Como criar uma pesquisa qualitativa?

Antes de saber como criar uma pesquisa qualitativa, é preciso identificar se é o tipo de pesquisa adequado.

A pesquisa qualitativa, diferentemente da pesquisa quantitativa, foca no “porquê” e não no “o que” e basicamente se concentra na coleta de dados que não são numéricos. Baseia-se em métodos de coleta de dados mais focados na comunicação do que em procedimentos lógicos ou estatísticos.


 

Quando criar uma pesquisa qualitativa?

Caso 1 – Você administra um restaurante e quer introduzir um novo cardápio de refeições, pode convidar um pequeno grupo de pessoas locais para provar a comida e pedir sua opinião sobre suas propostas de pratos, serviços e preços.

Caso 2 – Antes de começar a produzir uma nova linha de produtos, é vital que você coloque o seu produto nas mãos de alguns membros do seu público alvo: É fácil de usar? O design é atraente? Parece que vai se destacar de outros produtos similares na loja? A embalagem está funcionando? O preço está correto?

Esse tipo de pesquisa com o cliente traz à luz um ou dois problemas que podem ser resolvidos antes de lançar o produto e essa é uma das vantagens da pesquisa qualitativa.

 

4 métodos para criar uma pesquisa qualitativa

  1. Ambiente natural: os pesquisadores coletam dados no local onde os participantes experimentam os problemas.
  2. Múltiplos: métodos diferentes são usados para coletar dados, como entrevistas pessoal + observação, por exemplo. 
  3. Raciocínio complexo:  exige uma aplicação e análise mais profunda.
  4. Foco no participante: o investigador tenta entender o significa e gravidade do problema para o participante. 

 

Como criar uma pesquisa qualitativa

O que faz uma pesquisa qualitativa são as perguntas contidas. Existem questões que coletam resultados generalizados e contáveis, mas existem as que coletam uma maior riqueza de informação.

As perguntas abertas são o tipo mais comumente utilizados em pesquisas qualitativas. Os respondentes podem expressar-se livremente sobre um tema e o pesquisador deverá focar em um menor número de participantes para analisar dados em qualidade e não quantidade.

Saiba como escrever perguntas para pesquisa qualitativa.

 

Você sabia que é possível criar uma pesquisa qualitativa online? É muito mais prática e gera melhores resultados.

Aproveite a combinação de técnicas de pesquisas qualitativas com a tecnologia efetiva para analisar dados qualitativos que os softwares de pesquisa online oferecem, afim de acessar um mercado mais amplo e obter melhores resultados, como:

  • Avaliação do conceito e desenvolvimento de produtos e serviços
  • Considerações sobre compra
  • Desenvolvimento e teste de campanhas publicitárias
  • Desenvolvimento de sites e testes de uso
  • Atitudes e monitoramento de comportamento
  • Acompanhamento qualitativo tradicional

Uma boa pesquisa qualitativa deverá conter:

  • fóruns de discussão online ou focus group com zero limitações geográficas, acessando pessoas que normalmente não são fáceis de acessar, através de comunidades online. Trabalhando com esses pequenos grupos, o pesquisador consegue analisar as informações com mais atenção e profundidade.
  • painel de experiência do cliente para mais feedbacks de tópicos específicos. É muito importante saber quantos dos seus clientes estão satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos, mas é mais importante ainda entender o porquê sentem-se assim. Entender o motivo da satisfação ou insatisfação do cliente é a única saída para melhorar suas experiências futuras.

 

Vantagens de criar uma pesquisa qualitativa

A pesquisa de mercado qualitativa é um passo importante antes de executar muitas tarefas importantes de marketing, como:

  • Preparar um plano de marketing
  • Fazer uma análise SWOT
  • Desenvolver produtos
  • Definir preços

A pesquisa de mercado também deve orientar sua estratégia de marketing online, desde o design do seu site, boletins informativos, SEO e redes sociais.

Além disso, irá ajudá-lo a desenvolver produtos e serviços e garantir que eles atendam às necessidades de seu público alvo.

 


Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de software de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

 

agendar demonstração