Tudo sobre pesquisa de experiência do usuário

Uma empresas dedicada a crescer cada vez mais, aplica diferentes pesquisas com frequência para compreender os problemas e desenhar oportunidades para se destacar entre seus concorrentes. Os pesquisadores utilizam diferentes métodos e a pesquisa de experiência do usuário são desenvolvidas para entender com precisão como os clientes reais reagem aos produtos ou serviços no mundo real.


 

Definição de pesquisa de experiência do usuário

A pesquisa de experiência do usuário é o estudo sistemático dos usuários para descobrir comportamentos, necessidades, motivações e tendências através de observações, análises e outros comentários dos usuários.

 

Tipos de pesquisa de experiência do usuário

Podemos dividi-las em duas dimensões, dependendo do tipo de produto, seu ambiente, o tamanho da pesquisa e suas linhas de tempo. Vejamos as duas dimensões.

  1. Quantitativa VS qualitativa:

A pesquisa quantitativa é o estudo de uma população através do uso de pesquisas e questionários. A pesquisa quantitativa ajuda a generalizar os resultados e compreender o que uma população específica gosta e não gosta. Esta técnica de coleta de dados é geralmente de natureza matemática.

A pesquisa qualitativa ajuda os pesquisadores a coletar informações através da observação de usuários em estudos de campo ou grupos focais. A pesquisa qualitativa traz sentido para as motivações e razões do comportamento do consumidor. Os usuários geralmente estão em pequenos números pertencentes a diversas origens e ajudam a responder as perguntas “como” e “por quê” sobre o comportamento do consumidor.

Saiba exatamente quando aplicar uma pesquisa qualitativa e uma quantitativa.

 

  1. Pesquisa de atitude VS comportamental:

A pesquisa de atitude se aplica ao que os usuários dizem, enquanto a comportamental se aplica ao que eles realmente fazem. O que os usuários e clientes costumam dizer e o que eles fazem às vezes é bem diferente.

Os pesquisadores frequentemente conduzem pesquisas de atitude para medir as necessidades e crenças do cliente.

Entretanto, os pesquisadores se inclinam para a pesquisa comportamental para obter insights, pois os dados sobre o que os usuários tendem a fazer são mais relevantes.

 

5 passos para conduzir pesquisas de experiência do usuário

  1. Defina objetivos: Estabeleça as metas de sua pesquisa antes de agir. Entenda o que você quer descobrir sobre seus clientes e suas exigências.
  2. Defina hipóteses: O que você acha que sabe sobre os usuários?
  3. Escolha um método adequado: Escolha a melhor abordagem de pesquisa com base em fatores como tipo de projeto, tamanho da equipe de pesquisa, tamanho da amostra de respondentes e prazo.
  4. Aplique: Conduza a pesquisa usando o método de pesquisa que você escolheu e comece a coletar dados dos usuários sobre suas preferências, gostos, aversões e necessidades.
  5. Sintetize o feedback: Colete e analise os dados de feedback do usuário para preencher suas lacunas de conhecimento. Use este conhecimento para melhorar e aprimorar sua oferta.

 

Usos da pesquisa de experiência do usuário

  • Descubra: a pesquisa te permite entender o que os usuários consideram relevante. Os pesquisadores ou entrevistam o usuário em seu ambiente ou pedem que ele mantenha um registro de sua interação diária com um projeto.
  • Explore: durante esta fase, os pesquisadores analisam as possibilidades de atender às necessidades de todos os usuários. A pergunta de classificação arrasta e solta, por exemplo, é uma técnica de pesquisa interativa para entender exatamente o que as pessoas gostam e não gostam.
  • Teste: os testes ajudam a avaliar o design minuciosamente. As empresas testam os produtos para garantir que eles sejam fáceis de usar e acessíveis por todos.
  • Ouça: a escuta auxilia os pesquisadores a colocar os problemas em perspectiva. Ajuda-os a encontrar problemas invisíveis para corrigi-los rapidamente. As pesquisas e enquetes são ferramentas úteis que ajudam os pesquisadores a rastrear os sentimentos dos usuários.

 

Benefícios da pesquisa de experiência do usuário

  1. Produtos melhores: O envolvimento direto de seus clientes em potencial ajuda a ganhar muito conhecimento sobre o que os clientes preferem e o que ajudará na melhoria geral do produto.
  2. Usuários felizes: A pesquisa de experiência do usuário ajuda você a coletar feedback imparcial diretamente de seus clientes – sua fonte de feedback mais confiável. Por não ser influenciada por líderes da empresa, investidores ou outros estranhos, ela é a melhor fonte de feedback acionável.
  3. Crescimento dos negócios: Compreender o que seus clientes procuram para ajudar as organizações a gastar menos dinheiro e tempo corrigindo projetos defeituosos. Isso ajuda a acelerar o desenvolvimento de produtos e aumenta a satisfação do cliente.

 


 

Agora é hora de começar a pesquisar.  Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças.

agendar demonstração