nas políticas da organização fácil ou difícil de lidar.

 

5. Exemplos de escalas Likert para observar o nível de discordância

Clientes ou funcionários estão na mesma página que você quando se trata de discutir pontos importantes que facilitam todo o processo. (Esse tipo de exemplo está dentro da escala Likert bipolar).

 

Conheça as vantagens de usar a pergunta da escala Likert em sua pesquisa.

 


Agora que você viu exemplos de aplicação da escala Likert, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração