Escala nominal: 1º nível da escala de medição


Uma escala nominal é uma escala de medição na qual os números servem como “rótulos” apenas para identificar ou classificar um objeto. Uma escala de medição nominal normalmente trata apenas de variáveis não numéricas (não quantitativas).

Por exemplo, suponha que esta pergunta seja feita em uma clínica médica:

“Você pode selecionar o grau de desconforto da sua doença?”

 As opções de resposta usadas para esse tipo de escala seriam:

  1.   Leve
  2.   Moderado
  3.   Grave

Neste exemplo em particular, 1 = leve, 2 = moderado e 3 = grave. Aqui, os números são simplesmente usados como etiquetas e não têm valor.

Existem quatro níveis de medição: a escala nominal, a escala ordinal, a escala de intervalo e a escala de razão. Essas escalas de medição servem para categorizar diferentes variáveis (um elemento, característica ou fator que provavelmente varia).

Por padrão, todas as variáveis se enquadram em uma das quatro escalas mencionadas acima.

Compreender suas propriedades e atribuir as variáveis a uma das quatro escalas de medição é importante porque determina quais operações são permitidas e quais não são.

A escala nominal possui apenas a característica de descrição. Isso significa que possui rótulos exclusivos que servem para identificar ou delegar valores aos artigos.

Quando a escala nominal é usada para fins de identificação, há uma correlação individual entre um objeto e o valor atribuído a ele.

Por exemplo: os números escritos nos carros de corrida estão simplesmente lá para identificar o motorista associado ao carro, a realidade é que esses números não têm nada a ver com as características do carro.

Quando a escala nominal é usada para fins de classificação, os números atribuídos ao objeto servem como rótulos para categorizar e organizar objetos por classe.

Veja: Vantagens e desvantagens da escala de classificação.

 

Do ponto de vista estatístico, a escala nominal é uma das escalas de medição mais fáceis de entender e é atribuída a itens, objetos ou elementos que não são quantitativos nem orientados a um número.

Por exemplo, suponha que tenhamos 5 cores: laranja, azul, vermelho, preto e amarelo. Podemos listá-las em qualquer ordem que desejar, de 1 a 5 ou de 5 a 1 em ordem crescente ou decrescente. Aqui os números são atribuídos às cores apenas para fins de identificação.

Outro exemplo de uma escala nominal é uma escala de sim / não. Essas duas palavras não têm ordem.

Leia também: Perguntas de escala de qualificação com precisão decimal.

 

As 3 principais características da escala nominal

 

  1. Uma variável é dividida em duas ou mais categorias, por exemplo, concordo / discordo, sim / não, etc. É um mecanismo de medição em que a resposta a uma pergunta em particular pode se enquadrar em qualquer categoria.
  2. A escala nominal é de natureza qualitativa, o que significa que os números são usados ​​apenas para categorizar ou identificar objetos. Por exemplo, no futebol, você notou que os jogadores têm um número na camisa? A realidade é que esses números não têm nada a ver com a capacidade dos jogadores, no entanto, eles podem ajudar a identificar o jogador.
  3. Os números não definem as características relacionadas ao objeto, o que significa que cada número é atribuído a um objeto aleatório ou por sua própria decisão. O único aspecto permitido relacionado aos números em uma escala nominal é que eles servem para “contar”. Se voltarmos ao exemplo da classificação de homens e mulheres, sendo 1 homem e 2 mulher, os números nos ajudarão a saber quantos homens (1) existem e quantas mulheres (2) existem.

 

Exemplos

Estes são alguns exemplos de escalas de medida nominais que ajudarão você a entender um pouco melhor o que é essa escala de medição e para que serve.

 

escala nominal 1

 

Agora, a mesma pergunta foi aplicada com as mesmas variáveis, porém em ordem diferente. Perceba que não fará diferença na hora da coleta de dados.

 

escala nominal 2

 

Há também um subtipo com apenas duas categorias, conhecido como escala nominal dicotômica. 

 

escala nominal - pergunta dico

 

Conclusão

O objetivo deste artigo foi dar uma ideia sobre a escala nominal e informar se essa é uma ferramenta útil para você executar o processo analítico necessário.

Em uma escala nominal, é fácil gerar respostas usando perguntas fechadas; razão pela qual muitas respostas podem ser coletadas em um curto período de tempo. O que, por sua vez, aumenta a confiabilidade das respostas.


 

Agora que você sabe as características de uma escala nominal, é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

agendar demonstração