Escala de Likert, o que é e como utilizar?

A escala de Likert é um método de medição utilizado em inquéritos com o objetivo de avaliar a opinião e as atitudes das pessoas.
Existem vários tipos de escalas de medição em inquéritos focadas no comportamento das pessoas e a escala de Likert é uma das mais utilizadas.

Neste artigo a QuestionPro explica-lhe tudo sobre a escala de Likert.


O que é a escala de Likert:

A escala de Likert é uma escala de qualificação que se utiliza em inquéritos para perguntar a um entrevistado sobre o seu nível de acordo ou desacordo com uma determinada declaração. É ideal para medir as reações, atitudes e comportamento de uma pessoa.

Em oposição a uma pergunta simples (de “sim” ou “não”), usando a escala de Likert podemos obter uma classificação das respostas recolhidas.

A escala chama-se Likert em homenagem a Rensis Likert, uma vez que este criou este tipo de escala na qual se dá resposta colectivamente a um grupo de itens (podem ser 8 ou mais) e as respostas são pontuadas num intervalo de valores.

A escala de Likert é apenas um dos tipos de escala de medição que são utilizados em inquéritos e estudos de mercado para compreender as opiniões e as atitudes de um consumidor relativamente a uma marca, produto ou mercado alvo. Serve principalmente para medir e conhecer o grau de concordância entre um entrevistado e uma frase, positiva ou negativa.

Sempre que se responde a um dos itens da escala de Likert, o inquirido está a dar resposta ao seu nível de concordância com a afirmação. As escalas como a de Likert utilizam formatos de respostas fixos que são utilizados para medir atitudes e opiniões.

A escala de Likert assume que a força e intensidade da experiência é linear, por isso, vai desde “concordo totalmente” a “discordo totalmente”, assumindo que as atitudes podem ser medidas.

Existem diferentes níveis de medição, o que permite escalas de 5, 7 e 9 pontos, configurados previamente nos inquéritos. É recomendada a utilização de um elemento neutro para que quem não tenha opinião formada (não concordo nem discordo) ter um ponto de fuga.

Exemplos de perguntas de escala de Likert:

Seguem alguns exemplos de perguntas de escala de Likert que poderá aplicar durante um inquérito.

Exemplos para o nível de acordo ou desacordo de uma frase:

  • Acredito que a inovação é o elemento mais importante na hora de criar uma startup.
  • O sabor da comida é mais importante que o lugar onde é efectuada a refeição..
  • A minha opinião é sempre valiosa para a empresaDiscordo totalmente / Discordo / Nem concordo nem discordo / Concordo / Concordo totalmente

Exemplos sobre a frequência de uma actividade:

  • Tiro férias pelo menos duas vezes por ano
  • Consumo produtos para o cuidado da pele todos os dias.Discordo totalmente / Discordo / Nem concordo nem discordo / Concordo / Concordo totalmente

Exemplos sobre a importância de um factor:

  • A user experience dentro da minha estratégia comercial é …Discordo totalmente / Discordo / Nem concordo nem discordo / Concordo / Concordo totalmente

Exemplos para a atribuição de valor a uma marca, empresa, produto ou serviço:

  • A marca A preocupa-se por com o meio ambiente e a naturezaDiscordo totalmente / Discordo / Nem concordo nem discordo / Concordo / Concordo totalmente

Exemplos sobre a probabilidade de realizar uma acção no futuro:

  • Planeio adquirir um carro novo nos próximos 6 meses.Discordo totalmente / Discordo / Nem concordo nem discordo / Concordo / Concordo totalmente

Quer criar escalas de Likert como estas? Crie a sua conta gratuita na QuestionPro ou agende uma demonstração e conheça todo o potencial do nosso software para inquéritos.

Exemplos de respostas:

Já vimos alguns exemplos de perguntas utilizando a escala de Likert que pode implementar no seu próximo inquérito, veja agora as respostas que pode colocar ao entrevistado segundo o tipo da escala de likert que utilizar:

Acordo
Concordo totalmente
Concordo
Não concordo nem discordo
Discordo
Discordo totalmente

Frequência
Muito frequentemente
Frequentemente
Ocasionalmente
Raramente
Nunca
 

Importância
Muito importante
Importante
Moderadamente importante
Pouco importante
Nada importante

 

Probabilidade
Muito provável
Provável
Nem muito nem pouco provável
Pouco provável
Nada provável

Vantagens de utilizar :

Considere os seguintes pontos antes de aplicar a escala de likert e decida se é o tipo de pergunta que deve usar para a recolha de dados do seu próximo inquérito:

  • É uma escala de fácil aplicação
  • Pode utilizar itens que não tenham relação com a expressão
  • Oferece uma graduação da opinião do inquirido
  • Produz medições de qualidade
  • Permite realizar as análises necessárias para alcançar os objetivos da investigação
  • Podem fazer comparações com avaliações anteriores (benchmarking)
  • Fácil de responder

Desvantagens de utilizar:

  • Existem estudos científicos que indicam que existe uma tendência na escala uma vez que as respostas positivas superem sempre as negativas
  • Os inquiridos tendem a responder “concordo” uma vez que pressupõe menor esforço mental
  • Dificuldades para estabelecer com precisão a quantidade de respostas positivas e negativas

Leia também: Planear estudos de mercado. Elementos e características.

Como fazer uma escala de Likert?

Os itens a avaliar devem relacionar-se de forma fácil com as respostas da frase e ter posições extremas e intermédias.
É importante perceber que, embora a escala de 5 ítens seja a mais comum numa escala de Likert, o uso de escalas maiores permite gerar maior precisão nos resultados.

Nos inquéritos, os itens das escalas devem ser sempre seguros e fiáveis para conseguir fiabilidade (quando temos que sacrificar a precisão da escala).

Diferenças entre a escala e o ítem Likert:

Identificar quando falamos de uma escala de Likert e de um elemento tipo Likert é fácil. A escala de Likert é composta por vários itens de likert.

Escala de Likert e a análises de dados:

Os inquéritos são usados com frequência para medir a percepção do cliente sobre a qualidade de um produto ou o desempenho da qualidade de um serviço.

As escalas de Likert são um formato de classificação comum em inquéritos.
Os estatísticos normalmente agrupam os dados recolhidos em inquéritos numa hierarquia de quatro níveis, são eles:

  • Dados nominais: O nível de medição mais débil que representa categorias sem representação numérica.
  • Dados ordinais: Dados em que é possível ordenar e classificar as respostas mas não é possível medir a distância.
  • Dados de intervalo: Dados inteiros onde é possível realizar medições e distâncias.
  • Dados de relação: Dados passíveis de ser ordenados significativamente, por distancia, por decimais e frações entre variáveis.

As análises de dados que utilizam dados nominais de intervalo e relação são normalmente fáceis e transparentes. A análise de dados ordinais, particularmente no que se refere à escala de Likert ou outras escolas não são.

Uma razão subsequente para analisar os dados ordinais como dados de intervalo pode ser a afirmação de que as provas estatísticas paramétricas são mais poderosas que as alternativas não paramétricas.

No entanto, o tratamento de dados ordinais como dados de intervalo sem examinar os valores do conjunto dos dados e os objetivos da análise pode induzir em erro e enviesar os dados de um inquérito.

Fundamentos das escalas de Likert

As escalas de Likert foram desenvolvidas em 1932 como uma resposta bipolar de 5 pontos com que a maioria está familiarizada hoje em dia.

Na realidade não há uma forma correcta de construir uma escala de likert mas a consideração mais importante é que se deve incluir pelo menos cinco categorias de resposta.

Como regra geral, quando usamos uma escala de Likert num inquérito é importante usar a escala mais ampla possível e no final é possível colapsar as respostas em categorias condensadas se fizer sentido para a análise.

Também é importante relembrar que se tivermos um número par de opções a opção mais neutra é eliminada e estamos a forçar uma resposta.

Melhores práticas para analisar os resultados de um inquérito que use uma escala de Likert

As escalas de Likert de cinco pontos são associadas normalmente a inquéritos que se usam numa infinidade de situações e certamente já se deparou com uma.

Uma vez que os dados dos elementos de Likert são discretos, ordinais e têm um alcance limitado, não há consenso sobre qual a forma mais válida de analisar este tipo de dados de Likert.


Quer usar uma escala de Likert num inquérito? Pode fazê-lo com a QuestionPro!

Os inquéritos que utilizam escalas de Likert são um método universal de recolha de dados de informação.  Isto significa que são fáceis de entender e de responder.

Esta é uma pergunta essencial para medir a opiniões e atitudes de um entrevistado sobre um determinado tema, desta forma este tipo de pergunta pode ser de grande utilidade num estudo de mercado.

Relembramos que com a QuestionPro pode criar, distribuir e analisar inquéritos online usando entre muitos outros recursos as escalas de Likert. Comece agora a criar a sua conta grátis e experimente este tipo de pergunta no seu próximo inquérito.

Se pretende mais informação sobre esta e outras perguntas e sobre a nossa plataforma agende uma demonstração, explique-nos o seu projecto e por certo teremos disponíveis todas as ferramentas que precisa para levar a cabo o seu estudo de mercado.

Pedir uma demonstração