Inovação de produtos e serviços para melhorar a experiência do cliente

Inovação de produtos ou serviços: criar algo novo ou melhorar o que temos?

Seja qual for a sua resposta, você deve primeiro estar ciente de que, para alcançar a inovação de produtos ou serviços, é necessário ter a experiência do cliente. Já sabemos que existem muitos métodos para fazer isso, como por exemplo, as pesquisas on-line. Temos que adquirir essa prática, pois há muitas informações mudando constantemente. As necessidades mudam e mudam rapidamente. Os clientes têm novas motivações e necessidades que precisam ser atendidas se quisermos que eles voltem.

Assim, se falamos em inovar, não estamos nos referindo exclusivamente à criação de coisas completamente novas. Todos os funcionários de uma empresa, pequenas ou grandes, têm a oportunidade de alcançar a inovação de produtos ou serviços. Por exemplo, desenvolvendo novas ideias, reduzindo seu tempo ao fabricar um produto ou fornecer um serviço, melhorando suas habilidades de atendimento ao cliente, criando processos e políticas internas para ter funcionários mais felizes. Todos nós podemos participar da inovação! Não vamos esquecer que pequenas ações trazem ótimos resultados.

Novo propósito: inovar na experiência do cliente

1) Descubra o que o cliente quer. Não apenas as características do produto ou serviço que deseja, mas também o que o move a comprá-lo, as necessidades que você irá satisfazer. O resultado: mais compras. O cliente sempre voltará por mais.

2) Ouça seus clientes. dê a eles os canais que você precisa para medir o valor que eles dão aos seus serviços, marca ou produto. Desta forma, você terá informações em primeira mão que o ajudará a tomar decisões corretas para alcançar a satisfação do cliente ou para a inovação de produtos e serviços.

3) Conheça profundamente o processo que você realiza para atender às necessidades dos clientes, a fim de melhorar este processo. Compartilhe essas informações com todos os funcionários para que cada um faça bem seu trabalho e juntos atinjam os objetivos definidos.

4) Monitore constantemente as motivações do cliente e dê a ele o que realmente pede.

5) Procure novas ideias em inovação de produtos e serviços, verifique o que a concorrência está fazendo bem e deixe sua imaginação voar. Seja curioso, mantenha sua mente aberta a novas opções, assuma riscos. Aprenda também com as ideias de seus funcionários e experimente as mudanças necessárias para atingir as metas.

6) As reclamações são positivas na medida em que fornecem conhecimento e dados dos clientes. Leve-as em conta para melhorar e mudar o que está errado. Não deixe que um cliente chateado busque a concorrência, atue no momento certo.

7) Avalie os processos, produtos, serviços e funcionários da sua empresa. Você pode fazer, por exemplo, uma avaliação de desempenho ou uma pesquisa de satisfação para conhecer o ponto de vista dos clientes. Lembre-se que um dos grandes propósitos deve ser inovar em grandes experiências para os clientes.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Confira nosso material adicional:

 Melhorar a experiência do consumidor – confira estas dicas simples

Erros na experiência do cliente, como resolvê-los?

A experiência do cliente, saiba como melhorá-la na sua empresa

Como fazer um mapa da experiência do cliente?

Experiência do cliente e suas 8 reflexões

Painel de satisfação do cliente CX QuestionPro

 

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.