Dados de intervalo – definição, características e exemplos

Definição de dados de intervalo

Também chamados de um número inteiro, eles são definidos como um tipo de dado que é medido ao longo de uma escala, na qual cada ponto é colocado a igual distância um do outro. Os dados de intervalo aparecem sempre na forma de números ou valores numéricos, onde a distância entre os dois pontos é padronizada e igual.

Os dados do intervalo não podem ser multiplicados ou divididos, entretanto, eles podem ser adicionados ou subtraídos. Os dados de intervalo são medidos em uma escala de intervalo. Veja um exemplo simples: A diferença entre 100 graus Fahrenheit e 90 graus Fahrenheit é a mesma que 60 graus Fahrenheit e 70 graus Fahrenheit.

Em pesquisa de mercado ou em qualquer outra forma de pesquisa social, econômica ou comercial, os dados de intervalo desempenham um papel fundamental. O que os torna tão populares é o fato de suportam quase todos os testes estatísticos e transformações na obtenção de dados quantitativos.

Os dados de intervalo têm atributos muito distintos que os tornam distintos em comparação com dados nominais, dados ordinais ou mesmo dados de proporção. Os dados de intervalo não têm um ponto zero absoluto definido que está presente nos dados de razão. A falta do ponto zero absoluto torna impossíveis as comparações de magnitudes diretas. Por exemplo, o objeto A é duas vezes maior do que o objeto B não é uma possibilidade nesse caso.

Saiba mais: Tipos de variáveis em uma investigação: quais são as principais?

 

 


Análise de Dados de Intervalo

Como são do tipo de dados quantitativos, quase todos os métodos usados para analisar quantitativos podem ser usados. Aqui estão alguns exemplos: 

 

  1. Análise de tendências

A análise de tendências é uma técnica popular de análise de dados de intervalo, usada para desenhar tendências e insights através da captura de dados de pesquisa durante um determinado período de tempo. Em outras palavras, uma análise de tendências é realizada através da captura de dados usando uma pesquisa em escala de intervalo em várias iterações, usando a mesma pergunta.

 

  1. Análise SWOT

A análise realizada para avaliar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de uma organização é chamada de análise SWOT e é amplamente utilizada para avaliar dados de intervalo. Os pontos fortes e fracos são aspectos internos de uma organização enquanto as oportunidades e ameaças são externas a uma organização. Uma organização pode medir dados de intervalo para avaliar a concorrência do mercado, bem como planejar futuras atividades de marketing usando os resultados da análise SWOT.

 

  1. Análise Conjunta

A Análise Conjunta é uma técnica avançada de pesquisa de mercado geralmente implementada para analisar como os indivíduos tomam decisões complicadas em uma escala de intervalo. Quais fatores são importantes para os clientes antes de tomarem decisões onde têm múltiplas opções à sua disposição.

 

  1. Análise TURF

A análise TURF significa “Totally Unduplicated Reach and Frequency analysis” (Análise de Alcance e Freqüência Totalmente Induzidos) – é um método que permite a um comerciante analisar o potencial da pesquisa de mercado para uma combinação de produtos e serviços. Ele avalia os dados de intervalo dos clientes alcançados por uma determinada fonte de comunicação e sua frequência. Esta técnica de análise é utilizada por pesquisadores para entender se um novo produto ou serviço será bem recebido no mercado alvo ou não. Este método de análise foi usado principalmente para projetar campanhas de mídia, mas se expandiu para ser usado na distribuição de produtos e análise de linha.


 

Principais características

  • Medição: Os dados de intervalo são medidos usando uma escala de intervalo, que não só mostra a ordem e a direção, mas também mostra a diferença exata no valor. Por exemplo, as marcações em um termômetro ou uma régua são equidistantes, em palavras mais simples, medem a mesma distância entre as duas marcações.
  • Diferença de Intervalo: As distâncias entre cada valor nos dados de intervalo são iguais. Por exemplo, a diferença entre 10 cm e 20 cms é a mesma que 20 cms e 30 cms.
  • Cálculo: Pode-se adicionar ou subtrair valores, mas não se pode dividir ou multiplicar. Quase todas as análises estatísticas são aplicáveis ao calcular dados de intervalo, média, modo, mediana, etc.
  • Ponto Zero: O ponto zero absoluto é arbitrário, o que significa que uma variável pode ser medida mesmo que tenha um valor negativo como a temperatura pode ser -10 abaixo de zero, mas a altura não pode ser inferior a zero.

Exemplos de dados de intervalo

  1. Pode-se medir o tempo durante o dia usando um relógio de 12 horas. O tempo em um formato de 12 horas é uma medida rotacional que continua reiniciando a partir de zero na periodicidade definida. Estes números estão em uma escala de intervalo, pois a distância entre eles é mensurável e comparável. Por exemplo, a diferença entre 5 minutos e 10 minutos é a mesma que 15 minutos e 20 minutos em um relógio de 12 horas.
  2. A temperatura medida em Fahrenheit e Celsius, mas não em Kelvin. Se você medir a temperatura em Fahrenheit e Celsius, então serão considerados dados de intervalo, pois o 0 é arbitrário. Mas em Kelvin, 0 é absoluto. Não pode haver uma temperatura abaixo de zero graus em Kelvin.
  3. Quando se calcula a pontuação da inteligência em um teste de QI. Não há ponto zero para o QI. De acordo com estudos psicológicos, uma pessoa não pode ter inteligência zero, portanto, neste exemplo, zero é arbitrário. O QI é um dado numérico expresso em intervalos usando uma escala de medição fixa.
  4. Pontuações de teste de exame como SAT. As pontuações no teste SAT estão na faixa de 200-800. Os números de 0 a 200 não são usados quando eles escalam a pontuação bruta (número de perguntas respondidas corretamente) para a pontuação da seção. O ponto de referência não é um zero absoluto, portanto, ele se qualifica para se tornar dados de intervalo.
  5. A idade também é uma variável que pode ser medida em uma escala de intervalo. Por exemplo, se A tem 15 anos e B tem 20 anos, não só é claro que B é mais velho que A, mas B é mais velho que A por 5 anos.

 

Os dados de intervalo são um dos tipos de dados mais utilizados. As ferramentas de pesquisa oferecem diversas maneiras de capturar esses dados. Quando uma pesquisa é enviada a um respondente, com uma certa questão demográfica que pede aos respondentes que declarem sua renda, estes números podem variar de zero a infinito!

 

Por exemplo:

Por favor, declare sua renda anual

  • Abaixo de $40,000
  • $40,000- $60,000
  • $60,000- $80,000
  • $80,000- $100,000
  • Acima de $100,000

 

Os dados numéricos coletados desta maneira podem ser categorizados em grupos, nos exemplos acima mencionados os grupos podem se basear na renda anual dos respondentes. As pessoas pertencentes à mesma categoria de renda.

 

Há vários tipos de perguntas de pesquisa que podem ser usadas para gerar dados de intervalo. Estes dados obtidos são ricos em insights, mas um pesquisador deve pensar cuidadosamente antes de implementá-los em uma pesquisa.


 

Agora que você conhece bem esse assunto, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração