Escala proporcional e escala de intervalo – conheça as diferenças

A escala proporcional e a escala de intervalo são dois níveis de medida em que os atributos das variáveis são definidos quantitativamente. Existem quatro escalas de medição, as outras duas escalas são a escala nominal e a escala ordinal. Hoje vamos nos concentrar nas diferenças entre a escala proporcional e a escala de intervalo.

Esse conceito foi apresentado pela primeira vez pelo psicólogo Stanley Smith em 1946. Ele escreveu um artigo intitulado “A teoria das escalas de medição”.

O que é a escala proporcional e a escala de intervalo?

Uma escala proporcional é uma escala de medição que possui mais ou menos as mesmas propriedades que uma escala de intervalo. Os dados dessas escalas têm variáveis mensuráveis. Na escala de proporção, você tem um ponto zero ou um caractere de origem. Por exemplo, a temperatura externa é de 0 graus Celsius; isso não significa que a temperatura esteja fria ou quente. Isso significa que existe um valor atribuído para medir a temperatura.

Os exemplos mais comuns de uma escala de proporção são altura, peso, idade e dinheiro. Por exemplo:

Em que faixa etária você se encontra?

Menos de 20 anos

21 a 30 anos

31 a 40 anos

41 a 50 anos

Mais de 50 anos

A escala proporcional é a escala mais informativa e precisa em termos de ordem e quantidade de objetos na escala. A escala proporcional permite ao pesquisador aplicar qualquer técnica estatística aos resultados.

Escala de intervalo

Nessa escala, todos os atributos podem ser medidos. Qualquer medida que pertence a esta categoria pode ser classificada, contada, subtraída, adicionada, etc. Nota: de maneira alguma existe uma relação entre as duas medições.

Um bom exemplo nesta categoria seria medir a temperatura. A temperatura em uma sala com ar-condicionado é de 16 graus Celsius e a temperatura fora da sala é de 32 graus Celsius. É razoável dizer que a temperatura externa é 16 graus mais alta do que dentro da sala.

Mas, se você disser que é duas vezes mais quente do lado de fora do que do lado de dentro, seu resultado será termodinamicamente incorreto. A seleção deste ponto de referência é considerada zero, que também é o ponto de congelamento da água. Portanto, a diferença de temperatura dentro e fora da sala deve ser um número, não uma comparação.

O ponto zero em uma escala de intervalo é arbitrário e os valores negativos também podem ser definidos. Variáveis ​​medidas em uma escala de intervalo são comumente conhecidas como variáveis ​​de intervalo ou variáveis ​​em escala.

Diferenças entre as escalas 

Escala de intervalo Escala proporcional
Todas as variáveis medidas na escala de intervalo podem ser adicionadas, subtraídas, multiplicadas, etc. Mas a taxa de cálculo não é possível. A escala proporcional possui todas as características de uma escala de intervalo, mas também serve para calcular proporções.
O ponto zero em uma escala de intervalo é arbitrário. A escala de proporção possui um zero absoluto ou um caractere de origem.
Estatisticamente, a média aritmética é calculada na escala de intervalo. Estatisticamente, a média geométrica ou harmônica é calculada na escala proporcional.
A escala de intervalo pode medir tamanho e magnitude como múltiplos fatores de uma unidade definida. O tamanho e a magnitude de um fator podem ser medidos na escala proporcional.
Um exemplo clássico de uma escala de intervalo é uma temperatura em graus Celsius. Por exemplo, a diferença de temperatura entre 50 e 60 graus é de 10 graus, essa também é a diferença entre 70 e 80 graus. Os exemplos clássicos de uma escala proporcional são qualquer variável que tenha uma característica do zero absoluto, como idade, peso, altura, figura de vendas, mensuração de uma regra, receita obtida no último mês, etc.

Agora que você conhece as diferenças entre escala proporcional e escala de intervalo, qual você usará?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Perguntas de escala de qualificação com precisão decimal

O que é a escala Thurstone? Saiba e aplique na sua investigação

Pergunta de escala de classificação com precisão decimal

5 exemplos de escalas Likert para sua próxima pesquisa

Escala de diferencial semântica: vantagens e desvantagens

Saiba o que é uma escala de atitude e melhore suas investigações

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.