Pergunta da escala likert – conheça as vantagens de utilizá-la

A escala Likert é uma escala psicométrica em que as perguntas baseadas nessa escala são geralmente usadas em uma pesquisa. É um dos tipos de pergunta mais usados. Em uma pesquisa da escala Likert, os entrevistados não escolhem entre um “sim / não”, mas existem opções específicas baseadas em “concordar” ou “discordar” de uma determinada pergunta da escala likert.

A escala Likert é geralmente uma escala de cinco, sete ou nove pontos usada para medir o quanto os entrevistados concordam com uma variedade de afirmações. O poder dessa técnica é que ela funciona em todas as disciplinas, é tão aplicável nas ciências sociais quanto no marketing.

Como a pergunta da escala Likert ajuda a medir a atitude dos entrevistados

A escala Likert geralmente possui cinco, sete ou nove pontos. No entanto, cinco e sete pontos são usados com mais frequência. Por exemplo, opções típicas de seleção múltipla incluem “Concordo totalmente”, “Concordo”, “Neutro”, “Discordo” e “Discordo totalmente”. Adicionar a palavra “Algo” nos dois lados cria o sexto e o sétimo ponto. As escalas são ancoradas pelas opções “Concordo totalmente” e “Discordo totalmente”. Algumas pesquisas indicam que mostrar o lado positivo primeiro pode aumentar a pontuação. Isso pode ser testado alternando os pontos de ancoragem em um período de aplicação da pesquisa e comparando as pontuações no estágio de análise de dados.

Criar escalas eficientes é uma dor de cabeça. A escala Likert foi projetada para medir atitudes de vários itens. A pesquisa básica nos diz que as medidas de vários itens em uma construção são inerentemente mais estáveis e estão sujeitas a uma menor variabilidade aleatória do que as medidas de um único item. Quantos itens são suficientes? Se você estiver criando uma nova escala, deverá criar o maior número possível de itens e permitir que a análise subsequente reduza as opções. Isso pode ser feito através de sessões de brainstorming, grupos focais ou uma revisão da literatura existente.

O que é a escala Likert e como utilizá-la ?

Exemplos de escala Likert unipolar

As escalas unipolares permitem que os usuários se concentrem na ausência ou presença de um único item. A escala mede dados ordinais, no entanto, na maioria das vezes, as escalas unipolares geram respostas mais precisas. Um exemplo de uma escala unipolar de satisfação é: nada satisfeito, um pouco satisfeito, satisfeito, muito satisfeito, totalmente satisfeito.

Uma pergunta unipolar na escala Likert diz ao entrevistado para pensar na presença ou ausência de uma qualidade. Por exemplo, uma escala unipolar comum inclui as seguintes opções:

  • Nada satisfeito
  • Um pouco satisfeito
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito
  • Totalmente satisfeito.

Essa pergunta da escala Likert é organizada em uma escala de 5 pontos, de A a E. Além disso, são fornecidos tipos de questões unipolares onde há uma quantidade máxima de atitudes ou nenhuma. Por exemplo, qual a utilidade da receita da torta de maçã? Muito útil, algo útil ou não útil. A partir daí, podemos assumir com segurança que existe uma opção intermediária, como “um pouco útil”.

Conheça também as Perguntas de escala de qualificação com precisão decimal

Exemplos da escala Likert bipolar

Uma escala bipolar diz ao entrevistado para equilibrar duas qualidades diferentes, definindo a proporção relativa dessas qualidades. Onde uma escala unipolar tem um “pólo”, uma escala bipolar tem dois pólos opostos. Por exemplo, uma escala bipolar comum inclui as seguintes opções:

  • Totalmente insatisfeito
  • Muito insatisfeito
  • Algo insatisfeito
  • Nem satisfeito nem insatisfeito
  • Um pouco satisfeito
  • Muito satisfeito
  • Totalmente satisfeito

Essa é uma escala com 0 no meio (-3,-2,-1,0,1,2,3). 

O que é a escala Thurstone? Saiba e aplique na sua investigação

Exemplos da Escala Likert

Considere as seguintes instruções:

  • Ted´s Pizza tem excelente serviço ao cliente.
  • Em Ted’s Pizza, você recebe muita comida pelo preço que paga.
  • As pessoas procuram informações sobre novos produtos.
  • Gosto de compartilhar informações com outras pessoas.
  • Me considero um especialista em uma variedade de assuntos.

As duas primeiras declarações medem a percepção do cliente sobre o negócio. Pesquisas qualitativas, como grupos focais ou entrevistas detalhadas, podem ser úteis para gerar uma lista de declarações.

As três últimas afirmações se concentraram no indivíduo e poderiam fazer parte de um líder de opinião ou de uma escala iniciante. Com a mesma facilidade, você pode criar uma escala com itens que abordam questões políticas ou sociais, religião ou outros tópicos importantes do dia.

Leia também sobre a Escala nominal 

Como escrever as perguntas ?

  1. Tenha cuidado com os objetivos: Quando você pergunta ao entrevistado sobre sua opinião em uma pesquisa, é extremamente importante que as opções de resposta sejam precisas. Suas opções de resposta devem incluir adjetivos fáceis de entender. Quando adjetivos são usados nas opções de resposta, não deve haver confusão sobre qual nota é mais alta que a outra. É apropriado partir de extremos (extremamente insatisfeitos ou semelhantes) para chegar a uma opinião neutra (nem satisfeito nem insatisfeito). E, em seguida, a uma escala de adjetivos positivos (extremamente satisfeitos ou semelhantes).
  2. Utilizar perguntas “unipolares” ou “bipolares”: Como criador da pesquisa, você deve ter clareza sobre que tipo de perguntas da Likert deseja usar na pesquisa. Você pode usar perguntas unipolares em que a escolha da resposta se baseia em extremamente negativo a extremamente positivo (extremamente insatisfeito a extremamente satisfeito) ou uma pergunta bipolar em que a escolha da resposta se baseia em qualquer lado da neutralidade (extremamente feliz a extremamente triste).
  • Sempre é melhor perguntar: Segundo um estudo, os seres humanos respondem mais positivamente às perguntas do que às afirmações. Portanto, para obter respostas precisas, é sempre melhor fazer perguntas do que fazer afirmações.

Escala de diferencial semântica: vantagens e desvantagens

Vantagens de usar a pergunta da escala Likert em uma pesquisa

  1. Quando o criador da pesquisa tende a solucionar dados quantitativos, é mais fácil relatar os resultados dos entrevistados.
  2. Como a pesquisa na escala Likert envolve o uso de uma escala, os entrevistados não precisam escolher opções extremas de resposta, o que lhes permite ser neutros, se assim o desejarem.
  3. Por último, mas não menos importante, é muito fácil realizar esses tipos de pesquisas, pois elas não exigem muito tempo.

5 exemplos de escalas Likert para sua próxima pesquisa

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.