Análise de tendências: conheça a definição e sua aplicação

A análise de tendências é um aspecto da análise de negócios que tenta prever o movimento futuro de um produto ou serviço no mercado com base nos dados históricos e estatísticos. Com isso, é possível definir estratégias de atuação para ganhar mercado. Até mesmo planos de ação para blindar seu negócio de atuação da concorrência.

Definição da análise de tendências

Em palavras mais simples, a análise de tendências opera amplamente sobre a ideia do que aconteceu no passado para prever o que acontecerá no futuro.

É importante entender a definição de análise de tendências para pesquisas de mercado para compreender o comportamento do mercado no passado e no presente. Isso ajuda claramente a entender quais estratégias funcionaram no passado e qual é a tendência que irá ditar o futuro.

Saiba mais sobre: Marketing digital: quais habilidades você precisa para ser um especialista? e Quais são os 4 C’s de marketing?

Saiba mais sobre análise de tendências e como conduzi-lo

Existem vários métodos de pesquisa de mercado, como pesquisas, entrevistas individuais, etc., que ajudam a entender o comportamento do consumidor e ajudam os analistas a preverem as tendências. Esta análise fornece uma perspectiva geral dos fatores que afetam o negócio.

Aplicações:

análise de tendências

 

Agora que está clara a definição da análise de tendências, vamos entender as aplicações. É utilizada como um objetivo para o futuro / benchmark para um produto ou serviço. Baseia-se no comportamento e nas reações do mercado no passado, para entender futuras projeções. Segue abaixo as aplicações da análise de tendências:

  1. Quando você precisa entender o comportamento do consumidor

Este método de análise ajuda a analisar o comportamento do consumidor. Para qualquer produto baseado em produtos ou serviços, o comportamento e a satisfação do consumidor desempenha um papel vital. Com essa análise, o método entende o que os consumidores aceitam e o que é rejeitado. Isso os auxiliam a fazer mudanças oportunas nos produtos e, em seguida, empurrá-lo para fora no mercado.

Veja também: A experiência do consumidor, melhore-o com estas dicas simples

  1. Identificar mudança na percepção do consumidor

A percepção do consumidor em relação ao produto ou serviço pode ser bastante volátil. A análise de tendências envolve a análise das necessidades dos consumidores e como eles percebem um produto ou um serviço. O valor de um produto pode ser diminuído se a concorrência o replica. Lembre-se de que os consumidores estão facilmente entediados e, como negócio, você deve entender o que os consumidores desejam.

Saiba mais sobre: Consumidor e seu comportamento – qual é a utilidade de entendê-lo?

  1. Para entender os drivers de custo

As empresas precisam entender os drivers de custos que afetam seus produtos ou serviços. Elas precisam inovar e encontrar melhores produtos possíveis a um preço menor do que seus concorrentes. As empresas que conseguem encontrar melhores alternativas a um custo competitivo e com melhores recursos são capazes de atingir objetivos maiores. A análise de tendências ajuda a entender a tendência do preço do mercado, ajudando assim, a organização a apresentar um preço que agrada seus consumidores.

Veja essa sugestão de leitura: Como o marketing pode transformar a sua empresa.

Para concluir, a definição de análise de tendências nos ajuda a entender a tendência do mercado, definindo literalmente os aspectos relacionados ao crescimento do mercado e a avaliar o potencial futuro do mercado. Uma vez que esta análise é sobre o que as atividades de mercado foram no passado para prever o futuro, a coleta de dados relevantes é a chave para obter a análise de tendências corretas.

Leia também: Confira as lições de marketing do Hobbit e promova sua marca

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido à conhecer à Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado.

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram.

 

Crie sua primeira pesquisa on-line
Comece em 30 segundos. Não é necessário cartão de crédito.