Escala de intervalo: 3º nível da escala de medição


A escala de intervalo é definida como uma escala de medição de dados quantitativos na qual a diferença entre duas variáveis é medida.

Em outras palavras, as variáveis são medidas em valores reais e não de forma relativa, onde a presença de zero é arbitrária. Isto significa que a diferença entre duas variáveis em uma escala é uma distância real ou igual. Por exemplo, a diferença entre 1m e 2m é a mesma que a diferença entre 3m e 4m.

É fácil lembrar o propósito desta escala, já que “intervalo” é equivalente à distância entre duas variáveis. Outra maneira fácil de lembrar o que é uma escala de intervalo é considerar que esta é a subtração que é definida entre duas variáveis. Isto é diferente da escala de razão, onde a divisão é definida entre duas variáveis.

 

As 4 características principais da escala de intervalo

 

  1. A escala de intervalo é preferível à escala nominal ou ordinal porque as duas últimas são escalas qualitativas. São de origem quantitativa, no sentido de que você pode quantificar a diferença entre dois valores.
  2. Você pode subtrair valores entre duas variáveis e isto o ajuda a entender a diferença entre duas variáveis.
  3. Esta escala permite calcular a média das variáveis.
  4. Esta é uma escala preferida nas estatísticas porque permite aos pesquisadores atribuir um valor numérico a qualquer avaliação arbitrária.

 

Exemplos

A escala de intervalo é o tipo de pergunta mais frequentemente usada em uma pesquisa. Para obter qualquer tipo de resposta, é essencial que a pergunta solicitada exija que os respondentes respondam em uma escala numérica onde a diferença entre os dois números seja a mesma.

Nesse tipo de escala, a pesquisa deve ser projetada para que a dimensão a ser medida também seja escalonada adequadamente. Isto pode ser conseguido tanto numericamente quanto verbalmente.

 

  • Escala de Likert

Uma das perguntas mais comuns do tipo escala de intervalo é a escala Likert. Esta é uma escala de 5 pontos onde cada emoção é numerada. Essas emoções variam de extremamente insatisfeitas a extremamente satisfeitas.

 

escala de intervalo - pergunta likert

 

  • NPS – Net Promoter Score

É aplicada uma pergunta onde os entrevistados respondem de acordo com uma escala de 1 a 10. A pergunta da NPS – Net Promoter Score, se baseia na probabilidade de um cliente recomendar seu negócio, produto ou serviço a seus amigos, colegas e família.

 

escala de intervalo - pergunta nps 1

 

  • Matriz bipolar

Outra questão de intervalo é quando um objeto é avaliado pelo respondente em uma matriz bipolar (usando uma escala de classificação de 5 pontos):

 

escala de intervalo - matriz bipolar

 

A escala de intervalo dá aos pesquisadores a capacidade de quantificar e diferenciar entre as opções. Isto é melhor do que a escala nominal e a escala ordinal, pois estas duas não levam em conta o conhecimento quantitativo.

Ela consiste em variáveis que existem ao longo de uma escala comum em intervalos iguais. As medidas científicas utilizadas para calcular a distância entre as variáveis são altamente confiáveis.

Embora não exista um zero absoluto nesta escala, a divisão das variáveis não é possível. Assim, embora a escala de intervalo permita analisar uma grande quantidade de dados de uma pergunta, ela não tem a capacidade de calcular proporções.


 

Agora que você sabe o que é uma escala de intervalo, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração