Inspiração como fonte de transformação organizacional

Inspiração, a princípio não é nada, mas tudo que existe é criado a partir do nada.

  • O que é essa inspiração que faz surgir uma organização ou empresa? 
  • O que faz um ser humano decidir empreender um negócio?

Quando um ser humano, de qualquer gênero, sente o desejo de desenvolver uma ideia que vai gerar o bem-estar para si e para a sociedade, se origina de uma poderosa razão:  A inspiração.

Da Inspiração à Visão 

Inspiracao  

Vou começar a definir o que para mim é a inspiração. Vou usar como ponto de partida a definição descrita no dicionário. Afirma que: a inspiração é o “Estado em que se tem a alma submetida a influência de uma força sobrenatural”.

Nesse momento, aparece nas pessoas um “entusiasmo criativo “. Esse as levam ao frenesi de promover e desenvolver as ideias que voam na imaginação dos pensamentos.

Igualmente, Napoleão Bonaparte disse em algum momento de sua vida: “A imaginação Governa o Mundo”. Também nos indicava sabiamente que aqueles que não aceitam as realidades atuais e olham além delas, se convertem nos líderes que transformam sociedades, empresas e organizações.

No entanto, quando uma pessoa ou um grupo se reúnem para capturar e dar forma as ideias que surgiram a partir de sua inspiração e as combinam com as habilidades de comunicação que a linguagem nos dá, nasce então, a visão estratégica que desejam desenvolver como empresa ou organização.

Ou seja, a visão é algo único e irrepetível de cada organização e serve para fornecer uma ampla perspectiva sobre a finalidade do mesma.

Inspiração e suas contribuições

Para os membros da organização, a visão engrandece o marco da sua contribuição e o valor do que fazem. Uma vez que a empresa começa a crescer e diversificar suas operações envolvendo muito mais pessoas. A visão é que define o comprometimento organizacional dos membros e serve como uma fonte permanente de inspiração para melhorar o clima organizacional.

Desse modo, em determinado momento, cada organização, seja empresarial e / ou interesse do grupo, encontra incertezas e desafios ao longo do caminho que põem a prova  o espírito de liderança.  Por isso, é necessário que estes busquem a inspiração necessária para sair vitoriosos nos desafios organizacionais. é necessário também buscar uma liderança inovadora.

Saiba mais sobre: Inovação de produtos e serviços para melhorar a experiência do cliente

Em busca de uma nova fonte de inspiração

Além disso, em certos períodos as organizações perdem a inspiração do que fazem melhor: produzir. Navegam como barcos sem rumo, nem vela, sem um capitão para levá-los a um porto seguro.

Às vezes, os líderes estão mais preocupados com a gestão do status alcançados com os esquemas e processos produtivos gerados. É importante encontrar a janela do progresso e detectar as mudanças estratégicas que ocorrem  nos mercados. 

Dessa forma, qualquer uma dessas razões, separadas ou combinadas, são sombras cobrindo a inspiração dos membros de qualquer organização na qual trabalham.

A falta de notivação e suas consequências

De certo modo, os proprietários ou acionistas da organização devem tomar medidas para que a inquietação, desespero e falta de motivação. Isto deve ser erradicados como uma erva daninha que se arranca nos campos de cultivo.

Para isso, deve-se recorrer para irrigar seus líderes com a água da fonte de inspiração. E, se necessário, trazer um novo tipo de liderança, uma nova visão, que faça surgir a inspiração entre os seus trabalhadores: o Lider Coach. Veja também: 5 funções de liderança e gerenciamento

O Coach

Por certo, um líder coach, assume a direção de empresas desmotivadas e com pessoas sem inspiração. Tem a finalidade de realizar processos criativos e produtivos. Ele deve conhecer bem suas responsabilidades e saber que ele, como figura primária, tem o poder se converter em um modelo de sucesso a sua organização. 

O líder coach não impõe seus princípios. Nem busca que os seguidores o imitem, ele deseja que as pessoas com quais trabalham assumam como próprios estes valores. 

Um lider coach alcança a inspiração de seus funcionários, quando transmite confiança em si mesmo e nos colaboradores para que sejam criativos e inovadores e que deixem de ser simplesmente cumpridores de ordens. Eles os levam a concentrar-se no presente para construir um futuro melhor.

Também recomendamos:

Coeficiente viral e qual a relação com a satisfação do cliente

Características que um líder de vendas digital deve ter

O líder tóxico e seu efeito no ambiente de trabalho

Comunicação do líder com sua equipe

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.


Coach Norberto Peña

Telefone: 0414 2634338

norbertopq@hotmail.com

Twitter:@maturincoaching