Serviço aos clientes: uma maneira de se destacar da concorrência

Quais ferramentas você usa para saber o que seus clientes pensam sobre sua marca, produto ou serviço? Através de um bom serviço aos clientes, você pode buscar experiências positivas. Mas, como você pode ter esses dados em mãos e ver seu verdadeiro desempenho?

Felizmente, existem empresas preocupadas em medir seus indicadores; buscando feedback de seus clientes de forma planejada, periodicamente. Não apenas quando algo está errado, e o fazem, por exemplo, através de pesquisas on-line.

Muitas empresas que realizam boas práticas de atendimento ao cliente têm a tarefa de incluir em seus relatórios o que seus funcionários informam. Afinal são eles que recebem tratamento de primeira instância com clientes; recebem ou ouvem críticas, comentários, sugestões ou elogios. Existem empresas que vão além e se preocupam em saber o que é dito sobre sua marca nas redes sociais e possuem equipe especializada para dar atenção imediata a tudo o que é publicado.

Faça a diferença no seu serviço aos clientes

Todas essas empresas se destacam na experiência do cliente, disponibilizando os diferentes canais para atender suas necessidades; e não esquecem algo importante: compartilhar os dados obtidos também com todos os seus funcionários.

Deve-se levar em conta que o feedback do cliente, por meio de vários métodos, como grupos focais, entrevistas ou pesquisas on-line, serve não apenas para medir o grau de satisfação do cliente, mas muitas outras coisas. Por exemplo, novas ideias para criar novos serviços ou produtos. Ofereça aos seus clientes os canais de interação que você precisa: redes sociais, serviço online ou telefônico, email, atendimento ao cliente.

A voz do cliente: como usá-la para melhorar seu serviço

Crie experiências únicas para o cliente

Identifique os clientes que ainda não tiveram boas experiências. Você pode conseguir isso durante todo o processo de compra. O importante é detectar como os clientes valorizam o que oferecemos; quais são os pontos a serem aprimorados ou os padrões que seguem aqueles que fazem uso de nossos produtos.

Ao resolver os problemas dos clientes, facilitaremos a compra. Assim, eles perceberão que são levados em consideração e que na sua empresa trabalham para fazê-los felizes.

Serviço ao consumidor – confira os 4 processos que irão ajudá-lo

Obviamente, treinar nossos funcionários é essencial em todos os processos, para que eles ofereçam as melhores experiências de atendimento ao cliente e concentrem seus valores nos consumidores. Use boas práticas que funcionaram no passado e altere aquelas que não atendem mais às suas necessidades.

E é comum que um cliente não compartilhe suas necessidades, reclamações ou comentários, de maneira simples, porque eles não têm os meios para fazê-lo ou não os conhecem; ou porque tiveram experiências ruins. Por exemplo, quando ficam esperando no telefone ou são transferidos inúmeras vezes antes de se comunicar com a área indicada de serviço aos clientes.

Leia também: Inovação de produtos e serviços para melhorar a experiência do cliente

Feedback 

Não devemos esquecer que um cliente decepcionado pode influenciar as pessoas ao seu redor e que isso pode resultar na perda de meses de trabalho na busca pela lealdade do cliente. Caso contrário, podemos apenas não vender, mas que os clientes reajam positivamente e respondam às pesquisas. Que nviem parabéns por qualquer um dos pontos de contato, como o site da empresa. E, o que é melhor, converse com seus conhecidos, amigos ou familiares do excelente serviço aos clientes que você oferece ou a boa qualidade de seus produtos. A publicidade boca a boca é sempre a melhor. Conheça as necessidades de seus clientes e não esqueça que fazer uma pesquisa on-line pode ser uma excelente opção para alcançá-la.

Veja: Pesquisa de feedback: como criá-la de maneira fácil

Para agilizar seu processo de trabalho e para que tenha recursos que enriquecem seu projeto de pesquisa, utilize uma plataforma online de pesquisa, te convido a conhecer a Questionpro, uma solução completa em pesquisa e inteligência de mercado. 

Siga-nos nas redes sociais e receba sempre dicas e novidades: Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram

Também recomendamos:

Análise de negócios, preveja o futuro do seu produto o serviço

Serviço ao cliente: características essenciais para a melhoria