Tipos de público alvo: identifique seu público ideal

Será que você está mirando no alvo certo? Existem diferentes tipos de público alvo, certifique-se de que você está focando no melhor para você.

Para isso, conheça os diferentes tipos, as características de cada um deles e as formas de identificar os clientes certos para seus produtos e serviços.

Se você atingir o público alvo certo em suas campanhas, você terá os melhores resultados. É por isso que esta é uma das partes mais importantes da pesquisa de mercado.


O que é um público alvo?

Um público alvo é um grupo de consumidores dentro de um mercado pré-definido que foi identificado como o melhor destinatário de uma determinada mensagem de marketing.

Para criar mensagens eficazes dentro de suas campanhas de marketing, você deve primeiro definir seu público alvo. Fazendo isso, você poderá ajudar a engajar os tomadores de decisão e transformá-los em clientes fiéis.

Basicamente, o público alvo são seus clientes potenciais. O grupo de pessoas para as quais você dirige seus produtos ou serviços.

Pode ser descrito por atributos comportamentais e demográficos, tais como idade, sexo, renda, educação ou localização. Se você o identificar, poderá direcionar suas estratégias de marketing de forma apropriada.

Tipos de público alvo

Abaixo, temos para você os diferentes tipos de público alvo e as características de cada um deles:

Veteranos

tipos de público alvo

São pessoas que nasceram antes de 1945, quando a pesquisa cara a cara era a única maneira de se relacionar com as pessoas. Os pais eram os provedores de alimentos e as mães as donas de casa.

Essas pessoas têm seu papel de gênero consolidado e vêem uma empresa como a única em que estarão por toda a sua vida.

Este é um dos tipos de clientes que se destacam por sua formalidade, consistência e cooperação. Além disso, eles estão mais interessados em ajudar os outros, respeitam a autoridade e são leais.

Este público se destaca porque os investimentos que eles preferem serão sempre veículos e bens imóveis.

Baby boomers

tipos de público alvoSão pessoas nascidas entre 1945-1964, caracterizadas pela comunicação telefônica, cara a cara e sua importância para criar relações pessoais.

Eles se destacam por terem uma mentalidade positiva, ou seja, tudo é uma oportunidade de crescimento e seu trabalho é o lugar certo para crescer profissionalmente.

Além disso, eles gostam de descobrir coisas novas, explorar, ser positivos e o mais importante para eles é o trabalho, assim eles encontram um que é seguro e duradouro.

Os produtos preferidos do baby boomers são as TVs.

Geração X

tipos de público alvoEstas são as pessoas que nasceram entre 1965 e 1980. Eles são caracterizados como migrantes digitais, ou seja, são pioneiros na comunicação por e-mail ou mensagem de texto.

O mais importante é sua família, eles são um pouco mais instáveis do que as gerações anteriores e não se importam com sua qualidade de vida. Além disso, eles têm uma carreira, que tentam nivelar com sua vida pessoal.

A Geração X se distingue por ser individualista, muito mais flexível e não tanto um crente na autoridade, e os produtos de sua preferência são os laptops.

Millennials (Geração Y):

tipos de público alvo

Eles são o tipo de público alvo que inclui pessoas que nasceram entre 1981 e 1995, são mais conhecidos como nativos digitais, onde as redes sociais e a comunicação pela internet eram a forma mais importante de comunicação.

A geração millennial se caracteriza pelo fato de darem muita importância à família, embora nem sempre aspirem a ter uma. Eles têm a mente aberta e flexível, mesmo no trabalho, que não vêem como um lugar onde querem ficar por muitos anos.

Além disso, eles são atraídos e admiram as pessoas públicas que fazem trabalho altruísta, defendem os direitos humanos e têm um impacto positivo sobre o planeta.

Os produtos que mais consomem são dispositivos móveis, tais como telefones celulares e comprimidos.

Geração Z:

tipos de público alvoOs últimos dos diferentes tipos de grupos alvo são os da geração Z, que nasceram entre 1996 e 2020.

Estas pessoas vieram ao mundo numa época em que toda a comunicação relevante é digital, a economia mundial está em crise e o aquecimento global está em seu auge.

Eles são caracterizados por sua flexibilidade em termos de seu desenvolvimento profissional e por não permanecerem por muito tempo em uma empresa. Geralmente, eles são dedicados ao trabalho na Internet, tais como blogs, vlogs ou influenciadores de redes sociais.

Eles admiram celebridades que realmente mostram o que são e procuram interagir com as marcas que consomem, que são bem sucedidas quando mostram valores que trazem algo positivo para o planeta e para os direitos humanos.

A geração Z está sempre conectada e multitarefa, rejeitando a política e buscando a igualdade entre as pessoas e o sucesso pessoal.

Entre os produtos que mais consomem estão dispositivos móveis, câmeras fotográficas. Embora eles prefiram experiências, portanto, viajar é sua prioridade.

 

Passos para identificar seu público alvo ideal

Depois de conhecer os diferentes tipos de públicos alvo, é hora de identificar o certo para sua marca com estas etapas que temos para você:

1. Conduzir pesquisa de público alvo

Seu plano de negócios, estratégia de marketing, experiência profissional e conhecimento prévio de seu público alvo estabelecerão as bases para sua pesquisa.

Colete todas as informações existentes e encontre oportunidades para saber mais sobre elas.

Relatórios de audiência personalizados podem mostrar demografia, psicografia, localização geográfica, bem como os tipos de tecnologia utilizados pelos clientes de sua marca.

Escolha a melhor plataforma de pesquisa de mercado online, de acordo com a sua necessidade.

 

2. Analisar o mercado

Quando você souber um pouco mais sobre seu público alvo e tiver comparado estes dados com seus objetivos comerciais, é hora de obter algum contexto.

Você não só está tentando enviar as mensagens certas às pessoas certas no momento certo, mas também está competindo com milhares de outras mensagens.

Reveja os esforços de marketing e os planos comerciais de seus concorrentes para entender melhor o que você está enfrentando. Da mesma forma, você vai querer estar ciente de quaisquer outras campanhas que sua empresa esteja realizando atualmente, já que não vai querer prejudicar essa parte da atenção do público.

3. Definir o público

Com dados concretos e uma profunda compreensão dos interesses, desafios e necessidades de seu público, é hora de definir um público alvo conciso para o qual você pode direcionar seus esforços.

Para conseguir isso, você deve responder as seguintes perguntas:

  • Que problemas seu produto ou serviço resolve?
  • Que características demográficas influenciam o processo de tomada de decisão?
  • Que traços psicográficos afetam o consumo de conteúdo?
  • Como seu público prefere interagir com marcas similares à sua?
  • Seu segmento de audiência é grande o suficiente?

Respondendo à ultima pergunta, existem calculadoras de amostra para medir se o tamanho da audiência é adequado. A boa notícia é que se você precisa de mais respondentes (e mais específicos), pode encontrá-los na QuestionPro.

Importância de identificar seu público alvo

Não basta conhecer os diferentes tipos de públicos alvo que existem, é necessário identificar o mais adequado para sua marca, ou seja, as pessoas que farão seu produto ou serviço ter sucesso.

O marketing pode ser mais específico nas estratégias e optar pelo veículo de comunicação mais apropriado.

 

tipos de público alvo

 

Você tem mais direção quando se trata de moldar estratégias, tanto para o marketing quanto para os negócios em geral. Uma abordagem focada ajuda você a otimizar totalmente os recursos, o tempo e o orçamento.

Quando você identifica seu tipo de público alvo ideal, é possível criar e direcionar suas mensagens apropriadamente para um público definido, e garantir que elas ressoem e se relacionem com estas informações.

Aqui estão 5 razões para focar em um público alvo específico.

 

Além disso, ao definir seu público alvo, você pode garantir sua lealdade à marca. Quando você se conecta com as pessoas certas e fala diretamente com elas, é mais provável que você assegure a comercialização de seus produtos.

Outra razão pela qual é importante conhecer seu tipo de público alvo é porque ele permite diferenciar sua marca da concorrência, pois você deixa de falar com uma lista de consumidores em geral e começa a direcionar seus esforços para um segmento específico do setor, o que lhe permitirá posicionar-se e fazer com que sua marca se destaque da concorrência.

Futuramente, você pode criar um painel de experiência do cliente para visualizar e interagir mais facilmente com os dados e informações do usuário sobre sua experiência com sua marca.

Finalmente, ela permite melhorar seus produtos e serviços. Em outras palavras, quando você compreende totalmente seu público alvo e conhece suas necessidades, você pode criar produtos e serviços com características que lhes convêm.


 

Agora é hora de começar a pesquisar. Lembre-se que na QuestionPro temos as ferramentas de software de pesquisa online e também offline que você precisa para o seu negócio decolar! Agende uma demonstração sem compromisso, totalmente gratuita e em português e conheça todos os recursos que temos disponíveis em nossas diferentes licenças

 

agendar demonstração