Usar análise SWOT como ferramenta para um planejamento de marketing

Todo profissional de marketing, comunicação ou administração certamente já ouviu falar sobre usar análise SWOT. Porém, sabemos que são poucos os que dedicam um determinado tempo em seu dia a dia de trabalho para essa análise. Usar análise SWOT, pode ajudar a identificar pontos chave sobre seu cliente, produto e mercado.

usar análise swot

Usar análise SWOT deve ser a principal etapa no processo de planejamento de marketing. A ideia é obter uma excelente estratégia conhecendo suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças; para depois desenvolver uma estratégia de marketing com embasamento suficiente para enfrentar e combater a concorrência.

No entanto é importante atentar-nos que a análise SWOT é muito mais do que uma simples lista com informações sobre sua empresa, mercado ou concorrentes.

Pensando que a informação extraida da análise será levada em conta na tomada de decição da estratégia de marketing, é importante dedicar tempo e compartilhar essas informações com colegas; para chegarem em uma lista de conteúdo relevante. Mas, como conseguir esse conteúdo?

Leia também: Análise de tendência

Como usar análise SWOT?

É muito simples, basicamente você precisa se aprofundar na verdadeira essência de cada elemento SWOT:

Foco interno X foco externo

A primeira coisa a ser feita é estabelecer a distinção entre os elementos focados internamente na análise SWOT: as forças e fraquezas; e os elementos focados externamente na SWOT: oportunidades e ameaças. Essa simples diferenciação conduz a conversa na direção correta.

Exemplos específicos sobre usar análise swot em eventos:

A próxima coisa a ser feita é criar perguntas específicas que possam definir o que percebe-se como forças, fraquezas, oportunidades ou ameaças. Isto ajuda a concentrar-se somente na lista de atributos que fazem a diferença no negócio.

Por exemplo, na categoria de “Forças” um exemplo de pergunta relevante é:

  • Obtive êxito nos novos negócios este ano?
  • Quais foram as razões pelas quais obtive êxito nesses negócios?

e na categoria “Fraquezas”, podemos perguntar:

  • Quais negócios perdi este ano?
  • Quais foram as razões pelas quais perdi neste negócio?

Agora começa a ficar mais clara a ideia que está por trás desse processo de analise.

No entanto, o que aconteceria se levássemos esse processo um passo adiante? Que tal se pegarmos essas perguntas que fizemos a nós mesmos e começarmos a fazer aos nossos clientes?

Dicas para escolher ferramenta de pesquisa qualitativa ou quantitativa certa para sua pesquisa de mercado

Como usar análise swot e colocar os clientes dentro do seu processo de tomada de decisões?

Geralmente, as organizações usarão uma pesquisa de satisfação dos clientes ou outra que tenham a mão, como parte do seu processo de planejamento de mercado. A forma mais comum que já vi, consiste em selecionar uma pesquisa que já foi feita anteriormente e que teve outros objetivos ao usar suas informações para complementar o planejamento.

Hoje, creio que a melhor prática seja criar uma série de questionários para pesquisas com clientes com o objetivo de reunir informações relevantes. E, dessa forma, ser usadas para guiá-lo nas tomadas de decisões e na elaboração de planos de marketing.

Começar com uma lista de cliente sempre será uma boa ideia criar uma lista de entrevistados e e-mails.

Complemente esta lista com informações de perfis demográficos para especificar campos personalizados como ramo de negócio, tipo de cliente, produto adquirido, etc.

Fazer pesquisa qualitativa

Para descobrir o que é mais importante para o seu cliente ao comprar o que você está vendendo, você pode fazer perguntas abertas e depois ir fechando com alguns atributos específicos que desempenham um papel importante na hora dos clientes optarem por comprar seus produtos ou serviços. Creio ser necessário salientar que você precisa ser bem específico. Não use simplesmente critérios como “preço”, isto é inútil. Use critérios como “por estar localizado perto de minha casa”, como um exemplo.

Faça várias pesquisas curtas para mensurar o que seus clientes veem como suas Forças. Isso poderia ser tão simples como criar uma lista de forças e perguntar-lhes se elas descreveram a sua empresa; com as opções de resposta, sendo “SIM/NÃO” (também pode-se incluir N/A).

Embora as escalas com frequências são para um padrão de pergunta pré-determinado, prefiro as perguntas simples com resposta “sim/não” porque forçam os clientes a escolherem uma e não simplesment se mantém neutros. A única sugestão aqui seria usar cuidadosamente a maneira como são construídas as frases de efeito para que as pessoas sintam certa ambiguidade.

Por exemplo:

Alta tecnologia, atendimento cordial, localização, bom relacionamento. Observe como cada um desses atributos faz referência a uma área específica da empresa. Não misturo atendimento cordial e serviço ao cliente, são coisas muito semelhantes. Além disso, certifique-se de mencionar itens que você acredita serem suas fraquezas ou coisas que os clientes não estão de acordo.

Pedir aos clientes sobre as influências externas.  

Lembre-se que as oportunidades e ameaças também são componentes de sua análise SWOT. Você pode perguntar aos seus clientes como eles perecebem as oportunidades e ameaças que lhes afeta. Análise SWOT

No geral, a ideia é criar pesquisas que se concentrem na obtenção de feedback dos clientes, relacionado com a tomada de decisões que farão parte do seu plano de marketing. Desta forma, não só estará deixando as pesquisas anteriores para outros tipos de decisões; mas também colocando seus clientes no processo de tomada de decisões da empresa, com um estilo de marketing colaborativo.

Leia também:

Dicas para a análise de dados de pesquisas quantitativos

Análise de tendência, definição e aplicação.

E você, tem usado a análise SWOT para te ajudar na tomada de decisão do seu negócio?

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram