Estudo de viabilidade de mercado: como utilizá-lo?

Um estudo de viabilidade de mercado é responsável por analisar diferentes fatores relacionados ao mercado para determinar se um produto ou serviço será bem-sucedido ou não.

Antes de lançar um produto para venda, é importante realizar um estudo de viabilidade. Esse estudo ajuda você a saber se sua ideia será bem-sucedida e cobrirá as necessidades do tipo de cliente objetivo ou se você precisa fazer certas modificações.

Características do estudo de viabilidade de mercado

Entre os objetivos mais importantes de um estudo de viabilidade está:

  • Determinar a viabilidade de um negócio, produto ou serviço.
  • Formular o modelo de negócios para cada etapa do projeto.
  • Investigar uma área para conhecer suas características.
  • Determinar o nível de demanda.
  • Conhecer as necessidades do público-alvo.
  • Conhecer a opinião do público-alvo sobre a ideia do novo produto.
  • Determinar as ferramentas e tecnologias utilizadas para a execução do projeto.
  • Estabelecer o processo e os fornecedores de acordo com as ferramentas selecionadas.

O estudo de viabilidade se concentra em um mercado existente com características como gênero, nível aquisitivo e hábitos de consumo. Por isso, está interessado em saber o ponto exato para alcançar um negócio próspero. Leia também: Saiba o que significa um painel de inquérito de mercado

Elementos de um estudo de viabilidade de mercado

Um estudo de viabilidade de mercado deve ser feito antes de iniciar um plano de negócios, pois permite melhores resultados. Este método é responsável por avaliar os seguintes elementos:

1. Produto

O objetivo é analisar a viabilidade do produto, ou seja, se será bem recebido pelo público-alvo. Para isso, é necessário pedir a opinião das pessoas. Em muitas ocasiões, as empresas criam produtos com gostos e necessidades pessoais, mas não em relação aos compradores potenciais, que usarão o produto.

A coleta de dados pode ser de um grupo de foco ou de um inquérito para uma amostra objetiva. No final do processo, as respostas devem ser analisadas e comparadas. Se forem negativos, é necessário fazer um ajuste do produto. Por fim, conduza uma entrevista com especialistas para obter informações valiosas para o seu modelo de negócios. Confira: Etapas de um inquérito: quais devo seguir? Descubra agora!

2. Mercado

Um dos objetivos da realização de um estudo de viabilidade de mercado é entender como se dirige o mercado que você deseja alcançar, suas características, vantagens e desvantagens. Para criar uma estratégia funcional, é necessário avaliar elementos como concorrência, clientes, fornecedores e possíveis obstáculos.

Antes de direcionar todos os seus esforços para um mercado específico, as empresas devem analisar se possuem fatores como:

  • Torne-o um mercado novo ou em crescimento.
  • Dividido, dependendo do número da concorrência.
  • Que não se encontre saturado.

Se o mercado não tiver esses elementos, é necessário fazer um ajuste para melhorar as estratégias ou desistir de competir com a concorrência. Leia também: 5 exemplos de escalas Likert para seu próximo inquérito

3. Administração

O resultado final da realização de um estudo de viabilidade de mercado é analisar se as habilidades e recursos são suficientes para uma empresa operar adequadamente.

Um empreendedor que sabe ser um líder pode identificar e aceitar quando é necessário realizar um ajuste nas equipes. Para isso, é necessário avaliar as habilidades existentes e encontrar o que é necessário para obter o funcionário adequado para a posição.

Cada membro da equipe deve ter claras as atividades que devem ser realizadas, os benefícios que obterá e o papel que desempenhará.

Frases de inquérito de mercado aplicadas diariamente

4. Economia:

O último elemento que compõe o estudo de viabilidade do mercado é o plano financeiro. O objetivo é ser claro sobre o montante de investimento necessário para iniciar um projeto. Geralmente, há despesas anteriores, como compra de suprimentos, desenvolvimento de produtos, despesas legais, etc. Ao realizar uma análise, você pode controlar as despesas essenciais para a operação.

As novas empresas devem considerar as despesas frequentes que serão feitas permanentemente, como eletricidade, água, propaganda, etc. Mesmo que você não trabalhe em um estabelecimento ou tenha funcionários, é aconselhável incluir o aluguel do local e do salário para ter uma idéia das despesas futuras. Também recomendamos: Estudos de mercado como veículo para os meios de comunicação

Benefícios da realização de um estudo de viabilidade de mercado

Entre os principais benefícios de um estudo de viabilidade de mercado estão:

  • Confirmar se existe um mercado adequado para que o seu produto possa satisfazer uma necessidade.
  • Determinar a disponibilidade de recursos para investimento.
  • Mostrar a viabilidade técnica do produto.
  • Organizar recursos financeiros e humanos para a boa execução do projeto.

Veja também: Comunidades virtuais de inquérito: conheça agora mesmo!

Um estudo de viabilidade de mercado é uma ferramenta que oferece um guia para tomar melhores decisões quando você planeja iniciar um novo negócio. As informações obtidas podem determinar o sucesso ou o fracasso do negócio e ajudá-lo a saber se você deve fazer o investimento.

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu inquérito, utilize uma plataforma online de inquérito, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em inquérito e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.