Escala de classificação: conheça as vantagens e desvantagens

A escala de classificação é uma ferramenta que mede as preferências das pessoas, de acordo com a classificação das suas opiniões em uma lista de itens relacionados. O uso dessas escalas pode ajudar uma empresa a estabelecer o que é importante para seu público. 

Você poderia usar perguntas de classificação para avaliar a satisfação do cliente ou para analisar maneiras de motivar seus funcionários, por exemplo, Em geral, as empresas usam escalas de classificação quando desejam estabelecer preferências ou níveis de importância em um grupo de elementos.

Um entrevistado que ao completar uma escala com cinco elementos, por exemplo, atribuirá um número de 1 a 5 a cada um desses elementos. Geralmente, o número 1 é atribuído ao elemento que é mais importante para o respondente; enquanto o número 5 é atribuído àquele que é menos importante.

Em alguns casos, as escalas não obrigam os respondentes a classificarem todos os elementos. Com a QuestionPro, você também pode criar pesquisas on-line que permitem arrastar e soltar os itens na ordem de sua preferência. 

Vantagens da escala de classificação

As escalas de classificação dão uma ideia do que é importante para os entrevistados. Cada resposta a um elemento tem um valor individual, fornecendo resultados que você pode calcular e classificar numericamente.

Você pode obter estatísticas que fornecem clareza sobre as preferências do seu público com base no que precisa saber.

Se você estiver tomando decisões de negócios e tiver várias opções para escolher, os dados em uma escala de classificação poderão fornecer uma ideia mais clara de como satisfazer seu público-alvo de acordo com o que é importante para eles.

Leia também: Amostragem probabilística: conheça as vantagens de utilizá-la

Desvantagens 

As escalas de classificação não podem dizer por que algo é importante ou não para seus entrevistados. Elas abordam elementos relacionados em vez de elementos individuais.

Os entrevistados não podem classificar dois elementos da mesma maneira, mesmo que sejam igualmente importantes para eles. Não há como medir a distância entre os níveis de importância de cada classificação, embora isso possa ser variável.

Os resultados da pesquisa podem sofrer um “desvio de ordem”, em que os entrevistados classificam o primeiro conjunto de elementos de maneira mais positiva que a seguinte.

Isso também pode ser um problema se você solicitar que os respondentes classifiquem muitos itens ao mesmo tempo, pois eles podem se tornar desconcentrados.

Eu convido você a ler: Pergunta de ordem e classificação, qual devo usar?

Uso da escala de classificação

Escalas de pontuação são a alternativa mais comum às escalas de avaliação. Elas também coletam informações sobre as preferências e opiniões dos entrevistados, mas seu design é um pouco diferente.

Saiba mais sobre Guia de pesquisa transversal

Essa opção solicita que os questionados usem uma escala para classificar os elementos individualmente; em vez de classificá-los em um grupo.

Por exemplo, uma escala Likert pode representar uma reivindicação e solicitar aos respondentes que indiquem o quanto concordam com ela, classificando-a de 1 a 5.

Essa opção permite que os questionados forneçam a mesma classificação a mais de um item, se desejarem. .

Você vai realizar uma investigação usando escalas de classificação em sua pesquisa? Crie uma conta com a QuestionPro e comece agora mesmo!

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Também recomendamos:

Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa

A inspiração como fonte de transformação organizacional

Saiba o que é amostragem voluntária e como usar esse método