Como criar uma pesquisa por email em 12 passos

Quer você esteja testando um novo produto ou queira obter feedback sobre seu atendimento ao cliente, chega um momento em que você pode criar pesquisas para pequenas empresas ou pesquisas para organizações sem fins lucrativos e obter grandes lucros. Nesse artigo vamos ensinar como criar uma pesquisa por email em 12 passos simples.

Ao pedir a seus clientes que respondam a algumas perguntas rápidas, você pode obter informações valiosas.

Uma das melhores maneiras de realizar uma pesquisa é por email. E o mais conveniente é que por email, você aumentará a taxa de resposta da sua pesquisa.

Nesta publicação, mostraremos como criar uma pesquisa on-line e escreveremos um email de convite para que os clientes participem. 

Pronto para começar?


 

Passos para criar uma pesquisa por email

Em primeiro lugar, vamos falar sobre sua pesquisa.

1. Defina seus objetivos

O que você quer que sua pesquisa de clientes alcance? Você precisa de um objetivo claro antes de começar a criar perguntas de pesquisa. Você quer melhorar um determinado serviço? Você quer receber feedback sobre seu novo site? 

Faça um exercício: em duas ou três frases, anote o que você deseja receber da pesquisa.

2. Selecione uma ferramenta de pesquisa on-line

Há muitas ferramentas on-line que podem ajudá-lo a criar uma pesquisa de clientes. Usamos o software para pesquisa da QuestionPro, para criar nossas pesquisas on-line e depois enviamos as pesquisas por email para o público-alvo muito facilmente. 

3. Selecione um modelo

A maioria das ferramentas de pesquisa on-line oferece uma variedade de modelos de pesquisa pré-fabricados para atender às suas necessidades. Você pode editar perguntas para se adequar aos objetivos de sua pesquisa de negócios e de seus clientes.

4. Adicione sua própria marca

Inclua o logotipo de sua empresa em sua pesquisa e também use as cores que estão em seu logotipo, para que sua pesquisa seja consistente com sua marca.

5. Crie perguntas claras

É hora de criar um conjunto de perguntas de pesquisa. 

Aqui estão algumas dicas para garantir que suas perguntas sejam eficientes e sobre o assunto.

  • Verifique seu alvo. Todas as suas perguntas devem ser direcionadas para atender ao objetivo de sua pesquisa.
  • Pergunte sobre uma coisa de cada vez. Não tente combinar vários itens em uma única pergunta. No final, é muito difícil decifrar as respostas.
  • Não tente influenciar seu público. Faça perguntas simples que sejam livres de opinião.
  • Seja específico. Por exemplo, uma pergunta como, “Você encomenda regularmente material de escritório on-line? É vago: “Você encomenda cartuchos de impressora da ABC Office Supply pelo menos uma vez por mês?” É mais específico e lhe dá informações mais detalhadas.
  • Faça 5-10 perguntas. Você não quer que a pesquisa seja muito longa ou os destinatários podem parar no meio da pesquisa.
  • Selecione os tipos de perguntas. Com a maioria das ferramentas de pesquisa, você tem uma variedade de tipos de perguntas para escolher. Você pode configurar múltiplas opções, caixas de comentários, menus suspensos e escalas deslizantes. Sugerimos que nos atentamos a um ou dois tipos de perguntas por pesquisa. Você não quer uma confusão de tipos de perguntas; isso pode ser confuso para o participante.
  • Cobrir todas as respostas possíveis. Se você fizer perguntas de múltipla escolha, certifique-se de que haja uma resposta que sirva a todos.

 

Veja esse guia completo dos tipos de perguntas para pesquisa.

 

6. Confira antes de enviar a sua pesquisa por email

Antes de enviar sua pesquisa a seus destinatários, certifique-se de revisá-la e testá-la. Peça a um colega de trabalho que faça o mesmo para pegar qualquer erro. Fazer ajustes, se necessário.

Com a pesquisa concluída, você pode agora criar um convite por email para incentivar a participação.

7. Criar uma questão convincente

Em sua linha de assunto de email, diga aos destinatários que você deseja a ajuda deles com uma pesquisa. O assunto de uma pesquisa por email deve ser conciso e usar linguagem ativa. Aqui estão alguns exemplos:

  • Precisamos de sua ajuda. Faça nossa pesquisa de 3 minutos.
  • Diga-nos o que você pensa e ganhe um cartão presente.
  • Ajude-nos completando nossa rápida pesquisa.
  • Você tem 2 minutos? Adoraríamos seu feedback.

8. Escreva um convite efetivo para sua pesquisa por email

O corpo de email convida o destinatário a fazer a pesquisa por email. Pense em um convite de aniversário. É amigável e oferece detalhes vitais como quem é a festa e quanto tempo ela vai durar. Um convite de pesquisa é semelhante. 

Usaremos o seguinte email como exemplo de como escrever seu convite para a pesquisa.

 

como criar uma pesquisa por email

 

  • Saudações cordiais. Esta pesquisa é personalizada e agradece ao cliente por utilizar seu serviço. Tente algo semelhante. O objetivo é iniciar o email com uma nota de agradecimento.
  • Para quem e o que é a pesquisa? Diga aos destinatários para quem é a pesquisa e qual é o seu propósito. Explique por que esta pesquisa é importante.
  • Quanto tempo levará a pesquisa? Esta informação é essencial. Seus clientes estão ocupados, portanto, se você não explicar quanto tempo eles vão gastar, é provável que eles o ignorem. Para obter melhores resultados, faça uma pesquisa por email que leva de 3 a 5 minutos para ser concluída.
  • Incentivo possível. As pessoas respondem aos incentivos. Entre os participantes de um sorteio para ganhar um prêmio, por exemplo. Isto é especialmente útil se sua pesquisa for extensa. Se você planeja fazer isso, mencione-o em seu email. Por exemplo, aqui estão algumas dicas para implementar incentivos em Comunidades Online.
  • Um fechamento rápido. Feche seu email agradecendo ao cliente, ou se você criou o convite em um estilo de fonte, uma linha de assinatura rápida funciona.

 

9. Criar uma chamada à ação

A chamada à ação deve ser clara. No exemplo acima, com um botão que leva os destinatários diretamente à pesquisa. Tornar o processo o mais transparente possível.

10. Segmentar sua lista

A quem você deve enviar sua pesquisa por email? Em alguns casos, você pode querer enviar a pesquisa para toda a sua lista de emails. Entretanto, você pode querer enviá-lo para segmentos específicos, ou partes de sua lista, como aqueles que compraram um produto recentemente, ou aqueles que vivem em uma área específica do país. A segmentação de sua lista lhe dará as respostas mais relevantes.

Convidamos você a ler: Por que criar uma lista de emails para se aproximar do cliente?

11. Verificar e enviar sua pesquisa por email

Verifique seu email. Teste os links e verifique sua cópia. Quando você estiver satisfeito com isso, agende quando quiser que os destinatários o recebam. Após alguns dias, considere o envio de um lembrete por email para aqueles que não completaram a pesquisa de clientes.

12. Coleta e revisão das respostas de sua pesquisa por email

Recolha suas respostas. Em seguida, reserve um tempo para analisar todos os dados e usá-los para tomar decisões comerciais informadas no futuro.

Esse artigo vai te interessar: Análise de dados.

 


Agora que você já sabe como criar uma pesquisa por email, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração