Crie uma pesquisa por email com alta taxa de resposta

O que é uma pesquisa por email?

A pesquisa por e-mail é uma metodologia para coleta de dados muito eficaz, que economiza recursos como tempo e dinheiro, além de obter um grande alcance da população e facilitar o processo de participação para o respondente que pode responder diretamente de seu celular.

Por usa conveniência, esse tipo de pesquisa apresenta alta taxa de resposta, o que colabora com um grande volume de coleta de dados.

A pesquisa por e-mail pode ser feita de duas maneiras:

  • Pesquisa incorporada no e-mail: com a incorporação das perguntas no corpo do e-mail, o respondente pode fazer uma pesquisa sem ter que abrir uma janela do navegador. Este método normalmente tem menos de cinco perguntas e os tipos de perguntas mais usados em uma pesquisa via e-mail são perguntas fechadas e perguntas de Net Promoter Score (NPS).
  • Convite de pesquisa por e-mail: é enviado um e-mail que contém uma breve descrição da pesquisa e o link para acessar a pesquisa. Os respondentes podem clicar no link e ser redirecionados para a página da pesquisa.

 

 

Como criar uma pesquisa por e-mail?

Esse processo é muito fácil com o software de pesquisa online da QuestionPro. Com o editor de pesquisas aberto, clique em:

  1. Distribuir >> e-mail >> compor
  2. Na seção “Para”, você pode adicionar endereços de e-mail manualmente ou selecionar a lista de e-mails que você criou a partir do menu suspenso, como mostrado abaixo:

 

 

 

Dicas para conseguir altas taxas de resposta com uma pesquisa por email

Primeiramente, defina o seu objetivo e mantenha o foco durante todo o projeto. Sabendo exatamente o que você busca alcançar, é possível criar perguntas mais adequadas e selecionar a amostra de respondente que mais convém.

Quanto mais direta e coesa a sua pesquisa for, mais dispostos a colaborar estarão os respondentes.

 

1. Adicione sua própria marca

Inclua o logotipo de sua empresa em sua pesquisa e também use as cores que estão em seu logotipo, para que seja consistente com sua marca e passe segurança ao respondente.

>>> Crie pesquisas com o logotipo e a cara da sua empresa

 

2. Dedique-se na criação das perguntas

  • Verifique seu alvo: todas as suas perguntas devem ser direcionadas para atender ao objetivo de sua pesquisa.
  • Pergunte sobre uma coisa de cada vez: não tente combinar vários itens em uma única pergunta. No final, é muito difícil decifrar as respostas.
  • Não tente influenciar seu público: faça perguntas simples que sejam livres de opinião.
  • Seja específico: uma pergunta como: “você encomenda material de escritório online regularmente?” é vago. Melhor seria: “você encomenda cartuchos de impressora da ABC Office Supply pelo menos uma vez por mês?”.
  • Faça 5-10 perguntas: você não quer que a pesquisa seja muito longa ou os destinatários podem parar no meio da pesquisa.
  • Selecione os tipos de perguntas: com a maioria das ferramentas de pesquisa, você tem uma variedade de tipos de perguntas para escolher. Sugerimos que foque em um ou dois tipos de perguntas por pesquisa para não gerar confusão e perder tempo explicando cada uma.
  • Cobrir todas as respostas possíveis: se você fizer perguntas de múltipla escolha, certifique-se de que hajam respostas para todos os respondentes.

>>> Tipos de perguntas para pesquisa

 

3. Chame a atenção!

Capriche na formulação do texto de assunto de email, aqui estão alguns exemplos:

  • Dê a sua opinião e ganhe um giftcard.
  • Ajude-nos a melhorar nossos serviços.
  • Você tem 2 minutos? Adoraríamos seu feedback!

>>> Idéias de incentivos para respondentes de pesquisas

 

4. Escreva um convite convincente

O corpo de email convida o destinatário a fazer a pesquisa por email. Pense em um convite de aniversário: é amigável e oferece detalhes vitais como de quem é a festa e quanto tempo ela vai durar. Um convite de pesquisa é semelhante. 

Usaremos o seguinte email como exemplo de como escrever seu convite para a pesquisa:

 

como criar uma pesquisa por email

 

  • Saudações cordiais: esta pesquisa é personalizada e agradece ao cliente por utilizar seu serviço. Tente algo semelhante. O objetivo é iniciar o email com uma nota de agradecimento.
  • Para quem e o que é a pesquisa: diga aos destinatários para quem é a pesquisa e qual é o seu propósito. Explique por que a pesquisa é importante.
  • Quanto tempo levará a pesquisa: essa informação é essencial. Seus clientes estão ocupados, portanto, se você não explicar quanto tempo eles vão gastar, é provável que eles o ignorem. Para obter melhores resultados, faça uma pesquisa por email que leva de 3 a 5 minutos para ser concluída.
  • Incentivo possível: as pessoas respondem aos incentivos. Entre os participantes de um sorteio para ganhar um prêmio, por exemplo. Isto é especialmente útil se sua pesquisa for extensa. Se você planeja fazer isso, mencione-o em seu email.
  • Um fechamento rápido: feche seu email agradecendo ao cliente, ou se você criou o convite em um estilo de fonte, uma linha de assinatura rápida funciona.

 

5. Crie um CTA

A chamada à ação deve ser clara e direta, como a inserção de um botão que, ao ser clicado, leva os destinatários diretamente à pesquisa. 

6. Segmente sua lista de contatos

A quem você deve enviar sua pesquisa por email? Em alguns casos, você pode querer enviar a pesquisa para toda a sua lista de emails. Entretanto, você pode querer enviá-lo para segmentos específicos, ou partes de sua lista, como aqueles que compraram um produto recentemente, ou aqueles que vivem em uma área específica do país. A segmentação de sua lista lhe dará as respostas mais relevantes.

7. Verifique e envie sua pesquisa por email

Verifique seu email. Teste os links e verifique sua cópia. Quando você estiver satisfeito com isso, agende quando quiser que os destinatários o recebam. Após alguns dias, considere o envio de um lembrete por email para aqueles que não completaram a pesquisa de clientes.

 


Agora é hora de usar o melhor software de pesquisa online do mercado! Conheça todos os nossos produtos, recursos e licenças em uma demonstração da plataforma QuestionPro sem compromissos e totalmente em português.

Agendar demonstração grátis