Como fazer uma análise da concorrência?

Se você deseja tomar medidas seguras em seus negócios, é importante sempre fazer uma análise da concorrência. Muitas empresas começam realizando uma análise para prever a lucratividade, o uso de recursos e até para atribuir a ordem de serviço correta dos diferentes funcionários. Mas como você pode saber o que a concorrência está fazendo e obter melhores resultados?

Comece fazendo uma de sua própria empresa através de uma análise SWOT que ajuda a encontrar os pontos fortes e fracos de sua empresa. Ela também consegue identificar as possíveis ameaças e oportunidades que os negócios podem enfrentar devido a fatores externos e, assim, criar suas estratégias de mercado.

Na análise da concorrência, você deve avaliar agora os pontos fortes e fracos de seus rivais, detectar áreas de oportunidade ou situações que também podem se tornar uma ameaça para eles.

Uma análise da concorrência é uma parte crítica de sua própria estratégia de marketing, uma maneira de agir de acordo com o que seus concorrentes estão fazendo.

Como realizar uma análise da concorrência?

O primeiro passo para realizar uma análise da concorrência é identificar seus concorrentes atuais e potenciais. Existem duas maneiras de fazer isso:

  • Considerando o ponto de vista dos clientes
  • Ou desde seu ponto de vista

Ao dar uma olhada do ponto de vista dos clientes, você está vendo seus principais pontos fortes e defeitos. Em outras palavras, você está fazendo a primeira parte da análise SWOT. Pense como um cliente faria. Por que um cliente procuraria por seus serviços? É porque eles fazem as coisas de maneira diferente ou porque sua qualidade é de primeira? Coloque-se no lugar de seus clientes e pergunte-se porque escolheria a concorrência em vez da sua própria empresa.

Usar análise SWOT como ferramenta para um planejamento de marketing

Por outro lado, vê-los do seu ponto de vista o ajudará a entender melhor sua empresa. Veja seus ativos e como você os gerenciaria no campo do marketing. Tente ver quais são suas fraquezas e como você as compensaria. Novamente, você está realizando a análise SWOT para seus concorrentes.

Saiba o que significa a análise SWOT

Análise PEST

PEST é a sigla para fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos. A análise PEST é realizada para que a empresa saiba como reagir quando houver qualquer alteração em qualquer um dos quatro fatores mencionados acima. Então, por que é importante para a análise da concorrência?

É sempre importante avaliar fatores externos e saber como sua concorrência reagirá quando houver uma mudança. Eles considerarão essa mudança como uma oportunidade de melhorar as coisas ou a verão como uma ameaça? Isso lhe dará uma ideia de como seus rivais operam. Você pode até basear sua estratégia de marketing em suas ideias. Supondo que haja uma mudança social e seus concorrentes não possam com ela. No entanto, sua empresa pode. Então, você tentará criar uma estratégia para enfrentar essa mudança e se destacar da concorrência.

Leia também: Como investigar a concorrência através dos vendedores?

Perguntas para fazer uma análise da concorrência

Antes de conduzir a análise da concorrência, você deve fazer as perguntas certas. Sem essas perguntas, você não pode fazer uma análise correta:

  • Quem é a sua concorrência?
  • Quais produtos ou serviços eles estão vendendo?
  • Quanta participação de mercado eles têm?
  • Quais foram suas estratégias passadas?
  • Eles estão usando a mesma estratégia?
  • Quão agressivos eles são em suas campanhas publicitárias?
  • Quão competitivos eles são?
  • Seus pontos fortes e fracos são os mesmos que os seus?
  • Qual o tamanho deles como uma ameaça?
  • Como suas estratégias afetam seus negócios?

Dicas para conduzir um questionário de atendimento ao cliente

Siga estas etapas para fazer uma análise da concorrência corretamente:

  1. Defina o setor: a natureza do setor em que você e seus concorrentes estão. As áreas disponíveis para produzir bens e serviços.
  2. Descubra seus concorrentes: um setor é propenso a ter vários concorrentes. Você precisa descobrir quem é o concorrente que pode estar no seu nível. 
  3. Defina seus clientes: descubra qual é a sua base de clientes e qual é o seu nível de expectativa. Veja como você pode encontrar seu nicho de mercado usando pesquisas on-line. Confira Serviço aos clientes: uma maneira de se destacar da concorrência
  4. Principais fatores de sucesso: identifique e classifique quais são os fatores que podem levá-lo ao sucesso, independentemente de esses fatores terem sido usados por você ou por seus concorrentes.
  5. Classifique sua competição: dê a seus concorrentes uma classificação com base em cada um desses fatores de sucesso.

Esse processo o ajudará a analisar a concorrência e saber como eles contribuem para o mercado. Depois de descobrir quem lidera o caminho, você pode criar a estratégia ideal para vencer. Sucesso!

Também recomendamos: 10 passos para ter o melhor programa de Net Promoter Score

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.