Escala ordinal: 2º nível da escala de medição


A escala ordinal é o 2º nível de medição que reporta a classificação e ordenação de dados quantitativos sem realmente estabelecer o grau de variação entre eles.

“Ordinal” indica “ordem”, isso significa que a ordem das variáveis é relativa e a mudança das mesmas afetará os resultados.

 

Conheça todos os 4 níveis de medição.

 

 

Características da escala ordinal

Além de identificar e descrever a magnitude, também mostra a classificação relativa das variáveis.

  • As propriedades do intervalo não são conhecidas.
  • Medição de atributos não numéricos, tais como frequência, satisfação, felicidade, etc.
  • Além das informações fornecidas pela escala nominal, a escala ordinal identifica a classificação das
  • variáveis.
  • Usando essa escala, os responsáveis pela pesquisa podem analisar o grau de concordância entre os respondentes com relação à ordem identificada das variáveis.

 

 

Vantagens da escala ordinal

  • Facilidade de comparação entre as variáveis.
  • Extremamente conveniente para agrupar as variáveis após ordená-las.
  • Utilizado efetivamente em pesquisas e enquetes, devido à simplicidade de análise e categorização.
  • As respostas coletadas são facilmente comparadas para tirar conclusões impactantes sobre o público-alvo.
  • Como os valores são indicados de forma relativa utilizando uma escala de classificação linear, os resultados são mais informativos do que a escala nominal.

 

 

Exemplos

 

escala ordinal

 

Os entrevistados da pesquisa escolherão entre estas opções de satisfação, mas a resposta referente à “quanto?” permanecerá sem resposta. A compreensão de várias escalas ajuda os estatísticos e pesquisadores para que o uso de técnicas de análise de dados possa ser aplicado de acordo.

Assim, uma escala ordinal é usada como parâmetro de comparação para entender se as variáveis são maiores ou menores do que umas às outras usando a classificação. A tendência central da escala ordinal é a mediana.

A escala de Likert é um exemplo de porque a diferença de intervalo entre as variáveis ordinais não pode ser concluída. Nessa escala, as opções de resposta geralmente são polares, tais como “Totalmente satisfeito” a “Totalmente insatisfeito”.

A intensidade da diferença entre estas opções não pode ser relacionada a valores específicos, pois o valor da diferença entre totalmente satisfeito e totalmente insatisfeito será muito maior do que a diferença entre satisfeito e neutro. Se alguém ama os carros Mercedes Benz e lhe perguntarem “Qual a probabilidade de recomendar a Mercedes Benz a seus amigos e familiares?”, será difícil escolher entre Extremamente provável e Provável. Assim, uma escala ordinal é usada quando a ordem das opções deve ser deduzida e não quando a diferença de intervalo também deve ser estabelecida.

Veja 5 exemplos de escala Likert para aplicar em sua próxima pesquisa.

 

 

Tipos de pesquisas que se aplicam escalas ordinais

 

  • Ranking de alunos do ensino médio – 1º, 3º, 4º, 10º… Nº. Um aluno com pontuação 9/10 seria o 1º lugar, outro aluno com pontuação 9,5/10 seria o 3º e assim por diante e assim por diante.
  • Pesquisas de classificação em restaurantes – Quando um garçom recebe uma pesquisa em papel ou online com uma pergunta: “Quão satisfeito você está com a experiência de jantar?” tendo a opção 0-10, sendo 0 extremamente insatisfeito e 10 extremamente satisfeito.
  • Escala Likert – A escala Likert é uma variante da escala ordinal que é usada para calcular a satisfação do cliente ou empregado.

 

escala ordinal - likert

 

  • A compreensão do contexto sócio-econômico do público-alvo – Ricos, classe média, pobres, etc. – se enquadra na categoria de dados ordinais.
  • A frequência de ocorrência – Perguntas tais como “Com que frequência você tem que consertar o telefone?
    – Com muita frequência
    – Muitas vezes
    – Não é frequente
    – De jeito nenhum
  • Avaliando o grau de acordo – Indique seu nível de acordo com as políticas da empresa:
    – Concordar totalmente:
    – Concorde
    – Neutro
    – Discordo
    – Discordo totalmente
  • Compreender as preferências – Se um comerciante realiza pesquisas para entender que marca de laptop seus entrevistados não preferem, eles podem usar a escala ordinal. Das cinco marcas de laptops mencionadas, classifique a ordem de preferência:
    – HP
    – Maçã
    – Lenovo
    – Dell
    – Acer

 

Agora que você sabe mais sobre escala ordinal, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração