Coeficiente viral, qual sua relação com a satisfação do cliente?

O coeficiente viral é definido pelo número de novos consumidores ou clientes gerados por um cliente satisfeito. Como o termo sugere, essa métrica calcula o ciclo de referência exponencial. Esse fenômeno é chamado de “viralidade” e ajuda positivamente o crescimento da organização.

A viralidade é o incentivo obtido pelas organizações para receber um cliente que foi encaminhado por outro cliente, empresa, etc.  Esse é um dos fatores primordiais da satisfação do cliente.

Considere hipoteticamente que existem duas marcas de vestuário: A e B. Ambas marcas foram lançadas na mesma época e possuem diferentes designs. Depois de alguns meses, a marca B começou a apresentar um ótimo desempenho, enquanto a marca A teve dificuldades. É importante considerar que a qualidade, desenhos, preços, localização das lojas e outros fatores similares são idênticos para ambas as marcas.

No entanto, a marca B tem um número maior de consumidores do que a marca A. Essa diferença é fácil de explicar. O coeficiente viral ou viralidade é o que ajudou a marca B a ter um desempenho melhor do que a marca A. 

Estratégias para aumentar o coeficiente viral da sua campanha

Se você quiser aumentar seu coeficiente viral, deve considerar as redes sociais como instrumento. Por exemplo, você pode twittar, postar mensagens no LinkedIn e Facebook; usar o AdWords para publicidade, escrever em blogs, etc. Essa lista é praticamente infinita. No entanto, existe um método de pesquisa de mercado que algumas pessoas podem considerar como sendo “old school”. Mas isso faz uma diferença significativa na forma como as pessoas veem sua marca e na recomendação “boca a boca”.

Com as recomendações para o gerenciamento da experiência do cliente, você pode ter uma maior clareza de como os consumidores veem sua marca. 

Veja também: Modelo Freemium – O que é esse modelo de negócio?

Como calcular o coeficiente viral?

Qualquer negócio, para funcionar, depende de números sólidos. As hipóteses só funcionam quando as estratégias são construídas. Seja nas vendas, no marketing ou até mesmo na produção, os números importam. Por isso é importante que os fatos sejam representados em forma de números.

Vamos entender como calcular o coeficiente viral da sua empresa usando as seguintes etapas:

  1. Pegue o número atual de clientes, suponha que sejam 10.000.
  2. Multiplique esse número pelo número de convites que seus clientes existentes enviam para amigos, familiares e colegas. Se sua empresa estiver on-line, a obtenção desse número não será um problema; no entanto, se sua empresa operar off-line, serão necessárias algumas pesquisas para obter as estatísticas necessárias. Suponha que o número de convites seja 1.500.
  3. Em seguida, você deve encontrar a porcentagem desses convites que se tornaram clientes. Encontre a porcentagem de convidados que se tornaram novos clientes. Suponha que seja 10%.
  4. Portanto, se 10.000 de seus clientes enviarem até 15 convites cada um, isso se tornará 150.000 convites. Então 10% desses 150.000 se tornaram seus novos clientes, que se convertem em 15.000.
  5. Então, tecnicamente, você adquiriu 15.000 novos clientes. Isso totaliza 25.000 clientes para o seu negócio.
  6. Divida o número de novos consumidores adquiridos pelo número de consumidores existentes e você terá calculado o coeficiente viral. Portanto, neste caso, será: 15.000 / 1.000 = 1,5

Portanto, o seu coeficiente viral atual é de 1,5

Leia também: Amostra por conglomerados. Um tipo de amostragem probabilística

Existem duas coisas importantes ao calcular o coeficiente viral:

Aquisição: lembre-se de que, nos cálculos anteriores, os números desempenham um papel importante. É o número real de pessoas que estão se tornando seus clientes. Se cada um de seus clientes enviar 200 convites, mas nenhuma das pessoas se converterem em clientes, seu coeficiente viral será 0. Portanto, tenha cuidado com o número de aquisições.

Números realistas: é improvável que um cliente continue a convidar seus amigos repetidamente. É aconselhável viver no presente e trabalhar com números em tempo real.

Convido você a ler: Vantagens da pesquisa de dados móveis

Qual é a importância do coeficiente viral?

  • A Internet é uma rede poderosa e as novas empresas aspiram em ter melhores oportunidades através dela. Pela Internet, a comunicação aberta é facilitada a um custo relativamente baixo para publicar o conteúdo na Web, e ao mesmo tempo é uma das maneiras mais poderosas de comunicação com os clientes locais e globais.
  • O crescimento das redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn e outras plataformas similares, como Instagram e Tumblr, pode ser atribuído a um coeficiente viral positivo e aos efeitos que são aproveitados quando clientes atuais usam os produtos de uma determinada marca e compartilham suas histórias. 
  • Como fica claro no exemplo anterior, o foco de uma empresa deve ser melhorar continuamente seu coeficiente viral, o que, por sua vez, melhorará bastante seu produto e sua capacidade de adquirir novos clientes. Em raras ocasiões, os negócios fracassam devido à falta de produtos. Mas, sim a falta de clientes pode destruir um negócio; mais precisamente a falta de uma estratégia dinâmica para adquirir novos clientes.
  • Ter um coeficiente viral positivo significa que uma empresa está constantemente adquirindo novos clientes e está crescendo exponencialmente. A aquisição de clientes pode ser uma tarefa difícil, mas ao se concentrar na estratégia do seu produto e melhorar seu coeficiente viral, você pode dar a sua empresa uma chance melhor de crescer e ter sucesso.

Veja também: Detratores de marcas: dicas sobre o que fazer com eles

Vantagens 

  • Um coeficiente viral positivo em um bom indicador do crescimento e trajetória exponencial de uma organização. Essa métrica também é resultado de um bom produto. Se um produto for bom, atrairá comentários positivos. Portanto, melhorar a viralidade começa com a melhoria do produto.
  • Os produtos mais virais são aqueles que não apenas pegaram a Internet de surpresa, mas também que receberam excelentes críticas dos usuários. Um coeficiente viral positivo é uma boa maneira dos profissionais de marketing avaliarem e realizarem previsões precisas sobre o crescimento das recomendações boca a boca.

Relatório de pesquisa: transforme-o em um infográfico

Desvantagens 

  • O coeficiente viral é uma métrica que não muda sozinha. Um coeficiente viral positivo depende apenas do produto. Quanto melhor o produto, maior o coeficiente viral.
  • Um coeficiente viral positivo só pode ser obtido se a duração do ciclo viral for curta. Isso significa que o tempo que os clientes levam para convidar sua família / amigos para se tornarem novos clientes deve ser rápido. Quanto mais curto for o ciclo viral, mais cedo o negócio crescerá.

Também recomendamos: Amostragem sistemática fácil, simples e barata

Na QuestionPro, você pode criar uma pesquisa do Net Promoter Score e saber se seus clientes recomendariam você com seus amigos e familiares. 

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.