Amostragem sistemática fácil, simples e barata

A amostragem sistemática é um tipo de amostragem probabilística, onde se faz uma seleção aleatória do primeiro elemento para a amostra e logo se selecionam os itens subsequentes utilizando intervalos fixos ou sistemáticos até chegar ao tamanho da amostra desejada.

tamanho-da-amostra

Passos para seleção de uma Amostragem Sistemática

  1. Definir a população-alvo. Determinar o tamanho da amostra desejada (n).
  1. Identificar a estrutura de amostragem existente ou desenvolver um quadro de amostragem da população-alvo.
  2. Avaliar o quadro de amostragem por falta de cobertura, cobertura excessiva, múltipla cobertura, agrupamento, periodicidade, e fazer os ajustes quando seja necessário, de maneira ideal, a lista estará em ordem aleatória com respeito ao estudo variável ou, melhor ainda, ordenados de acordo com a variável de interesse ou sua correlação, criando assim estratificação implícita.
  3. Determinar o número de elementos na estrutura de amostragem (N).
  4. Calcular o intervalo de amostragem (i)dividindo o número de elementos na estrutura de amostragem (N) pelo  tamanho da amostra específica (n). Um deveria ignorar o resto e arredondar ou acabar no número inteiro mais próximo. O arredondamento para menos e truncando fará que o tamanho da amostra seja maior do que o desejado. Se assim for, se pode eliminar de forma aleatória as seleções adicionais. Se não conheces o tamanho exato, ou é pouco prático para determinar, você pode fixar uma fração de amostragem.
  5. Selecione um número aleatório, r, de “1” mediante i.
  6. Selecione para a amostra  r, r + I, r + 2i, r, + 3i, e assim por diante, até esgotar o quadro.

Leia também: Saiba como definir uma amostragem para sua pesquisa

Tecnicamente, nenhuma amostragem sistemática cria uma amostra verdadeiramente aleatória. Apenas a seleção do primeiro elemento de amostragem sistemática é uma seleção de probabilidade.

Uma vez que o primeiro elemento é selecionado, alguns dos elementos terão uma probabilidade zero de seleção. Além disso, certas combinações de elementos, tais como , os elementos que estão adjacentes um ao outro na estrutura da amostragem, podem não ser selecionados.

Amostragem sistemática repetidas podem utilizar-se para resolver este problema.

Leia também: O que é uma amostra representativa da população nacional?

Pontos fortes e fracos de Amostragem Sistemática

Ao destacar os pontos fortes e fracos da amostragem sistemática, podemos comparar com a amostragem aleatória simples. Amostragem sistemática é utilizada frequentemente  quando é impossível ou pouco prático utilizar uma amostragem aleatória simples.

Pontos Fortes
A diferença de uma amostragem aleatória simples:

Pontos Fracos
A diferença de uma amostragem aleatória simples:

Se o processo de seleção é manual, a amostragem sistemática é mais fácil, mais simples, menos tempo, e mais econômica. Se o intervalo da amostragem está relacionada com a ordem periódica dos elementos na estrutura de amostragem, pode ser mais variável.
A população-alvo não tem que ser numeradas e se compila o quadro se há uma representação física. Elementos combinados têm diferentes probabilidades de ser selecionado.
Se a ordem dos elementos na amostragem, foram atríbuidos aleatóriamente a amostragem sistemática pode produzir resultados semelhantes a amostragem aleatória simples. Tecnicamente, somente a selecção do primeiro elemento é uma seleção de probabilidade já que para as seleções subsequentes, haverá elementos da população alvo que terão zero possibilidades de serem selecionados.
Amostragem sistemática elimina a possibilidade de autocorrelação. A estimativa das variações são mais complexas do que na amostragem aleatória simples.
Amostragem sistemática garante que a amostra é estendida para toda a população.

Como você realizará sua amostragem será determinante para  os resultados que vais  obter. Em conclusão, considere a escolha de uma amostragem sistemática se:

•  É difícil identificar elementos usando um método de amostragem aleatória simples.
• É importante a utilização de um procedimento de amostragem de probabilidade  que possa ser facilmente implementado.

Sigua conhecendo as técnicas de amostragem, em nossa próxima publicação que falaremos de amostragem por conglomerados.

Leia também:

Melhore sua amostragem seguindo estas dicas

O que é amostragem de bola de neve?

Amostragem deliberada, crítica ou experimental

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.