Saiba o que significa a análise SWOT

A análise SWOT, que por sua sigla é a análise de fraquezas, ameaças, pontos fortes e oportunidades, é uma estrutura usada para identificar e observar fatores internos e externos que podem ter um grande impacto na viabilidade de um projeto, produto, local ou pessoal.

Para que a análise SWOT cumpra todas as suas funções, é necessário que os líderes da empresa se envolvam. Não é uma atividade que pode ser delegada a outras pessoas, embora nenhuma delas possa ser feita sozinha. Por isso, o ideal é reunir uma equipe que ofereça diferentes pontos de vista sobre a empresa para realizar uma análise estratégica.

Quais são os elementos que compõem a análise SWOT?

A análise SWOT é composta pelos seguintes elementos:

Fraquezas

eles são os atributos e recursos internos que funcionam contra um resultado bem-sucedido. As fraquezas impedem que uma empresa atinja o nível ideal. Essas são áreas que precisam ser melhoradas para permanecerem competitivas.

Ameaças

São os fatores externos que têm o potencial de prejudicar uma organização. Neste ponto, é necessário analisá-los e preparar-se para não correr riscos. Entre as ameaças mais comuns estão as situações ambientais, o aumento dos custos de insumos, o surgimento de novas empresas concorrentes, a falta de mão-de-obra, etc.

Pontos fortes

Os pontos fortes são fatores em que uma organização se destaca e sobressai das demais. Pode ser uma marca sólida, clientes fiéis, um equilíbrio estável, uso de recursos exclusivos, etc.

Oportunidades

Esses são fatores externos que a organização pode capitalizar ou usar em seu favor para obter um resultado bem-sucedido e aproveitar as empresas concorrentes.

Vantagens e desvantagens da análise SWOT

Entre as principais vantagens da análise SWOT estão:

  • Têm muito pouco ou nenhum custo.
  • Qualquer pessoa que entenda sua empresa pode fazer isso.
  • Centra-se nos fatores mais importantes que podem afetar o negócio.
  • Ajuda você a entender melhor o seu negócio.
  • Permite que você aborde os fatores que precisam ser corrigidos.
  • Reduze ameaças
  • Oferece mais oportunidades
  • Permite aproveitar melhor as forças.
  • Desenvolver objetivos de negócios e criar estratégias para alcançá-los.

Entre as desvantagens da análise SWOT estão:

  • É apenas uma pequena etapa de todo o processo de planejamento.
  • É necessário realizar investigações mais complexas ao tomar decisões.
  • Só pode resolver uma fraqueza, uma ameaça, uma força e uma oportunidade.
  • É difícil abordar fatores incertos ou que podem ser pontos fortes e ameaças ao mesmo tempo.
  • Não prioriza entre os problemas.
  • Não fornece soluções ou outras alternativas.
  • Oferece muitas ideias, mas não ajuda a escolher a melhor.
  • Produz muita informação, mas nem tudo é útil.

Como executar uma análise SWOT?

O primeiro passo para realizar uma análise SWOT é reunir sua equipe de trabalho por uma ou duas horas. É importante que as pessoas que representam cada área tenham perspectivas diferentes e que a análise seja bem-sucedida.

Realizar uma análise SWOT é igual a uma reunião de brainstorming. No entanto, são reuniões que devem ser executadas corretamente. O aconselhável é fazer uma pequena reunião de dez minutos onde você evita que os participantes pensem em forma coletiva e que cada um seja ouvido. Após esses dez minutos, permita que qualquer pessoa adicione comentários ou anotações adicionais.

Próximo passo

O próximo passo é organizar as ideias e classificá-las. Isso pode ser feito votando. Ao ter a lista de idéias, o próximo passo é iniciar um debate para escolher o elemento principal. Lembre-se de que esse processo deve ser feito para os quatro elementos do quadrante SWOT.

A análise SWOT é uma ferramenta fácil de implementar e permite desenvolver processos para o seu negócio de forma organizada. Quando uma empresa é nova, é ideal para o planejamento, porque permite que você crie estratégias para seguir o caminho certo.

Lembre-se de que você pode usar a QuestionPro para coletar as informações necessárias por meio de pesquisas. Confira nosso chat online e tire suas dúvidas sobre o uso de nossa plataforma online.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

O que é análise SWOT e como ela pode beneficia a sua empresa

Análise SWOT como ferramenta para um planejamento de marketing

5 funções de liderança e gerenciamento

O que é pesquisa de negócios?

Como conduzir uma pesquisa quantitativa de mercado

Vantagens da pesquisa qualitativa

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.