Pergunta de ordem e classificação, qual devo usar?

Não sei você, mas meu tipo de pergunta de ordem padrão para qualquer pesquisa online costumava ser a de múltipla escolha. Eu considerava ser a mais fácil de elaborar, e pensava que me daria mais ou menos os mesmos resultados do que qualquer outro tipo de perguntas de ordem.

Depois que conheci, por meio da QuestionPro, perguntas de ordem e classificação, isso me fez pensar sobre a diferença entre cada tipo de pergunta e quando deveria ser usada cada uma.

Pesquisando sobre o assunto, encontrei:

Uma questão de qualificação que é usada para comparar diferentes itens usando uma escala de avaliação comum como de 1 a 10, por exemplo.

Uma questão de classificação usada para comparar uma lista de itens entre si.

Use uma escala de qualificação. Isso exige menos atenção por parte do entrevistado. Se a sua intenção é ter uma lista ordenada de itens com alta qualificação semelhante a uma classificação; poderá não acontecer. Principalmente se você tiver um grande número de entrevistados que dão a mesma qualificação a itens diferentes.

Se for fundamental para você chegar a uma ordem específica de itens em sua lista; onde só poderá ter um item com alta qualificação, você deverá considerar a pergunta de ordem de classificação.

A pergunta de ordem de qualificação e classificação da QuestionPro

A QuestionPro conta com inúmeras opções para pergunta de ordem de qualificação e de classificação para você escolher:

pergunta de ordem

Pergunta de ordem de classificação

É o primeiro tipo mais básico de pergunta. Com esse tipo de pergunta, você poderá solicitar ao entrevistado que classifique todos os itens na ordem de preferência. Ao colocar 10 itens, cada número terá seu valor atribuído de 1 a 10.

Essa opção é a tradicional pergunta de ordem de classificação. No entanto, uma desvantagem desse tipo de pergunta é que ela pode desanimar os entrevistados, já que eles terão que prestar mais atenção ao responder; e se atribuírem a dois itens a mesma classificação, será solicitado que retornem e corrijam suas respostas. Isso pode levar as pessoas a abandonarem a pesquisa.

Arrastar e soltar

Este é um novo recurso da QuestionPro que realmente permite aos entrevistados manipularem os itens da lista na ordem em que gostariam de vê-los. Os resultados do relatório serão os mesmos da escala de classificação. Se trata simplesmente uma grande melhoria na experiência do usuário com a interface; uma vez que elimina a complexidade e o erro de atribuir a dois itens a mesma classificação.

A soma constante

É outro tipo tradicional de pergunta usada quando você deseja compreender como o entrevistado avaliará as opções em competição. Um exemplo típico seria pedir ao entrevistado que atribuísse um valor percentual a cada item da lista até a soma de 100%. Por exemplo: Qual o valor percentual do seu dia é gasto fazendo as seguintes atividades?

  • Comer _____
  • Dormir _____
  • Trabalhar _____
  • Hobbies______

A chave para o sucesso das perguntas de soma constante é reduzir as opções ao mínimo. Pois, para muito entrevistados é complicado fazer somas de cabeça e eles poderão abandonar a pesquisa antes de finalizá-la.

perguntas de ordem

Classificação de estrelas.

Esse também é um novo tipo de pergunta na QuestionPro baseado na junção da interface do usuário e a sua interação para criar um tipo de pergunta mais visual. É muito semelhante a uma escala de qualificação que vai 1 a 5 ou 1 a 4.

Cara sorridente.

Essa pergunta determina, de maneira gráfica, o nível de satisfação dos entrevistados.  

pergunta de ordem
Exemplo de pergunta com modelo de resposta feita com expressões faciais.

Votar para cima ou para baixo.

Corresponde a uma pergunta muito simples, na qual o usuário pode indicar se ele gostou ou não daquilo que estiver avaliando.

Escolha a resposta correta para ter resultados corretos em sua pergunta de ordem

A dica é investir um tempo para criar suas perguntas pensando exatamente em que tipo de informações precisa para sua tomada de decisão. Esse será o ponto mais importante nos resultados do seu estudo e você deverá seguir essas orientações na construção do tipo de pergunta apropriada.

Quanto a mim, não costumo optar de forma predeterminada pelo tipo de pergunta de múltipla escolha sem primeiro explorar e experimentar todos os outros tipos de perguntas disponíveis na QuestionPro.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Leia também:

Como desenvolver perguntas para pesquisas que lhe ajudem na tomada de boas decisões

Perguntas para uma pesquisa – Qual é a quantidade ideal?

20 perguntas para uma pesquisa aos clientes